TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e avaliação de projetos de trabalho

Seminário: Planejamento e avaliação de projetos de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Seminário  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos Fundamentais

Avaliação inicial

Avaliação aplicada antes de iniciar um curso, o estudo de um tema ou uma pesquisa para que o professor saiba avaliar os conhecimentos prévios dos alunos e, com base nessas informações, planeje suas atividades pedagógicas.

Avaliação formativa

Avaliação aplicada durante o processo de aprendizagem para verificar o desempenho do aluno ao longo desse processo e ajustar o planejamento das atividades escolares conforme a necessidade. Tem a função de fornecer diretrizes para novas etapas ou estágios de ensino.

Avaliação recapitulativa

Representa Aula-tema 04: Planejamento de Projetos

Agora que você já está familiarizado com a abordagem de projetos de trabalho, nesta aula-tema vamos discutir o planejamento e a avaliação de projetos de trabalho. Nossa reflexão será baseada no Capítulo IV do livro Transgressão e mudança na educação[1](p. 93-101), nas Web Aulas e nas demais atividades preparadas para esta aula. Vamos conhecer algumas iniciativas de escolas brasileiras que integram projetos de trabalhos a seus currículos. Neste resumo, destacaremos especialmente o papel da avaliação nos projetos de trabalho.

Na educação por projetos de trabalho, a avaliação faz parte do processo de ensino e de aprendizagem não como uma atividade secundária que estabelece e quantifica o grau de ajuste dos alunos com a 'resposta única' que o docente define, mas como um instrumento que possibilite reconstruir o processo e orientar docente e aluno a melhorar o próprio desempenho em suas respectivas atividades.

Hernández apresenta uma definição geral de avaliação como um conjunto de ações que visa recolher dados sobre uma pessoa, uma situação ou um fenômeno, com o objetivo de emitir um julgamento a esse respeito. Tal julgamento deve basear-se em critérios prévios e ter a finalidade de obter evidências para tomadas de decisão ao longo do processo.

A avaliação apresenta duas funções principais: a) recapitular o conteúdo trabalhado em sala de aula; b) buscar evidências de aprendizagem para que o aluno avance para etapas ou estágios seguintes do processo. Ela é composta de três fases: avaliação inicial, formativa e recapitulativa.

Avaliação inicial ? Busca detectar conhecimentos já adquiridos pelos alunos antes de iniciar um curso ou o estudo de um tema para que o professor obtenha pistas sobre como se posicionar diante do grupo a fim de planejar suas atividades. Deve fornecer indícios sobre o modo de aprender dos alunos, seus "erros" iniciais e expectativas. Hernández alerta, porém, que, com avaliação inicial, corre-se risco de rotular alunos, colocando em dúvida, antecipadamente, a capacidade de eles aprenderem. Recomenda-se aplicar a avaliação inicial quando ela está inserida em um modelo de ensino-aprendizagem que tome como ponto de partida conhecimentos de linha de base dos estudantes para orientar o início de um projeto, planejar uma unidade didática, iniciar uma pesquisa.

Avaliação formativa ? Tem a função de ajudar o aluno a progredir na aprendizagem tomando por base o ensino ministrado e demais formas de trabalho adotadas em sala de aula. Para o professor, visa fornecer informações para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com