TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Quiosque

Casos: Projeto De Quiosque. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

Máquinas multiníveis

Um computador é uma máquina que pode realizar um determinado conjunto de funções. As pessoas que utilizam estes computadores desejam fazer certas atividades que não correspondem diretamente a este conjunto de funções.

Para que seja possível que os usuários consigam executar as funções que necessitam, é necessário que haja um processo de tradução.

Os primeiros computadores que foram construídos só podiam ser utilizados pelos engenheiros que os construíram. Era necessário saber exatamente o como os circuitos eletrônicos (ou eletromecânicos) se interligavam para que se conseguisse realizar as atividades mais simples.

À medida que surgiu a necessidade de expandir a utilização dos computadores, foi necessário criar mecanismos que possibilitassem aos usuários realizar atividades sem que fosse necessário um conhecimento profundo da arquitetura destes mecanismos.

Imaginemos que o computador possa realizar uma quantidade limitada de instruções ou comandos. Chamemos este conjunto de linguagem de máquina.

A linguagem que os usuários utilizam não pode se limitar à linguagem de máquina, ela precisa se aproximar da linguagem humana para atender problemas do mundo real, chamemos esta segunda linguagem de linguagem de alto nível. Para que possa haver uma correspondência entre as duas linguagens é necessário que o segundo conjunto seja traduzido para o conjunto inicial.

Este processo ocorre diversas vezes dentro de um computador. A história da evolução dos computadores é um processo de adição de níveis de tradução. Se os primeiros computadores só podiam ser utilizados pelos engenheiros que os construíram, os computadores atuais podem ser utilizados por pessoas com um conhecimento técnico mínimo, se tanto. Isto só é possível por que as necessidades destes usuários são submetidas a vários níveis de tradução até chegar até uma instrução que o computador consiga efetivamente executar através de impulsos elétricos.

Este processo de evolução nos levou ao computador contemporâneo, que possui diversos níveis, por isso o denominamos máquina multiníveis. A interação entre cada um dos níveis corresponde a um tipo de tradução.

O nível 0 chamado lógico digital, corresponde aos circuitos eletrônicos que efetivamente realizam o processamento de informações na forma de impulsos elétricos dentro do processador .

O nível 1 corresponde à microarquitetura do processador, que são elementos internos do processador: registradores (que são a memória de alta velocidade interna do processador) e a ULA (unidade lógica aritmética) que é o elemento do processador que realiza operações aritméticas simples. Estes registradores são conectados à ULA para formar um caminho de dados, através do qual os dados transitam para dentro e fora do processador. Uma operação normal do caminho de dados consiste em selecionar o conteúdo de um ou dois registradores e submetê-los à ULA e movimentar o resultado para outro registrador.

O nível 2 corresponde ao conjunto de instruções suportado pelo processador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com