TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  4/7/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.673 Palavras (19 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

ANNYE CAROLINNE DA SILVA CANALI

AMARILDO ANSELMO CANALI

COMPANHIA HIDRELÉTRICA TELES PIRES

ALTA FLORESTA/MT

2017

ANNYE CAROLINNE DA SILVA CANALI

AMARILDO ANSELMO CANALI

 COMPANHIA HIDRELÉTRICA TELES PIRES

Projeto Integrado Multidisciplinar VII- PIM, apresentado à Universidade Paulista-UNIP, para avaliação bimestral no Curso de Gestão Ambiental.

Orientador: Ricardo Calasans

ALTA FLORESTA/MT

2017

RESUMO

         Projeto Integrado Multidisciplinar VII do curso de Gestão Ambiental aborda o os conteúdos estudados relacionando-os com as práticas da empresa denominada Companhia Hidrelétrica Teles Pires- UHE, que atua no ramo de produção de energia elétrica. Neste projeto serão aplicados os conceitos estudados das disciplinas de  Monitoramento e Controle da Poluição Ambiental, Gestão de Recursos Energético, Direito e Legislação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Palavras-chave: companhia hidrelétrica teles pires, energia elétrica, usina

LISTA DE SIGLAS

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas

ANA – Agencia Nacional de Aguas

ANEEL – Agencia Nacional de Energia Elétrica

CHTP – Companhia Hidrelétrica Teles Pires

CLT – Consolidação das Leis do Trabalho

IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambienta

MME – Ministério de Minas e Energia

MT – Mato Grosso

PA – Pará

RIMA – Relatório de Impactos Ambientais

SPE – Sociedade de Propósito Específica

UHE – Usina Hidro Elétrica

UHETP – Usina Hidrelétrica Teles Pires

ETE -  Estação de Tratamento de Esgoto

SGA – Sistema de Gestão Ambiental

ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas

NBR – Norma da Associação Brasileira

ISO - Sigla de International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização)

CONAMA- Conselho Nacional do Meio Ambiente

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO        5

2 - DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO        6

3 – MONITORAMENTO E CONTROLE DA POLUIÇÃO AMBIENTAL        8

4 –  GESTÃO DE RECURSOS ENERGÉTICOS        10

5 – DIREITO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL        12

CONCLUSÃO        18

REFERÊNCIAS        19


1 – INTRODUÇÃO

        A busca pelo desenvolvimento sustentável já ocorre há algumas décadas devido a crescente conscientização sobre as interferências que os sistemas humanos impõem sobre os sistemas naturais, causando um grande desequilíbrio aos sistemas naturais.

“ O modelo do desenvolvimento sustentável deve ser capaz não só́ de contribuir para a superação dos atuais problemas, mas também de garantir a própria vida, por meio da proteção e manutenção dos sistemas naturais que a tornam possível. Esses objetivos implicam a necessidade de profundas mudanças nos atuais sistemas de produção e organização da sociedade humana e de utilização de recursos naturais essenciais à vida no planeta. ” (REIS, LB,2012, p.01)

        Na busca pelo desenvolvimento sustentável é sempre frisado a importância da utilização consciente dos recursos naturais afim de garantir que as gerações futuras também possam desfrutá-los.

        Os recursos renováveis podem ser reutilizados infinitamente desde que o seu uso não ultrapasse a capacidade de renovação natural já os recursos não renováveis têm utilização limitada pois sua formação requer milhões de anos, o que torna a velocidade de renovação muito superior à demanda de uso, por isso tendem ao esgotamento.

        Uma das maiores preocupações da atualidade é o esgotamento dos combustíveis fósseis, pois o desenvolvimento econômico depende quase que exclusivamente deste para sobreviver, visto que fontes de energia alternativas são recentes e ainda não estão difundidas por todo o mundo.

2 - DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

A Usina Hidrelétrica Teles Pires foi construída no Rio Teles Pires, na fronteira dos estados do Pará e Mato Grosso, nos municípios de Jacareacanga (PA) e Paranaíta (MT). Tendo seu escritório localizado na cidade de Alta Floresta.

Após ter sido arrematada no último leilão de 2010 da Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pelo Consórcio Teles Pires Energia Eficiente, teve sua Licença de Instalação aprovada pelo IBAMA, no dia 19 de agosto de 2011. As obras da UHE Teles Pires iniciaram-se no dia 22 de agosto do mesmo ano.

        A Companhia Hidrelétrica Teles Pires Ltda. é uma Sociedade empresarial composta de Sócios Empreendedores e Sócios Investidores, durante a construção do empreendimento a empresa Odebrecht Energia sócia empreendedora possuía 0,9% das ações do empreendimento, após o termino da mesma era previsto em contrato a compra obrigatório da porcentagem pertencente a Odebrecht pelos outros três sócios. Após a compra da parte pertencente a Odebrecht, a sociedade ficou dividida da seguinte forma:

Neoenergia

50,4%

Eletrobras-Eletrosul

24,8%

Eletrobras-Furnas

24,8%

Fonte: UHE Teles Pires

        Após esta mudança na sociedade apenas a Sócia majoritária Neoenergia permaneceu como sócio empreendedor, tendo total autoridade na tomada de decisões e influência na política da empresa, limitando a Eletrobras-Eletrosul e Eletrobras-Furnas serem apenas sócios investidores que participam somente com o capital social da empresa.

Atualmente a usina encontra-se em fase operação e tem capacidade de geração de 1.820 megawatts, suficiente para abastecer uma população de 5 milhões de habitantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (307.2 Kb)   docx (407.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com