TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Folclore

Pesquisas Acadêmicas: Projeto Folclore. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto Folclore

Tema: O Folclore Brasileiro de "Cabo a Rabo"

Abrangência: Ciclo Básico e 1 Ano do Ciclo Intermediário

Objetivo: Promover o conhecimento das diversas manifestações folclóricas e o resgate de sua importância e influência na educação.

Objetivos Específicos:

- Levar os alunos a desenvolverem a habilidade de pesquisa;

- Promover o respeito e a valorização das Culturas Regionais;

- Promover o resgate do Folclore Local;

- Resgatar os valores culturais.

Justificativa:

Tendo em vista a comemoração do dia do Folclore Brasileiro e, considerando que a comunidade local possui uma Cultura Popular muito rica, constatamos a necessidade de realizarmos um estudo mais aprofundado sobre o tema.

Atividades:

- Geografia: Comentário sobre como são realizadas as festas juninas nas diversas regiões brasileiras e quais as mais conservam as tradições.

- Ciências: Comentário sobre os cuidados que precisamos ter com a alimentação e bebidas típicas dessa época, a quantidade de calorias e evitar o excesso; Conscientizar sobre o perigo que os balões podem causar.

- Religião: Conscientizar que é saudável sermos alegres, participantes, controlados, para evitar problemas desagradáveis; Informar que o cristão precisa ser alegre, mas não pode exagerar.

- Educação Artística: Maquete de festa junina; Confeccionar enfeites típicos para festas juninas, cartazes e cartões; Produzir desenhos que lembrem uma festa junina; Músicas com letras próprias para a data.

- Educação Física: Quadrilha e Danças Típicas.

- Avaliação: Através de observação e comentários, saudar se houver boa assimilação de aprendizagem nas diversas formas de abordagem do assunto projetado.

- Desenvolvimento: Durante o mês de julho serão abordados assuntos diversos referentes às "Festas Juninas", que representam o ponto forte do nosso folclore, através de todas as disciplinas, envolvendo alunos. Eles irão participar dando opiniões, discutindo, pesquisando, produzindo textos, lendo textos com expressões tipicamente caipira, para que conheçam e adquiram muitas informações sobre as nossas tradições e a importância de resgatar os valores da cultura brasileira.

Com a participação nas diversas atividades que serão realizadas, com certeza os alunos adquiriam desempenho satisfatórios nos objetivos propostos em todas as disciplinas citadas.

Vamos tentar viver esta experiência em nossa escola - valorizar a nossa cultura, nossa origem rural... Você verá que vale a pena!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com