TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  3/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.904 Palavras (8 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 8

   

 UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

ARTUR NOGUEIRA/2019

Nº.

NOME

RA

01

Antônio Naves da Silva        

1934757

02

Edjalma Silva de Almeida

1922178

03

Fagner Coutinho Júlio

1934363

04

05

06

INTRODUÇÃO

Este projeto integrado multidisciplinar visa apresentar como é a atuação da COPERATIVA DOS FLORICULTORES (COOPERFLORA) de Holambra-SP, abordando os temas; fundamentos da administração, comunicação empresarial e técnicas de informática. Buscamos através de pesquisas bibliográficas e o levantamento de informações na empresa, demonstrar como esses conhecimentos são aplicados na mesma, relacionando também dados relevantes sobre sua importância, história, estrutura e atividades logísticas.

O cooperativismo desempenha um importante papel não somente econômico como também social, pois possibilita a participação de pequenos e médios produtores nos concorridos mercados em que atuam. A região de Holambra-SP conhecida como “A cidade das flores” e repleta de pequenos empreendedores no ramo de floriculturas que buscam agregar valor aos seus produtos.

É nesse cenário que surge a COOPERFLORA, firmando parcerias através de relações comerciais e de incentivo mútuo ao produtor junto ao mercado e tendo como uma de suas prioridades a excelência nos processos de comercialização e logística, garantindo assim, um sistema de distribuição em nível nacional.

Palavras-chave: Administração, Comunicação, Informática.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

  1. Cooperflora - Cooperativa dos Floricultores

Com sede em Holambra SP, foi fundada em 1999 por um grupo de produtores, com o objetivo de melhorar a qualidade logística de compra e entrega de flores para o Brasil. Atualmente conta com três unidades de negócios com estrutura de recepção, armazenagem e distribuição de produtos, localizadas respectivamente em São Paulo (capital), Brasília e Paranapanema com rotas de entregas de seus produtos em Curitiba Paraná, Porto alegre, Ceasa campinas, Jaú, Bauru, Ourinhos, Ribeirão preto, Marília, e outras rotas com destino para 40% do território nacional.

A empresa adota o modelo de negócio cooperativo e atualmente tem um faturamento de aproximadamente $100.000.000,00 anuais com mais de 500 clientes cadastrados, reúne 85 cooperados gerando em torno de 2.500 empregos diretos e indiretos concentrados nos Estados de Minas Gerais, Ceará, São Paulo e Rio Grande do Sul, totalizando 235 hectares de produção em estufa (cultivo protegido), e ainda alguns produtores que produzem no campo, por ser variedades mais rusticas e que não necessitam de controle dos fatores climáticos.

A Cooperflora conta com um portfólio vasto de produtos comercializados sendo 90% flores em corte que são vendidas para diversos tipos de clientes como atacadistas, decoradores, floriculturas e diretamente para o consumidor final através da venda para o varejo em parceria com grandes redes de supermercado. Entre as variedades disponíveis, destacam-se: Rosas, Lírios, Gérberas, Alstroemérias, Lisianthus, Cravos, Rosas Spray, Callas, Orquídeas, Gypsofila, Girassol, Dálias, Tango, Áster, Boca de Leão, Goivo, Proteias e Folhagens variadas Flores silvestres, Flores produzidas em vasos, que são vendidas para diversos clientes em vários estados do Brasil, nesse ano de 2019 ela iniciou a exportação de flores de corte para a Europa.

Visando o cuidado com o meio ambiente, a empresa estudada desenvolveu e implementou o uso de cestos plásticos retornáveis patenteados em substituição à caixa de papelão descartável além disso seus produtores são certificados ambientalmente com práticas de cultivo que não agridem o meio ambiente.

   [pic 2]

             Figura 01 – Exemplos de produtos distribuídos (fonte: Google)

  1. Missões da cooperflora.

Para continuar crescendo gradualmente ano a ano, em conjunto com seus cooperados clientes e principalmente com os seus colaboradores internos e externos, a Cooperflora segue as seguintes filosofias.

Missão: Disponibilizar flores de qualidade de forma inovadora, proporcionando emoções.

Visão: Ser referência em qualidade e inovação na disponibilização de flores.

Valores: Transparência, Comprometimento, Qualidade, Cooperativismo, Sustentabilidade, Profissionalismo e Ética/Honestidade.

Qualidade: Buscar entregar sempre a maior qualidade em produtos, processos e serviços aos cooperados e clientes, por meio de um processo inovador na disponibilização de flores.

Cooperativismo: manter o conceito do cooperativismo através das gerações.

Sustentabilidade: encarar a sustentabilidade como a chave para a continuidade do negocio, para isso, buscar atuar de forma responsável das três dimensões, social, ambiental e econômica.

Ética, Honestidade: novo valor básico, desejado em todos aqueles que se relacionam com a cooperativa.

  1. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica que garante que todos os colaboradores trabalhem de forma conjunta e alinhada, além disso, é através dela que uma empresa mantém contato com seu público interno, externo e fornecedores.

Para Cahen (2005, p.29)

Comunicação empresarial é uma atividade sistemática, de caráter estratégico, ligado aos mais altos escalões da empresa e que tem por objetivo: criar, onde ainda não existir ou for neutra, manter, onde já existir ou, ainda, mudar para favorável, onde for negativa, a imagem da empresa junto a seus públicos prioritários.

2.1.   Comunicação Empresarial na Cooperflora.

A comunicação no ramo de flores precisa acontecer de forma fluida com clareza e qualidade, para isso é necessário estar antenado nas formas de comunicação:

Comunicação Interna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (286.1 Kb)   docx (700 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com