TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Autor Callister Divide As Propriedades Dos Materiais Em 6 Grupos Distintos, Cite Quais são E Explique Sobre A Importância Destas Propriedades Para Os Projetos De Engenharia. Dentro Destas Citadas Pelo Autor, Existem Subdivisões, Cite Outras 15 Propri

Trabalho Universitário: O Autor Callister Divide As Propriedades Dos Materiais Em 6 Grupos Distintos, Cite Quais são E Explique Sobre A Importância Destas Propriedades Para Os Projetos De Engenharia. Dentro Destas Citadas Pelo Autor, Existem Subdivisões, Cite Outras 15 Propri. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  2.709 Visualizações

Página 1 de 4

Callister divide as propriedades dos materiais em 06 grupos:Propriedades Mecânicas, Propriedades Elétricas, Propriedades Térmicas, Propriedades Magnéticas, Propriedades Ópticas e Propriedades Deteriorativas, é muito importante que o projetista conheça as propriedades dos materiais, assim ele poderá escolher os materiais mais indicados para exercer determinada função no projeto especificado.

01 - Propriedades Mecânicas -> São os meios que definem o comportamento e desempenho de um material sólido quando submetido a uma determinada aplicação de força, sendo capaz de resistir a esses esforços adequadamente, sem se deformar ou ruir.

02 - Propriedades Elétricas -> É a resposta do comportamento dos materiais em relação à aplicação de um campo elétrico externo. Essa resposta a esse campo elétrico, a corrente elétrica é o movimento de portadores de carga que ocorre no interior desses materiais.

03 - Propriedades Térmicas -> E a reação dos materiais a uma determinada aplicação de calor. Quando o material sólido absorve o calor sua energia interna é aumentada provocando assim uma expansão ou dilatação do material.

04 - Propriedades Magnéticas -> O magnetismo é uma propriedade pertencente a qualquer material. É um fenômeno no qual os materiais exercem forças de atração ou repulsão, uns sobre os outros. Essas características se originam na estrutura eletrônica atômica. Toda substancia, em todas suas formas e em qualquer temperatura, tem alguma característica magnética, entretanto, poucos são os elementos que exibem essa propriedade.

05 - Propriedades Ópticas ->Refere-se à resposta e comportamento dos materiais quando esses são estimulados por uma radiação eletromagnética e em relação à absorção e transmissão de luz desses materiais.

06 - Propriedades Deteriorativas -> Indica o desempenho dos materiais quando em contato com ambientes químicos agressivos, podendo determinar a vida útil dos mesmos.

Outras propriedades dos materiais que podem ser citadas são:

01 - Maleabilidade -> É a propriedade de um corpo ser moldado através da deformação, sem que este se rompa, podendo ser dividido em lâminas muito finas. Os metais possuem uma ótima propriedade de maleabilidade, portanto quando aquecido, pode ser facilmente dobrável facilitando o trabalhado.

02 - Ductilidade -> Juntamente com a maleabilidade, a ductilidade é a propriedade de um corpo ser moldado através da deformação sem que esse se parta ou rompa. Entretanto a propriedade de ductilidade permite que os materiais sejam transformados em fios.

03 - Dureza -> É a propriedade que designa a resistência de um determinado material à penetração de outro material, dificultando o seu desgaste. A dureza está diretamente ligada à resistência mecânica do material. Materiais mais duros são mais empregados quando determinados corpos necessitam ter uma maior resistência à atritos e altos esforços, entretanto quanto mais duro esse corpo, maior fragilidade ele possui.

04 - Plasticidade -> É a propriedade do material em se deformar permanentemente sem que sofra rupturas ou alterações em sua estrutura, entrando em colapso apenas quando atenção aplicada for superior à tensão do material.

05 - Elasticidade ->É muito parecida com a plasticidade podendo haver confusões entre as duas propriedades. A elasticidade é a propriedade de um material se deformar quando submetidos a determinados esforços, entretanto esse material volta a seu estado inicial quando esses esforços são cessados.

06 - Resiliência -> É a capacidade de um material absorver a energia mecânica até seu limite de elasticidade sem que ele se deforme permanentemente, voltando a sua forma original quando essa energia se acaba. Quanto mais resiliente for o material, menos frágil ele será.

07 - Tenacidade -> É a propriedade mecânica que classifica um material segundo sua capacidade de absorção de energias, quantificando a força necessária para fazer com que um material sofra uma deformação ou uma ruptura.

08 – Porosidade -> É uma propriedade extremamente importante, pois influencia sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com