TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado

Relatório de pesquisa: Projeto Integrado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

1- O WMS é um sistema de gestão de armazéns e/ou CDs que otimiza todas as atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de informações) dentro do processo de armazenagem, incluindo atividades como: recebimento, inspeção, endereçamento, armazenagem, se-paração, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos e controle de inventário.

Aumenta a precisão das informações de estoque, aumenta a velocidade e a qualidade das operações de um centro de distribuição e o aumento de produtividade do pessoal e dos equipamentos do armazém.

2- Lista de material (BOM): é a parte mais difícil e trabalhosa do projeto. Todos os produtos da linha de fabricação devem ser "explodidos" em todos os seus componentes, subcomponentes e peças. Um grande número de empresas, mesmo já atuando no mercado há anos, não dispõe de relação de materiais. Algumas outras dispõem de duas, um para o pessoal de custos e outra para a fabricação e compras. Outra dificuldade é manter atualizada a lista de material, o que normalmente é uma atribuição da engenharia. As constantes mudanças na tecnologia e nas exigências do mercado tornam constantes tais alterações. Em muitos softwares hoje disponíveis no mercado, essas alterações podem ser facilmente programadas, ficando por conta do software efetuar as alterações nas datas previstas.

Controle de estoques: a informação sobre os estoques disponíveis são essenciais para a operação de um sistema MRP. Como o número de empresas que dispõem de sistemas computadorizados de controle de estoques é maior que o das que dispõem de um MRP, os softwares mais usuais tratam as duas coisas como módulos do sistema. Assim, tem-se um módulo de estoques e um outro de MRP, que podem, evidentemente, ser integrados. Estoques de segurança devem ser contemplados nos sistemas MRP, a fim de absorver eventuais ocorrências não previstas, como greves, inundações, etc.

Plano mestre: o plano mestre retrata a demanda a ser atendida, já depurada dos fatores externos. Isto é, aquilo que deve ser efetivamente produzido. Por se tratar de uma previsão, contém as incertezas inerentes ao futuro. Isto posto, o sistema MRP deve contemplar as possibilidades de alteração nas demandas previstas. Aliás, existem sistemas que trabalham em tempo real, ou seja, em resposta a qualquer alteração, seja na demanda, seja no nível de estoques, decorrente, por exemplo, de um recebimento, o sistema atualiza imediatamente todos os dados. Os mais comuns, entretanto, fazem os cálculos periodicamente, em geral uma vez por dia.

Compras: um dos produtos do MRP, como já mencionado, é uma relação dos itens que devem ser comprados. A partir dessa listagem o departamento de compras pode atuar. Com o advento das parcerias, é grande o número de empresas que têm seus sistemas interligados, e os pedidos de reabastecimento são feitos diretamente pelo computador. Trata-se do EDI (Electronic Data Interchange) que atualmente está sendo substituido com vantagens pela Extranet/Internet.

3- MRP – Recalcular imediatamente as necessidades de materiais a cada mudança ocorrida na programação da produção, bem como nos registro de estoques no projeto de produção, com a fixação de regras de decisão e procedimentos operacionais, o sistema de “o que, quando e quanto” comprar ou fabricar de cada item para atender as necessidades produtivas.

MRP II –Além dos calculos da disponibilidade de materiais e suas datas, estabelece uma sequência de prioridades para ações e regras decisórias, com a finalidade precípua (Originária, principal, primária, básica) de atender às necessidades do cliente.

4- De acordo com Daniel Moreira (1993) A função do Plano Mestre de Produção é estabelecer quais produtos finais serão feitos, em qual data e qual quantidade; a Listagem de Materiais fornece a

composição de cada produto e serve de base para estipular sua explosão ; e

finalmente os relatórios de controle de estoque fornecerão quais as quantidades

remanescentes de cada ítem ou produto final.

5- Permite a visualização, com base na “explosão” do produto final, das relações de dependência entre todos os componentes de um produto. È a parte mais trabalhosa e mais importante para o bom funcionamento do sistema, onde o responsavél tem mante-la sempre atualizado.

6- As vantagens são:

Ferramentas de planejamento: ùtil para planejamento de setores como:manufatura, logística, mão de obra e demais insumos de produção, por ser um sistema de informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com