TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Estacionamento

Pesquisas Acadêmicas: Projeto De Estacionamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.366 Palavras (6 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal de São Carlos

Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia – CCET

Departamento de Engenharia de Produção – DEP

Disciplina: Gestão de Projetos – Turma

Prof. Fábio Molina

Construção e Adequação da Infra-estrutura de Estacionamentos

Grupo 6 bola é 10

Índice

Conteúdo

1. Introdução 3

2. Project Charter 3

3. Escopo e detalhamento do escopo do projeto 5

4. Atividades e programação das atividades 7

5. Conclusão 8

6. Anexos 9

1. Introdução

O projeto idealizado pelo grupo para a disciplina de gerenciamento de projetos foi a construção de dois estacionamentos no campus São Carlos da UFSCar. Esta ideia surgiu devido ao crescente número de pessoas circulando na universidade, fato que decorre da criação de novos cursos e do aumento do número de vagas de alguns já existentes, o que fez com que o número de estudantes, professores e funcionários da universidade aumentasse e como a infra-estrutura não foi melhorada hoje temos problemas de faltas de vagas de estacionamento para todos.

A partir dessa visão chegou-se à conclusão de que seria interessante aumentar o número de vagas disponíveis. Para tanto o grupo analisou os lugares onde as vagas de estacionamento eram mais deficitárias e optou por fazer um novo estacionamento nas proximidades do AT-5 e fazer as reformas e melhoras no existente em frente ao AT-6.

Tais lugares foram escolhidos, pois ao lado do AT-5 foi construído o AT-7, porém este não conta com um estacionamento, o que faz com que o estacionamento do AT-5 não comporte a quantidade de carros, fazendo com que lugares impróprios sejam usados para tal, dificultando ainda mais o trânsito na universidade. Com relação ao AT-6, atualmente ele vem sendo bastante usado e seu estacionamento é bastante precário, sem se quer asfalto, acarretando problemas com barro durante o período de chuvas e com poeira no período de seca.

Para a boa realização do projeto, foi seguido o modelo dado em aula e foram desenvolvidos: o Project Charter, o Escopo do Projeto e o Detalhamento do Escopo, a identificação das Atividades e suas durações, todos estes serão apresentados a seguir.

2. Project Charter

Nome do Projeto: Construção e adequação da infra-estrutura dos estacionamentos

Objetivo: Disponibilizar um maior número de vagas de estacionamento e adequar as áreas já utilizadas

Benefícios esperados:

• Facilitar o acesso às dependências da UFSCar

• Diminuir o tempo à procura de vagas

• Evitar o dano nos carros causados pelo estacionamento improvisado (AT6)

• Prevenir acidentes de trânsito

Prazo:

• Finalização do Projeto - Junho / 2010

• Tempo de execução (prévia aprovação do projeto) – 360 dias

Custo: R$ 1.234.907,00 (valor aproximado)

Premissas:

Partindo da necessidade de um maior número de vagas para carros de professores, estudantes, funcionários e visitantes em geral a fim de facilitar o deslocamento no campus e diminuir o tempo à procura de lugar. Os usuários necessitam uma maior comodidade.

Restrições:

• Limitações orçamentárias

• Espaço físico

• Legislação

Escopo Macro:

A priori, o Grupo considera a “Área Norte” da UFSCar (campus São Carlos).

Estrutura Básica da Equipe:

Identificação dos Riscos:

O principal obstáculo a ser enfrentado é a não liberação da verba pelo governo.

3. Escopo e detalhamento do escopo do projeto

Para a implantação de tal projeto é necessário que a reitoria aceite a ideia e que consiga a verba do governo. Porém inicialmente o projeto não vem a atender toda a universidade, a ideia inicial é a melhora do estacionamento do AT6 e a construção de um novo nas proximidades dos AT5 e AT7, já que esses locais foram considerados os piores com relação ao estacionamento.

O plano inicial, como já foi dito, não engloba o problema de maneira total, e seria necessário saber se a intenção da reitoria e do próprio governo federal é melhorar a

infra-estrutura da universidade ou não. O projeto pode ser usado imediatamente como uma solução provisória, para que posteriormente, com os devidos estudos, se chegue à conclusão se é ou não viável amplia-lo para todo o campus. Assim sendo, a primeira medida do plano de ação a ser tomada é a apresentação do projeto para a reitoria, uma vez aprovado deve-se esperar que o governo libere a verba para que finalmente se comece a implantação do projeto.

Mudanças podem ocorrer no escopo do projeto, o importante é estarmos flexíveis para tais mudanças e não tratá-las como problemas.

O plano de ação do escopo do projeto, já citado, agora será mais trabalhado de forma que se possa compreender todo o processo de realização do projeto.

A primeira medida a ser tomada é levar a ideia para a aprovação do projeto pela reitoria. Uma vez concluído esse passo é necessário o encaminhamento do projeto para aprovação e liberação de verba mediante o governo, para que finalmente possamos procurar uma empresa para fazer o serviço.

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com