TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Horta Na Escola

Artigo: Projeto Horta Na Escola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2014  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  835 Visualizações

Página 1 de 6

A HORTA

(Rubem Alves, em "O Quarto do Mistério")

Horta como o lugar onde crescem as

coisas que, no momento próprio,

viram saladas, refogados, sopas e suflês.

Também isso. Mas não só.

Gosto dela, mesmo que não tenha nada

para colher.

Ou melhor: há sempre o que colher, só que

não para comer.

Pois é, horta é algo mágico, erótico, onde a vida cresce

e também nós, no que plantamos.

Daí a alegria.

E isso é saúde, porque dá vontade de viver.

Saúde não mora no corpo, mas existe entre o

corpo e o mundo - é o desejo, o

apetite, a nostalgia, o sentimento de

uma fome imensa que nos leva a

desejar o mundo inteiro.

INTRODUÇÃO:

A proposta de trabalho a ser desenvolvida com esse projeto visa introduzir uma horta escolar na Escola Municipal Prefeito Ruy Gomes localizado na zona rural, sendo ela pretexto para que todo o corpo docente e discente do pré-escolar ao 9º ano do Ensino Fundamental dialoguem com os conteúdos do Referencial Curricular interdisciplinarmente.

A ideia nasce da solicitação do curso A Pedagogia de Projetos e a Educação Integral no Ensino Fundamental. Deste modo, fomos tecendo nossas ideias articulando-as com as atividades desenvolvidas no Programa Mais Educação e paralelamente incorporando todos os atores escolares na participação do projeto.

Sabemos que o trabalho com projetos envolve muita disciplina por parte de todos, haja vista que, por se trabalhar com um tema em comum e de forma coletiva exige-se a interação, discussão, planejamento de atividades e a avaliação durante todo processo.

Um fator importante a ser destacado, diz respeito ao fato de que um projeto tem um caminho cíclico. Podendo ser visto e revisto, alterado e reavaliado ao longo do processo de execução, possibilitando a inserção de novas ideias e retirada de outras sempre que for necessário para o objetivo das metas sejam alcançadas.

O projeto dentro do contexto escolar tem um caráter formador, todos os conhecimentos a serem desenvolvidos partem de um único tema e vai sendo moldado de acordo com a realidade do coletivo envolvido.

A temática escolhida surgiu da necessidade de ativarmos novamente a horta na escola, espaço esse sem uso há algum tempo e que oferece uma infinidade de possibilidades de aprendizagem aos alunos da escola, particularmente os que participam do Programa Mais Educação.

Os trabalhos a serem desenvolvidos requer muita pesquisa, Starko e Schack (1992) consideram a pesquisa aquela atividade que envolve estudo investigativo cuidadoso, cuja essência é a produção de novas informações.

Desde modo nosso projeto pretende ir além da coletânea de informações, mas tem como objetivo principal articular ações educativas na escola partindo da horta escolar. Gerar um diálogo entre esse espaço necessário na escola como os conteúdos que perpassam pelo Referencial Curricular.

A horta escolar tem como foco principal articular as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola, gerando novas fontes de observação e pesquisa, o que irá exigir uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos.

O projeto visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender. No nosso caso em particular todos os funcionários da escola estarão envolvidos direta e indiretamente no processo de reativação da horta na escola.

OBJETIVOS:

Objetivo geral:

 Dialogar com os conteúdos curriculares de forma multidisciplinar a partir da construção da horta escolar.

Objetivos específicos:

 Reativar no ambiente escolar uma área verde produtiva (horta) o qual todos se sintam responsáveis;

 Levar o aluno a se reconhecer como sujeito ativo dentro do ambiente escolar;

 Unificar o tema selecionado aos conteúdos de cada disciplina;

CONTEÚDOS:

 A seleção de conteúdos será realizada por cada professor de acordo com sua disciplina tendo o Referencial Curricular com norte para a seleção dos mesmos.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

Esse tema será iniciado em fevereiro não tendo um prazo para se findar. O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal, uma vez montada a horta é possível imaginar, que a cada ano, novas turmas darão continuidade ao projeto.

Os professores cada um com sua turma irão fazer um levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos sobre a horta, com perguntas simples como, por exemplo: O que é uma horta? O que você sabe sobre isso? Você já viu uma horta? Onde? Como ela era? Você já ajudou no trabalho em alguma horta? Se sim gostou da experiência? Você gostaria de ajudar no trabalho de uma horta? Acha interessante a ideia de termos ativarmos a horta da nossa escola? Por quê?

Após discussão desses questionamentos, levar os alunos para conhecerem o espaço da escola onde já existiu uma horta escolar. Cada professor irá a partir do tema horta selecionar dentro de sua disciplina os conteúdos que podem dialogar com o tema. Cada um irá selecionar a seu critério atividades e planejar aulas que enfatizem o tema, sejam através de textos informativos, livros, internet (pesquisa, filmes, revista, arte, música etc).

Um grupo de 10 alunos do 6º ao 9º ano que participam do Programa Mais Educação irão desenvolver atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com