TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Arquitetura

Dissertações: Projeto Arquitetura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 2: Agregando Pessoas. Aplicando pessoas

Empresa: Lojas Americanas S/A

Localização: Avenida Universitária N° 2221 Bairro Vila Santa Isabel Anápolis-GO

Segmento em que atua: Varejo diversificado e comercio eletrônico.

Porte/tamanho: è uma Companhia de Grande porte, mas essa filial é pequena.

Missão: "Realizar os sonhos e atender as necessidades de consumo das pessoas, poupando tempo e dinheiro e superando as suas expectativas”.

Valores:

• Ter as melhores pessoas;

• Ser um bom "Dono do Negócio";

• Buscar excelência na operação;

• Ter foco no cliente;

• Delta – Fazer mais e melhor a cada dia;

• Ser obcecado por resultados.

Público alvo: Crianças e adultos de todas as idades e sexo. Negocio direcionado a famílias e pessoas independentes.

Quantidade de funcionários: 17 pessoas

Nome e cargo do entrevistado: Janaína Alves Mariano. Gerente Comercial

Qual o modelo de Gestão das Lojas Americanas desde o recrutamento e seleção até a avaliação de Desempenho dos Colaboradores?

Trabalhar com Varejo não é uma tarefa fácil. A grande concorrência do segmento exige criatividade em produtos e atendimento, preço e um forte trabalho de imagem e de marca junto a consumidores e fornecedores. As Lojas Americanas S/A é uma das mais tradicionais e bem sucedidas empresas de varejo do país. Sua posição de liderança foi alcançada e é mantida até hoje graças a uma visão bastante ambiciosa: “Ser a maior empresa de varejo do Brasil”.

Nesse cenário competitivo, é essencial que as empresas encontrem formas de selecionar profissionais que melhor atendam suas necessidades, e é isso que a Americanas faz. O quadro ideal é analisado no início de cada ano, tomando-se por base as vendas de janeiro a novembro do ano anterior. Exclui-se dezembro por ser um mês sazonal. Caso seja necessário e possível é aprovado pela diretoria das Lojas Americanas, pode-se aumentar ou diminuir o quadro ideal. Aberta a vaga, inicia-se o processo de recrutamento, que pode ser tanto interno quanto externo.

As Lojas Americanas utiliza internamente o recrutamento e seleção para promover oportunidades de crescimento dentro da organização, ou seja, inicialmente se busca talentos na empresa para depois ir prospectar no mercado.

Em geral, as vagas operacionais preenchidas internamente, referem-se a funcionários da própria loja que buscam ascender profissionalmente como, por exemplo, um Operador de Loja com bom perfil para organizar e liderar que se candidata ou é indicado pelo seu gestor para exercer uma vaga em aberto de Supervisor de Loja, e assim terá que abrir o processo e recrutamento para a vaga que o colaborador promovido deixou.

Para as vagas de gestão, é frequente a utilização de colaboradores, pois estes já estão integrados à cultura da empresa. O RH, com a anuência do gerente ou coordenador de loja, entra em contato com os funcionários com mais tempo de casa, que ao longo do tempo vêm se revelando com qualificações técnicas e comportamentais para assumir em cargo de liderança e os convida para o processo de recrutamento e seleção internos.

Quando não é possível recrutar internamente, o processo de recrutamento é aberto para pessoas externas à organização com o objetivo de suprir uma necessidade da empresa no seu quadro de efetivos.

O candidato pode ser indicado por um colaborador, deixar seu currículo diretamente nas lojas e administração central ou eventualmente ser recrutado através de redes sociais, como o Facebook e o Twitter.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com