TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado

Trabalho acadêmico: Projeto Integrado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.662 Palavras (15 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 15

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento do produto desenvolvido na disciplina Projeto Integrado, nas etapas do 2ºsemestre do curso de Marketing.

Dentre os tópicos abordados, demonstraremos todo o processo de melhora das idéias apresentadas na primeira etapa desta disciplina (realizadas no 1º semestre do curso), onde foram implementados recursos diferenciados ao produto e abordadas informações relevantes dos ambientes externo e interno, com suas influências presentes desde o processo de produção até a comercialização, levando em consideração fatores que foram apresentados ao longo do curso e foram decisivos para um resultado eficiente e preciso.

Por fim, apresentaremos um produto inovador e de alta tecnologia, sua funcionalidade e diferencial no mercado, assim como a missão de inserção em diferentes nichos de possíveis consumidores.

2. O PRODUTO

A VIBELEARN é uma caneta ortográfica que visa identificar e corrigir erros gramaticais de maneira prática e rápida sem ser necessário recorrer ao dicionário ou serviço de busca na internet. Ela conta com uma estrutura de tecnologia avançada que faz a caneta vibrar ao detectar o erro ortográfico e mostra a forma correta da escrita em um visor contido nela.

Dentre as características adicionais, constam dispositivo wi-fi, memória micro SD para armazenamento do que foi escrito, configuração de caligrafia própria do usuário em diferentes idiomas (reconhecimento da escrita através de configuração prévia relacionada com o alfabeto e pontuação).

Além da disponibilidade de outros tipos de idiomas, o plano é baratear o seu custo através do uso de um sistema operacional diferenciado.

Outro ponto a ser destacado é a correção não só de uma palavra, mas da frase/texto como um todo e de contar com o recurso funcional de haver uma lapiseira embutida além da caneta.

3. ANÁLISE DO MICROAMBIENTE INTERNO E EXTERNO

3.1 Preço

a)Descrição do Preço

Com base no questionário respondido na primeira etapa do processo, o preço do produto foi aceito para comercialização no valor de até R$130,00.

b)Análise do preço em relação aos concorrentes

Identificamos apenas um concorrente com função semelhante a do nosso produto, a Lernstift (Atualmente comercializada como VibeWrite Learning Pen).

Seu preço está sendo fixado no valor de aproximadamente US$123 individualmente e disponível apenas em países da Europa..

c)Análise na relação do preço e valor pelos consumidores

Com base na pesquisa realizada anteriormente, é possível analisar que o produto seria bem aceito pelos consumidores devido ao preço estabelecido, agregado ao valor de suas funções, sendo relativamente comparada com a marca concorrente.

A maior parte do público que participou da pesquisa demonstrou ter renda a partir/ ou acima de 2.000,00 reais mensais e são estudantes. Visto que o cenário geral da renda no Brasil é inferior a este valor, cabe a nós criar alternativas e estratégias para adequação do preço, já que o produto conta com uma tecnologia relativamente avançada e de alto custo, ou desenvolvimento de modelos com recursos mais limitados, conseguindo assim baratear seu custo se o objetivo for atingir diferentes segmentos e nichos do mercado brasileiro.

3.2 RECURSOS PRODUTIVOS, OPERACIONAIS E TECNOLÓGICOS

Figura 1: O Dinamismo das Organizações

Fonte: Portella, C. R. R. O Dinamismo das Organizações. PUC Campinas [s. d.]

Para uma empresa ter um bom funcionamento, ela depende de setores diversos para o levarem a progredir positivamente.

Nesta etapa, nós identificamos os setores necessários para desenvolver desde a produção até a comercialização do produto.

a)Setor Financeiro

Administra os recursos financeiros da empresa, assessorando a empresa como um todo, fazendo com que os seus ganhos sejam suficientes para cobrir todos os gastos diários e para gerar lucros e assim garantir o seu desenvolvimento.

Figura 2: O Dinamismo das Organizações

Fonte: Portella, C. R. R. O Dinamismo das Organizações. PUC Campinas [s. d.]

b)Setor de Produção

Obtém materiais e os adapta para uso do cliente. É destinado ao setor comercial e do consumidor com um produto final da forma mais econômica e eficiente possível.

Figura 3: O Dinamismo das Organizações

Fonte: Portella, C. R. R. O Dinamismo das Organizações. PUC Campinas [s. d.]

c)Setor de Serviços

Engloba as atividades de serviços e comércio de produtos.

Figura 4: O Dinamismo das Organizações

Fonte: Portella, C. R. R. O Dinamismo das Organizações. PUC Campinas [s. d.]

d)Setor Comercial

Visa atingir os objetivos relacionados com o as metas de vendas, atendimento ao cliente, participação de mercado, ações de marketing e outros.

Figura 5: O Dinamismo das Organizações

Fonte: Portella, C. R. R. O Dinamismo das Organizações. PUC Campinas [s. d.]

e)Setor Administrativo

É encarregado de realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros, zelando pela sua integridade, controle e funcionamento. Sua atividade está atribuída a coordenação de todas as áreas da empresa.

Figura 6: O Dinamismo das Organizações

Imagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com