TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Grupo de Trabalho POP

Por:   •  16/9/2019  •  Resenha  •  2.310 Palavras (10 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 4]

Caminhante, são teus rastos o caminho, e nada mais; caminhante, não há caminho, faz-se caminho ao andar. Ao andar faz-se o caminho, e ao olhar-se para trás vê-se a senda que jamais se há-de voltar a pisar. Caminhante, não há caminho, somente sulcos no mar.

MACHADO, Antonio. Poesías completas. 14ª ed. Madri - Espasa-Calpe 1973. p. 158 “Proverbios y cantares”.


[pic 5]

  1. IDENTIFICAÇÃO

Grupo de Estudo Reflexivo sobre os serviços ofertados para população em situação de rua no Centro Pop, Serviço de Abordagem Social e Acolhimento Pop em Três Lagoas/MS

 PARTICIPANTES:

NOME

FORMAÇÃO/CARGO

LOTADO

Lorena Mariá Rodrigues Vieira

Assistente Social/ Técnica da Vigilância Socioassistencial Média e Alta Complexidade

Setor de Vigilância Socioassistencial

Sheila Regina dos Santos Ferreira

Assistente Social/Apoio Técnico DPSE

Departamento de Proteção Social Especial – Média Complexidade

Laura Daniela Figueiredo Garcia

Assistente Social/Apoio Técnico DPSE

Departamento de Proteção Social Especial – Alta Complexidade

Daiane Queiroz Alves Previato

Pedagoga/Apoio Técnico DPSE

Departamento de Proteção Social Especial – Média e Alta Complexidade

Solange Sanxo de Almeida

Assistente Social/Coordenadora

Centro POP

Franck Yukio Piratelli Kobayashi

Auxiliar Administrativo

Centro POP

Karina Teixeira de Araújo Gutterres

Psicóloga

Centro POP

Júlia Souza Ferreira

Assistente Social

Centro POP

Maria Patricia de Oliveira Soares

Assistente Social/Coordenadora

Serviço de Abordagem Social

Elizeth Quintino de Oliveira Rodrigues

Assistente Social/Coordenadora

Acolhimento POP para famílias e indivíduos

Moysés Martins Tosta Storti

Psicólogo

Acolhimento POP para famílias e indivíduos

RESPONSÁVEL PELA ESCRITA DESTE DOCUMENTO

  • Daiane Queiroz Alves Previato............Pedagoga DPSE

LOCAL DE REALIZAÇÃO

  • Núcleo de Estudos –  Rua Sebastião José de Souza, 715 – Nossa Senhora Aparecida, Três Lagoas/MS

  • Acolhimento POP – Rua Protazio Garcia Leal, 1026 – Santa Terezinha, Três Lagoas/MS

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

18 MESES – Agosto de 2018 a Fevereiro de 2020.

II. APRESENTAÇÃO

A presente proposta de estudo surgiu a partir de um diagnóstico situacional do serviço destinado a população em situação de rua elaborada pelo Setor de Vigilância Socioassistencial e apresentado a Diretoria da Gestão de Politica Pública da Assistência Social da Secretaria Municipal de Assistência Social de Três Lagoas/MS, tendo como propositora do grupo a assistente social Lorena Mariá, técnica de apoio do Setor de Vigilância Socioassistencial, evidenciando a preocupação de se analisar e refletir as questões do processo de formação dos profissionais que atuam no atendimento à população em situação de rua no Centro POP, Serviço de Abordagem Social e Acolhimento POP.

Segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, 2009, pág. 40:

Serviço ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

Por se tratar de equipamentos que atuam no enfrentamento a diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza, vínculos interrompidos ou fragilizados e falta de habitação convencional regular, sendo forçado a utilizar a rua como moradia, por contingência temporária ou de forma permanente, e considerando a complexidade do fenômeno da violência e os impactos na vida das famílias e seus indivíduos, a atuação dos profissionais do Centro POP, Abordagem Social e Acolhimento POP necessita acontecer por meio de instrumentos de intervenção, como entrevistas de acolhida/atendimento, acompanhamentos individuais e familiares e atendimentos grupais específicos para cada situação. Conforme abordada e orienta a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, 2011, pág. 40:

Oferece trabalho técnico para a análise das demandas dos usuários, orientação individual e grupal e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.

Analisando o cenário atual do município de Três Lagoas, identifica-se um alto índice de pessoas em situação de rua perambulando, principalmente em pontos turísticos, rodoviária municipal e semáforos. Tal situação é frequentemente justificada pelos usuários devido a migração ou deslocamentos, ou vulnerabilidades identificadas pelos técnicos, como: álcool, drogas, falta de moradia, doenças mentais, pobreza extrema, relações familiares conflituosas ou laços familiares rompidos.

Acreditando na importância de intervenções efetivas, através de atendimentos, acompanhamentos, campanhas, projetos e ações socioeducativas ofertados pelas Unidades referenciadas a indivíduos ou famílias em situação de rua, se faz imprescindível à formação contínua de todos os colaboradores envolvidos na prestação dos serviços.

Portanto, o Grupo de Estudo Reflexivo sobre os serviços ofertados para população em situação de rua envolvendo os servidores do Centro Pop, Serviço de Abordagem Social e Acolhimento Pop potencializará a dinâmica de trabalho, uma vez que estarão embasados em documentos reguladores e estudos atuais sobre a temática em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (445.4 Kb)   docx (329.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com