TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  11/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.254 Palavras (10 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

FAZENDA TOCA DO MARRUÁ

PIM VI

CIDADE - ESTADO

2018

UNIVERSIDADE PAULISTA

FAZENDA TOCA DO MARRUÁ

Projeto Integrado Multidisciplinar VI para obtenção do título de Técnico na Área de Agronegócios apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

CIDADE- ESTADO

2018

RESUMO

Este projeto buscou conhecer uma fazenda da região e identificar suas práticas em relação às disciplinas cursadas. Serão estudados conceitos e práticas da empresa em relação a Gestão e Planejamento de propriedades rurais, analisadas ainda as práticas logísticas do Negócio e por último, feito um estudo de como a fazenda Murriá administra suas vendas no meio comercial.

Palavras-chave: Gestão, logística e comércio.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................5

A EMPRESA...............................................................................................................6

GESTÃO E PLANEJAMENTO RURAL........................................................................8

LOGISTICA................................................................................................................12

COMERCIALIZAÇÃO.................................................................................................14

CONCLUSÃO.............................................................................................................16

REFERENCIAS..........................................................................................................17


1. INTRODUÇÃO

A finalidade da pesquisa foi efetuar um levantamento as disciplinas cursadas, nesse sentido, o Grupo visitou a fazenda e fez uma entrevista em relação aos conceitos estudados e, foram identificado ações que a empresa desenvolve que visam fazer com que a Gestão seja mais eficiente. Será demonstrado ações e tipos de Planejamentos presentes na Murria.

Serão apresentados ainda estudos teóricos e descrição prática de ações de relativas ao uso de Logística na administração dos estoques da empresa e como os processos são organizados na Murriá.

Por último, será estudados conceitos de comercio de produtos agrícolas e explicado como a empresa venda seus estoques.

        

2. BREVE HISTÓRIA DA EMPRESA

2.1 a fazenda

A Fazenda Marruá¹ possui natureza jurídica, de direito privado. Trata-se de uma empresa de grande porte, com 780 alqueires que equivale a 3.775 hectares e possui uma filial, a Fazenda Toca do Marruá II, também no município, a matriz possui 20 funcionários e a filial 15.

Em suma, de acordo com Katz (1986) apud Santos (s.d.), para que o administrador obtenha sucesso ele precisa saber lidar com as circunstâncias negociais, compreender os espaços externos e internos da empresa, necessita saber lidar com indivíduos em todos os graus de ação organizacional, igualmente possuir compreensão e habilidade de lidar com as atividades a ser realizadas. Segundo Santos, ele necessita ampliar a competência de modificar os conhecimentos teóricos e situacionais em atuações, nos planos estratégico, tático e operacional.

2.2 Produtos, fornecedores, insumos, matérias-primas e concorrentes

Os principais produtos oferecidos por ela é fruto de recria e engorda de bovinos para corte. Trata-se de uma organização que atua por meio da pecuária moderna, com cuidados de oferecer um plantel pautado a partir de cuidados genéticos, pois analisa as vantagens e desvantagens da criação de raças e seleciona as geneticamente mais viáveis e lucrativas. Também, procura adequar suas atividades a sustentabilidade ambiental, povoando áreas degradadas pela ação antrópica com uma nova vegetação e buscando recuperar os recursos hídricos degradados (imagens em anexo).

Os principais fornecedores da organização são empresas que comercializam insumos agropecuários. Já os principais insumos que ela utiliza são produtos veterinários, sementes para pastagem, componentes para rações (a empresa emprega apenas os produtos que são industrializados, agregando-os aos que produz na própria fazenda, já que tem uma fábrica de ração nas suas dependências,

conforme imagem em anexo) arames, máquinas e implementos agropecuários entre outros.

Ela só oferece uma matéria-prima, ou seja, o gado de corte. Já os principais mercados e principais segmentos desses mercados em que se encontra o cliente-alvo são frigoríficos existentes em outras localidades, principalmente no estado de Goiás, porque o município não possui frigorífico, nem matadouro.

Os principais concorrentes da mesma são as diversas empresas agropecuárias existentes, já que a economia do município se baseia, em sua grande maioria, em empresas agropecuárias de gado de corte, existindo uma grande quantidade delas na região, o que torna o mercado bastante competitivo, exigindo do gestor um diferencial administrativo para se manter nesse mercado no âmbito local e nacional.

A gestão atualmente, deve se centrar nos resultados. “Como decorrência da teoria neoclássica da administração, discorre da gestão centrada em resultados” (SANTOS, s.d., p. 72). Essa teoria transformou o enfoque das atividades meios para as atividades fins da empresa, como também para os seus objetivos e alvos estratégicos. Assim a questão da gestão se modificou e abandonou a antiga forma pautada no como administrar e passou a atuar buscando saber o porquê administrar, como, onde, quando, com quem e para quem gerir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (268.4 Kb)   docx (83.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com