TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casa do Estudante: Um Projeto de Arquitetura Responsável no Ambiente Estudantil

Por:   •  18/8/2015  •  Artigo  •  2.484 Palavras (10 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 10

Casa do Estudante: Um Projeto de Arquitetura Responsável no Ambiente Estudantil

Maria Júlia Ximenes Jereissati (julia_jereissati@hotmail.com) Angela Caroline Soares Bisol (carolinebisol.arq@gmail.com)

Clélia Maria Coutinho Teixeira Monastério (clelia.monasterio@gmail.com)

Francisco Antônio Teixeira Régis

Jorge Fernando Codevilla Teixeira

Jorge Luiz Albuquerque Santos Maria

Lizziane Lobo Vasconcelos

Rosângela Alves Ferreira

Kássio Phillyppi Neves da Silva Melo

Centro Universitário Estácio do Ceará

Rua Eliseu Uchoa Becco, 600-

CEP: 60.810-270 Guararapes,

Fortaleza, CE.

RESUMO

O presente artigo apresenta o trabalho voluntário desenvolvido por alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Estácio do Ceará. Trata-se de um extenso trabalho de pesquisa, desenvolvido no Escritório Modelo do curso, que tem como objetivos: o desenvolvimento da formação cidadã no meio acadêmico, o aperfeiçoamento da produção acadêmica e a extensão comunitária na área do conhecimento da arquitetura. Tem- se como objeto deste trabalho, a Casa do Estudante do Ceará, instituição que acolhe estudantes carentes oriundos do interior do Estado. Em abril de 2013, firmou-se uma parceria entre a Diretoria de Responsabilidade Social do Centro Universitário Estácio do Ceará e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). A partir de então realizou-se reuniões e visitas in locuo, iniciando-se o diagnóstico do bem. Observou-se a necessidade de reparos e adaptações na edificação, propondo-se uma pesquisa mais aprofundada sobre sua história e seu significado para a cidade. A partir dos resultados levantados, concluiu-se que por tratar-se de uma construção simbólica do ponto de vista arquitetônico e, de grande valor afetivo para cidade, seria necessário desenvolver em paralelo, dois projetos, sendo o primeiro de ampliação da área interna e o segundo de restauração do bem.

Palavras-chave: Responsabilidade Social, Arquitetura, Casa do Estudante.



1 Introdução

O Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Estácio do Ceará, conta com um Escritório Modelo voltado para o desenvolvimento de atividades de extensão visando preparar seus alunos à realidade multidisciplinar no campo profissional. Os projetos desenvolvidos devem ter caráter experimental, preferencialmente, de forte interesse social, resultado de convênios institucionais com órgãos governamentais, ONGs, instituições culturais e/ou entidades afins.

O projeto de recuperação da Casa do Estudante do Ceará (CEC) é uma das atividades do Escritório Modelo, tendo partido de uma demanda dos alunos residentes da edificação em estudo, que buscaram ajuda junto à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). A partir da citada demanda, criou-se uma parceria entre a diretoria de Responsabilidade Social (DRS) da Estácio do Ceará, e o programa de Formação Cidadã – FIRESO para promover o projeto de responsabilidade social junto à Casa do Estudante.

A Casa do Estudante do Ceará é um dos mais importantes exemplares da Arte Deco em nossa Capital. O projeto arquitetônico original da Casa foi realizado por Emílio Hinko, arquiteto reconhecido e destacado pelas obras que retratam o desenvolvimento da arquitetura local. Criada para acolher estudantes carentes provenientes do interior do Estado, a casa passou a ser identificada também, como espaço de estudantil. Por representar parte importante da história da educação e do ensino no Estado. Apesar de ter grande valor afetivo para a população fortalezense, a casa encontra-se atualmente sem recursos para investimentos na manutenção ou reforma de suas instalações, atualmente, deterioradas pelo tempo.

O objetivo geral deste projeto é a partir do problema identificado, incrementar a capacitação dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, ao mesmo tempo que se produz um projeto de Arquitetura responsável contribuindo para manutenção e crescimento do ambiente em estudo.

Justifica-se a iniciativa na introdução da formação cidadã ao meio acadêmico e no benefício à comunidade carente, uma vez que através desta participação, pode-se intervir e atender uma demanda reprimida, transformando a realidade encontrada em um ambiente adequado e saudável.

A metodologia utilizada para a realização do trabalho proposto embasou-se em uma pesquisa exploratória qualitativa, através do método de estudo de caso, realizado a partir de uma extensa revisão bibliográfica, de entrevistas com pessoas-chave, de análise documental e da observação da situação patrimonial do objeto estudado.

Foram realizadas visitas ao local, e reuniões com residentes, para conhecer as necessidades do cliente e desenvolver o programa de necessidades. Em paralelo, esta sendo realizada a revisão bibliográfica que dá subsídios teóricos ao projeto através do levantamento histórico e iconográfico, as possíveis formas de intervenção na edificação estudada.

A estrutura do texto a seguir contempla um breve histórico da Casa do Estudante do Ceará; o relato sobre o arquiteto Emílio Hinko; metodologia de pesquisa; resultados e conclusão.

2 Breve Histórico do Objeto de Estudo

Em meados do final da Primeira Guerra Mundial, surgiu no Ceará, a necessidade de uma representação estudantil que não estivesse apenas vinculada aos estabelecimentos de ensino. O surgimento do Centro Estudantal Cearense (como assim era chamado a atual Casa

do Estudante) deu-se em 11 de agosto de 1931, tendo, em 1935, cerca de dois mil discentes de vários estabelecimentos de ensino (MOREIRA, 2006).

O surgimento da Casa do Estudante do Ceará deu-se primeiramente no ano de 1932, onde funcionou provisoriamente nas esquinas das ruas Senador Pompeu e São Paulo, destinada a abrigar estudantes carentes oriundos do interior do Estado que vinham para a capital cearense a fim de adentrar no estudo secundarista, não possuindo condições de manter-se em Fortaleza. Sendo a casa alugada e mantida teoricamente pelos órgãos competentes da educação do Estado, encontrava-se na necessidade de um local

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com