TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO PEDAGÓGICO: INTEGRAÇÃO ENTRE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR E UMA ESCOLA

Por:   •  4/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  791 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

PROJETO PEDAGÓGICO

INTEGRAÇÃO ENTRE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR E UMA ESCOLA

PROJETO PEDAGÓGICO

INTEGRAÇÃO ENTRE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR E UMA ESCOLA

“Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP, do curso de História (Licenciatura), como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Pratica de ensino: Observação e Projeto, ministrada pelo Profº. Wanderlei Sérgio da Silva e Profª. Raquel Maia Bokums”.

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

PROJETO 4

DESENVOLVIMENTO 5

RESULTADOS ESPERADOS 6

CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo caracterizar um ambiente não escolar e como este ambiente pode influenciar diretamente no aprendizado do educando de uma escola pública. Com este propósito foi escolhido um ambiente no qual atende os objetivo do projeto, neste caso, uma biblioteca por existir uma relação de proximidade entre esses dois ambientes ou podemos dizer que uma escola e uma biblioteca são ambientes afins, antes, porém, devemos aprender um pouco mais sobre a biblioteca.

As bibliotecas dos dias atuais estão a cada dia se tornando mais modernas, mais mesmo na era das famosas bibliotecas digitais os livros continua sendo a principal atração e continua a ser redigido e publicados em grande escala.

A palavra biblioteca vem do grego βιβλιοϑήκη, composto de βιβλίον, biblion - "livro", e ϑήκη theca - "depósito", porém em uma melhor definição podemos dizer que é qualquer espaço físico destinado a guardar livros. De maneira geral significa todo espaço (concreto, virtual ou hibrido), que se destina a colecionar quaisquer tipos de informação, seja escritos em papeis, ou digitalizados armazenados em outros tipos de materiais, como CDs e DVDs entre outros.

Existem, no entanto evidencias que mesmo antes do homem dominar a escrita já existia outros tipos de biblioteca. As primeiras bibliotecas que se tem notícia possuíam uma forma de armazenar um tanto diferente, eram os chamados armazenamentos minerais; feitos em tabletes de argila, depois vieram os vegetais e animais produzidos em rolo de papiro e pergaminho a exemplo das bibliotecas dos Babilônios, Assírios, Persas, Egípcios e Chineses. Só posteriormente com o papel inventado pelo chinês Cain Lun, no ano 105 que começou a biblioteca de papel e mais tarde as de livros conhecidos hoje.

Os historiadores acreditam que a biblioteca mais antiga da historia seja a do rei Assurbanipal (século VII. A.C), porém a mais famosa foi a de Alexandria no Egito, pelos seus milhares de manuscritos em rolo de papiro chegando a cerca de700 mil volumes. Esta biblioteca passou por três grandes incêndios. Outras bibliotecas também tiveram grande importância, como as judaicas, em Gaza; Nínive na Mesopotâmia. No Brasil a mais antiga é a atual biblioteca Nacional no rio de Janeiro, que passou a ser pública em 1825, era constituída de livros do rei de Portugal Dom José I e foi trazida para o Brasil em 1808 por Dom João VI, outra que merece destaque é a Biblioteca Municipal de São Paulo.

As bibliotecas não apenas armazena livros, mais também conserva o conhecimento, a cultura, trabalho científico e todo o histórico cultural de uma nação. Portanto este instrumento de aprendizado é de grande importância para preservar vivo o conhecimento do presente para o futuro de toda a humanidade.

PROJETO

O Projeto consiste na Integração de um ambiente educativo não escolar como educação secundária de estudo e cultural, ou seja, criar uma biblioteca dentro de um ambiente educativo escolar (Escola pública), o projeto compreende as seguintes etapas:

Pratica pedagógica de acesso a informação por meio das Bibliotecas.

Fazer análise dos livros encontrados no ambiente estudado para determinado assunto estipulado por cada professor em um planejamento pedagógico da escola.

Procurar soluções de como inserir o aprendizado aos educando em um ambiente de integração como uma biblioteca.

Ampliar a visão que os alunos têm de uma biblioteca não situada dentro do ambiente escolar.

Ser um local para desenvolver atividades culturais e sócio educativas.

Proporcionar palestras educativas, oficinas de “contação de histórias”, rodas de leitura, oficinas de arte, exibição de vídeos e exposições de arte de alunos e pessoas da comunidade.

Implantar e motivar aos alunos o hábito da pesquisa, leitura e estudo em uma Biblioteca fora do ambiente da escola como forma de agregar conhecimento.

Observar as possíveis dificuldades que surgirá durante a utilização do acervo de uma Biblioteca pelos alunos.

Verificar as diferentes reações dos alunos a cada visita para fins de conhecimento e após essa impressão direcionar as pesquisas realizadas para melhorar o aprendizado de acordo com cada matéria associada à grade curricular da escola.

DESENVOLVIMENTO

Como já mencionado anteriormente, este projeto tem como finalidade buscar alternativas de educação e cultura em um ambiente educativo escolar, não nos moldes da educação tradicional que foca apenas a sala de aula, mas buscar outras fontes de conhecimentos. E o objeto de estudo aqui é uma biblioteca não só para os alunos mais também para o público em geral.

Estas bibliotecas muitas vezes como espaço cultural e educativo não cumpre este papel por vários motivos:

O espaço físico não é apropriado dificultado o processo de introdução no processo de desenvolvimento de toda uma comunidade escolar que está a sua volta.

Às vezes a biblioteca é instalada em algum cômodo que está sobrando, falta de acessibilidade, pois um ambiente que se diz público tem de facilitar o acesso a pessoas com mobilidade limitada, que também tem os mesmo direitos sobre a educação.

Pouco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com