TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de projetos para escola primária

Projeto de pesquisa: Desenvolvimento de projetos para escola primária. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O presente desafio tem por objetivo a elaboração de um projeto para o Ensino Fundamental.

Através de várias pesquisas foi possível conhecer sobre a aprendizagem baseada em projetos.

Possibilitou-nos o desenvolvimento e a interação no trabalho em grupo.

O desafio consiste em montar um portfólio de trabalho que demonstre o planejamento e a realização de um projeto educativo de curta duração com a utilização de recursos expressivos e formas alternativas de linguagem.

Um projeto educativo é uma proposta pedagógica que surge na tentativa de buscar respostas para situações problemas, forçando os alunos a confrontar problemas inesperados e descobrir como resolvê-los.

1º Texto

Aprendendo com projetos: Informática para a mudança na educação.

O desenvolvimento de projetos educacionais como estratégia pedagógica tem sido uma estratégia educacional que tem inovado e ajudado a resolver algumas das deficiências do ensino tradicional.

Uma tentativa de tornar a aprendizagem contextualizada no interesse do aluno e relacionada como as suas situações familiares, permitem a integração de situações, favorecendo a diferentes visões do mundo.

Uma estratégica pedagógica para ser explorada em diferentes níveis escolares, desde a educação infantil até a universidade.

O projeto realiza a construção do conhecimento, onde o aprendiz possa interagir e, construir seu conhecimento, unindo os mundos da escola e da vida.

O educador deve estar preparado e saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, para que ele seja capaz de transformar a informações transmitidas e pesquisadas, em conhecimento, vivenciando o fazer e o compreender e, a construção dos conhecimentos que estão ligados e representados em termos de três construções: Procedimentos e estratégias de resolução de problema; conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender.

Os projetos permitem articulares as disciplinas, buscam analisar os problemas sociais e existenciais e contribuir para a sua solução por meio da pratica concreta dos alunos e da comunidade escolar.

É possível envolver diversas matérias num projeto, uma forma de facilitar a atividade, a ação, à participação do aluno no seu processo de produzir fatos sociais, de trocar informações e de construir conhecimento.

Cada projeto apresente particularidades e exija adaptações, devem ser considerados em sua construção:

 Identificação de um problema

 Levantamento de hipóteses e soluções

 Mapeamento do aporte cientifica necessário

 Seleção de parceiros

 Definição de um produto

 Documentação e registro

 Método de acompanhamento e avaliação

 Publicação e divulgação

Informática para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com