TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação Linear

Projeto de pesquisa: Programação Linear. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo

Através da Programação Linear com a utilização da ferramenta Solver do Microsoft Excel, associada aos conceitos da Teoria das Restrições, efetuou-se um estudo de caso de uma indústria de fertilizantes, em que a principal atividade era a de produzir três tipos diferentes de fertilizantes com a finalidade de maximizar o lucro da empresa, levando-se em conta as restrições de mercado e de insumos para a produção dos fertilizantes.

1. Introdução

O mercado consumidor está se tornando cada vez mais exigente, fazendo com que as empresas invistam em novas tecnologias na fabricação de produtos de melhores qualidades. O respeito ao meio ambiente também começa a ser considerado pelo consumidor na hora de adquirir produtos, procurando comprar daquelas empresas que tem compromissos na preservação da qualidade de vida do ser humano.

O gestor de uma empresa deve identificar os pontos mais vulneráveis da empresa (as restrições). São esses pontos que determinam o bom ou o mau desempenho da organização. Desse modo, aumentar o desempenho da empresa constitui em identificar e fortalecer as suas restrições, que podem ser insumos, máquinas, um setor da empresa e, até mesmo, capital para novos investimentos.

Esse trabalho teve como objetivo apresentar, através da programação linear em conjunto com a teoria das restrições (TOC), um modelo de gestão de produção, em que o administrador possa simular cenários e, consequentemente, melhorar o processo de tomada de decisões.

2. Referencial Teórico

2.1 Teoria das Restrições

A Teoria das restrições ou TOC (Theory of Constraints) como é conhecida, teve seu início na década de 70, criada pelo físico israelense Eliyahu Goldratt, mas o primeiro livro sobre sua teoria foi publicado no começo da década de 80.

Em seu artigo Reinaldo Guerreiro (1.996) publicou que, o ponto focal da teoria é que toda empresa tem uma meta a ser seguida. No processo de atingir sua meta, sempre apresenta uma ou mais restrições, caso contrário o desempenho do sistema seria infinito, no caso de uma empresa, sua lucratividade seria infinita.

Goldratt (1.994), compara o sistema organizacional com uma corrente, onde cada elo representa um setor da produção. Na empresa precisamos encontrar o elo mais fraco, que chamamos de gargalo, que é um setor ou uma pessoa da minha produção que recebe uma carga maior do que é capaz de produzir, esse é o primeiro passo da TOC identificar a restrição.

A partir da definição da meta como o objetivo maior da organização, a Teoria das Restrições, define parâmetros para a ajuda na medição do grau do alcance da mesma;

- Lucro líquido para Goldratt (1.994), é definido como o ganho menos as despesas operacionais. É o quanto de dinheiro a empresa ta gerando.

- Retorno sobre investimento, é o lucro líquido dividido pelo inventário, dimensiona o esforço para alcançar um determinado nível de lucro.

- Fluxo de caixa, diz que é mais uma necessidade da empresa do que uma medição para o alcance da meta.

São definidos alguns parâmetros operacionais que sejam relacionados com as medidas de alcance da meta. São eles: ganho, inventário e despesa operacional.

A TOC possui cinco etapas:

1. Identificar a restrição do sistema

2. Explorar a restrição do sistema.

3. Subordinar tudo o mais à decisão acima.

4. Elevar a Restrição do Sistema.

5. Se num passo anterior uma restrição foi quebrada volta à primeira etapa, mas não deixe que a inércia cause uma restrição no sistema.

Uma outra forma de entender os cinco passos da TOC é olharmos para três perguntas (TOC):

- O que mudar?

- Para o que mudar?

- Como causar a mudança?

2.2.Pesquisa Operacional

A Pesquisa Operacional, ramo da Matemática Aplicada, apresenta uma característica importante que facilita o processo de análise e tomada de decisão em um sistema real. A solução obtida, a partir de uma simulação do modelo, permite que a decisão seja muito bem avaliada antes de implementada. A economia obtida e a experiência adquirida pela experimentação justificam a sua utilização.

2.2.1 Programação Linear

A programação linear é uma das técnicas da pesquisa operacional mais utilizadas em se tratando de problemas de otimização. Os problemas de programação linear buscam a distribuição eficiente de recursos limitados para atender a um determinado objetivo, em geral, maximizar lucros ou minimizar custos.

Em se tratando de programação linear, esse objetivo é expresso através de uma função linear, denominada “função-objetivo”.

A Programação Linear, agregada a pesquisa operacional e a teoria das restrições podem ajudar o administrador nesta tarefa. Com essa combinação de metodologias é possível avaliar o nível de otimização dos recursos da organização.

Hoje existem softwares computacionais consolidados de baixo custo que permite uma solução rápida e ótima, com esse desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com