TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto: IV conferencia infanto juvenil pelo meio ambiente - identificação da escola

Relatório de pesquisa: Projeto: IV conferencia infanto juvenil pelo meio ambiente - identificação da escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.342 Palavras (14 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 14

PROJETO: IV CONFERENCIA INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE -

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

Nome da escola:

Código da escola:

Diretor (a):

Pedagogo (a):

Coordenador (a):

Professores:

Situação Funcional:

Carga Horária:

Situação Funcional:

N.º geral de alunos participantes:

Período de Execução:

IV CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

Título: CUIDANDO DA NOSSA TERRA. A IMPORTÂNCIA DE COMO REUTILIZAMOS O LIXO EM NOSSA COMUNIDADE.

Temática(s) da diversidade: TERRA

Turno de atendimento: Vespertino ( )

N.º de alunos:

N.º de turmas:

Ensino Fundamental Ensino Médio

1º Ano 2º Ano 3º Ano 2ª Série 3ª Série 4ª Série 5ª Série 6ª Série 7ª Série 8ª Série 1º Ano 2º Ano 3º Ano

Nº de alunos

JUSTIFICATIVA DO PROJETO

QUAL O PROBLEMA DO LIXO?

Segundo pesquisas, o lixo é uma das principais causas da poluição terrestre. Mas ao cidadão comum só percebe o real problema do lixo quando há interrupção na coleta do lixo e os lixeiros deixam de passar na sua porta. Sacos e sacos amontoando-se nas calçadas, exalando mau cheiro, atraindo insetos e outros animais. Em resumo: poluindo e sujando a porta de sua casa, de nossa terra e do nosso solo.

O que é precisamos entender é que, mesmo quando o lixo é recolhido pelos lixeiros, ele não desaparece, apenas é levado para outro lugar. E é preciso muito cuidado para que ele não cause os problemas que estava causando na porta de sua casa em outro lugar. Afinal, a cidade também é nossa casa, assim como o país, o continente e o Planeta.

O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. Seu volume é excessivo e vem aumentando progressivamente, principalmente nos grandes centros urbanos, atingindo quantidades impressionantes, como os 14 milhões de quilos coletados diariamente na Cidade de São Paulo. Além disso, os locais para disposição de todo esse material estão se esgotando rapidamente, exigindo iniciativas urgentes para a redução da quantidade enviada para os aterros sanitários, aterros clandestinos ou lixões.

O lixo, como os demais problemas ambientais, tornou-se uma questão que excede à capacidade dos órgãos governamentais e necessita da participação da sociedade para sua solução.

Apesar do crescente número de municípios em que a coleta seletiva de lixo é implantada, uma vez que toda a coleta de lixo é atribuição dos governos municipais, verifica-se também um grande número de programas desenvolvidos por iniciativa da sociedade civil, em escolas, empresas, condomínios, que apresentam maior chance de continuidade, pois não estão vinculados a mudanças e interesses políticos.

OBJETIVO DO PROJETO

O projeto terá como principal vertente a conscientização sobre poluição e dos malefícios que o lixo pode trazer para nossa terra, escola, bairro e o mundo como um todo.

Através dessas informações levaremos à escola e comunidade as possibilidades para reduzir o problema do lixo, uma forma seria a implantação da coleta seletiva de lixo que consiste na segregação de tudo o que pode ser reaproveitado, como papéis, latas, vidro, plástico, entre outros enviando esse material para reciclagem. A implantação de programas de coleta seletiva de lixo não só contribui para a redução da poluição causada pelo lixo, como também proporciona economia de recursos naturais como matérias primas, água e energia e, em alguns casos, pode representar a obtenção de recursos, advindos da comercialização do material. Através do projeto, serão abordados e desenvolvidos os seguintes pontos:

• Identificar os pontos de poluição terrestre e focos de lixo em nossa comunidade.

• Conscientização da separação do lixo, levando informações sobre a importância da coleta seletiva para a comunidade.

• Conscientização dos malefícios do lixo.

BIBLIOGRAFIA E REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O TEMA

Doenças: O lixo que vai para lixões a céu aberto ou terrenos baldios produz bactérias e fungos. Também atrai baratas, ratos, moscas, mosquitos etc. Esses animais podem transmitir doenças sérias, como dengue, febre tifoide, cólera, disenteria, peste bubônica e leishmaniose.

Chorume: é um líquido malcheiroso e nojento que o lixo acumulado produz quando vai se decompondo. O chorume é dez vezes mais poluente que o esgoto. Isso porque, além de conter matéria orgânica apodrecida, ele tem substâncias químicas e metais muito tóxicos. O chorume contamina o solo e pode chegar aos lençóis freáticos (espécies de rios subterrâneos que existem por toda a Terra e que jogam sua água nos mares, lagos, mangues e rios). Quanto mais o chorume se espalha, mais vai poluindo.

Poluição do ar: o lixo – queimado ou não, produz gases que fazem mal à saúde dos seres vivos e do planeta, como o gás metano e o gás sulfídrico. Esses gases poluem o ar e podem causar doenças respiratórias. O lixo queimado produz gás carbônico, um gás que é tóxico se estiver em grandes quantidades. Se a gente se lembrar que o ar do planeta já está cheio de gás carbônico por causa dos carros e das fábricas.

Inundações: garrafas de PET, sacos plásticos e outros lixos são levados pelas águas numa chuva forte. Eles acabam entupindo bueiros e até impedindo os rios de correrem por seus leitos. Isso causa inundações terríveis. A água suja das inundações estraga as casas das pessoas, mata animais domésticos e causa mais doenças na população.

O lixo é um grande problema. Mas ele pode ser um problema um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com