TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  13/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.280 Palavras (18 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE PAULISTA

CRISTIANE RORATO OLIVEIRA        RA 1712694

SANDRA M. B. MONTEIRO        RA 1703812

SIDNEI GLAUSER                RA 1707135

ITAU UNIBANCO HOLDING S.A.:

PIM I

 

SÃO PAULO

2017

UNIVERSIDADE PAULISTA

CRISTIANE RORATO OLIVEIRA        RA 1712694

SANDRA M. B. MONTEIRO        RA 1703812

SIDNEI GLAUSER                RA 1707135

ITAU UNIBANCO HOLDING S.A.:

PIM I

Projeto Integrado Multidisciplinar I para obtenção do título de Gestor Ambiental apresentado à Universidade Paulista

Orientador: Prof.ª Daniela Patto

 

SÃO PAULO

2017

RESUMO

Este projeto tem como objetivo analisar e descrever o banco Itaú Unibanco Holding S. A., uma empresa de capital aberto e de grande porte, que atua no setor financeiro, com sede administrativa em São Paulo (SP), e que conta com mais de 90 mil colaboradores, atua no Brasil e no exterior e tem mais de 90 anos de história. As análises foram realizadas com base nos conceitos aprendidos nas disciplinas: Fundamentos da Administração, em que se buscou verificar a estrutura organizacional, as práticas de gestão adotadas na empresa e os seus principais concorrentes; Comunicação Empresarial, em que se analisaram os fluxos de comunicação que a empresa estabelece tanto internamente quanto externamente; e Técnicas de Informática, em que foram investigadas quais ferramentas tecnológicas a empresa utiliza para realização de seus serviços e quais são os investimentos que realiza em tecnologia. Além disso, também foi abordado o tema Gestão Ambiental Empresarial, em que foram analisados projetos e iniciativas relacionadas à sustentabilidade e ao meio ambiente, adotados pela empresa. As metodologias adotadas foram o levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. Com a realização deste trabalho, pudemos verificar na prática os conceitos aprendidos nas disciplinas do bimestre e procurar propor soluções para possíveis desafios.

Palavras-chave: Itaú – organização – gestão – comunicação - tecnologia

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO4
  2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 5

   2.1 Breve Histórico 5

      2.2 Dias Atuais6

  1. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL11
  2. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA 13
  3. GESTÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL14
  4. CONCLUSÃO17
  5. REFERÊNCIAS18


1. INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar o banco Itaú Unibanco Holding S. A., uma empresa de capital aberto que atua na área financeira, com sede administrativa em São Paulo/SP, que possui diversos clientes no Brasil e no mundo, com filiais em 21 países. A empresa possui atualmente cerca de cinco mil agências no Brasil e no exterior, sendo 26 mil caixas eletrônicos e pontos de atendimento.

        É uma empresa que conta com 90.320 colaboradores, e possui um valor de mercado de US$ 39,9 bilhões. Atualmente, administra 60 milhões de contas-correntes. Em 2015, teve um lucro de R$ 23,8 bilhões.

        O Itaú Unibanco Holding S. A. pertence ao conglomerado Itaúsa (Investimentos Itaú S. A.), que além do banco Itaú Unibanco Holding S.A., é formado também pelas empresas Duratex, Elekeiroz, Itautec, Itaú BBA, Itaú Sustentabilidade, Itaú Cultural, Itaú Numismática e Fundação Itaú Social.

        O trabalho foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo (visita a uma agência), segundo os princípios de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática. Todas as informações referentes à empresa foram retiradas do site do banco Itaú Unibanco (www.itau.com.br).

        Procuramos analisar na empresa sua constituição e as práticas administrativas de seus gestores quanto à liderança, projetos, mercado, clientes-alvo, metas e ações para alcança-las, além dos tipos e do fluxo de comunicação existentes na organização e os softwares, sistemas e outras ferramentas tecnológicas que utiliza para realização de seus serviços, além dos seus investimentos em tecnologia.

        Desta maneira, procuramos identificar na prática os conhecimentos adquiridos durante o estudo das disciplinas citadas, buscando analisar os processos e propor soluções para alguns desafios.

        Ao final, analisamos a empresa quanto ao quesito Gestão Ambiental Empresarial, verificando os projetos e práticas ligados à sustentabilidade, e procurando analisar o comprometimento da empresa quanto às questões ligadas ao meio ambiente.

2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

A administração não é uma atividade mecânica, que depende apenas de hábitos e conhecimentos do administrador, mas sim da maneira como ele irá aplicar esses conhecimentos em situações complexas, que nem sempre estão sob seu controle, como afirma Chiavenato (2014). O mesmo autor destaca que, para ser um bom administrador, são necessárias três habilidades: técnica, humana e conceitual.

Silva (2008) afirma que os administradores utilizam as teorias administrativas para tomarem boas decisões quando precisam planejar, organizar, dirigir e controlar a produtividade de sua organização.

A função primordial do gestor, de acordo com Drucker (2001), é aplicar o conhecimento adquirido à ação, sendo que é a correta gestão que promove a agregação de valor ao produto, e sem a liderança do gestor, os recursos da produção permanecerão como recursos e não se transformarão em produção.

Agora nos concentraremos na empresa analisada, o banco Itaú Unibanco Holding S. A.        .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (193.4 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com