TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointerter IV

Tese: Prointerter IV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Tese  •  2.751 Palavras (12 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 12

1

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

Prointer _ IV

MANUAL DE ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS: PARCIAL E FINAL

COORDENAÇÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA - EAD

2

I. Apresentação

Caro(a) Acadêmico(a)!

A Proposta do Prointer_IV é de confecção de um ensaio acadêmico - descritivo, uma modalidade de texto que consiste em expor suas ideias e pontos de vista sobre determinado tema, sempre trazendo originalidade. Esta proposta tem como base as ATPS’s desenvolvidas no 2º Bimestre.

O leitor de um ensaio acadêmico espera ser informado corretamente sobre o tema a ser tratado e como o mesmo será trabalhado.

Para ensaios acadêmicos é adotada, normalmente, a estrutura lógica típica de um texto científico (título, lista de autores, resumo, introdução, contextualização e conclusão). A ideia a ser defendida aparece de forma sucinta no titulo e no resumo, tornando a ser apresentada de forma mais detalhada na “introdução”.

Ao desenvolver o Prointer_IV, você estará interagindo entre a teoria e a pratica profissional, e também com o leitor. Para tanto, deve-se ter alguns cuidados ao defender sua ideia sobre o assunto, pois as "verdades" não são absolutas. Não emita juízo em seu texto. Deixe o leitor tirar a suas próprias conclusões.

Bom estudo! Boa prática!

3

II. Introdução

Você e sua equipe terão de expor as ideias e pontos de vista sobre os conteúdos e as situações problemas das ATPS’s realizadas no 2º Bimestre com as disciplinas norteadoras, buscando originalidade no enfoque, sem, contudo, ignorar / desdenhar a teoria relacionada ao tema.

O ensaio acadêmico é uma breve descrição contendo a análise de determinada situação problema, identificando uma questão, ou um assunto pré-determinado, discorrendo sobre a situação ou assunto e visando assim às considerações finais, sempre embasadas na teoria e prática. O que se pede não é uma narrativa, nem uma simples descrição de fatos ou posições doutrinarias, o propósito do Prointer IV é levar o acadêmico a explicitar e interpretar as situações das ATPS’s.

A ideia principal é que se faça uso do conhecimento teórico das aulas, combinados á pratica adquirida no desenvolvimento das ATPS’s que estão sendo realizadas no 2º bimestre, para expressar claramente sua posição sobre as (os) questões (assuntos) colocadas (os) a você e sua equipe.

O ensaio acadêmico descritivo deve apresentar e explicitar a(s) situação(ões) problema/assunto, para que o leitor consiga entender e imaginar situações semelhantes na sua prática profissional, tendo uma sensação clara sobre aquilo que foi descrito, a fim de gerar senso analítico e crítico sobre determinado assunto profissional.

4

III. Orientações:

Este trabalho será desenvolvido em duas etapas:

O objetivo do Prointer IV a ser desenvolvido nesta primeira etapa é:

Esse Prointer IV os levará a uma breve experiência de integração entre a prática (ATPS’s) e o acadêmico (teoria – definição dos conceitos embasados em autores da área, e levantamento de bibliografias teóricas em diversas fontes – livros, artigos, periódicos etc) de áreas correlatas.

Objetivo: além da temática preconizada no item III - “Das Atividades Previstas” a seguir, vocês deverão utilizar as propostas das ATPS’s - 2º Bimestre, bem como os conteúdos das disciplinas norteadoras, visando desenvolver um ensaio acadêmico - descritivo, discorrendo com propriedade conceitual (análise, explicitação e interpretação) sobre a temática e ao final realizarão uma breve consideração final.

ETAPA 1.

a) Relatório Parcial => Levantamento Bibliográfico + Adequação das ATPS’s a Proposta do Prointer_IV.

5

III. Das Atividades Previstas

A seguir, são apresentadas as atividades que deverão ser desenvolvidas nesta primeira etapa.

Da constituição da Equipe

 Conforme as Diretrizes CEAD – Prointer – 2014/2.

a) Utilize(m) as ATPS’s e os conteúdos das disciplinas do 2º Bimestre para realizar o Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior em Gestão Financeira – IV. (PROINTER - IV)

b) Desenvolver as etapas das atividades previstas nesse manual de elaboração (etapas 1 e 2).

c) Ao final dessa etapa 1, apresentar um Relatório (parcial) dentro do modelo proposto, a saber:

I. Capa contendo o logo da Instituição, Titulo do Trabalho, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira.

II. Equipe dos acadêmicos: nome dos acadêmicos e respectivos RA.

III. Nome dos tutores (presencial e a distância).

IV. Nome da disciplina: Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior em Gestão Financeira - IV (PROINTER_IV)

V. Polo presencial.

VI. Conteúdo do Relatório Parcial.

6

Com a experiência apreendida das situações problemas das ATPS’s do 2º Bimestre, você e sua equipe deverão abordar a seguinte temática:

TEMA => Como Fazer a Projeção Financeira de uma Nova Filial - de um Supermercado - na cidade de _________________ . (insira o nome de sua cidade)

Para facilitar o desenvolvimento do ensaio acadêmico descritivo, utilizem as respostas dos questionamentos abaixo:

 Análise Financeira de novos projetos / novos produtos: O que é ? Para que serve?

 Como fazer a projeção?

 Qual é a importância do prazo? Qual(is) o(s) fator(es) importante(s) para a determinação do prazo?

 Qual(is) o(s) fator(es) a considerar na análise financeira?

Orientações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com