TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar I

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.991 Palavras (16 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

O Projeto Integrado Multidisciplinar apresentado neste trabalho é um estudo interdisciplinar, que abrange as matérias de Fundamentos da Administração, Recursos Materiais e Patrimoniais e Técnicas de Informática da Empresa Brasil Kirin. Apresenta ainda como a empresa colabora com a Gestão Ambiental.

Para tal análise foram realizadas pesquisas de campo, utilizado apoio bibliográfico sobre os conteúdos e também pesquisas nos site oficial da empresa, para que fossem coletadas informações verdadeiras e coesas, e a ajuda de um funcionário da empresa para esclarecimento dos assuntos em pauta.

Espera-se que este projeto apresente com clareza essas informações, tornando possível a compreensão das matérias desenvolvidas, demonstrando a aplicação prática do conteúdo teórico proposto.

1 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

1.1 Apresentação da Empresa

Em 1939 iniciou suas atividades em Itu, interior de São Paulo, com a produção do refrigerante Itubaína, presente até hoje no portfólio da empresa. Primo Schincariol, em sua pequena fábrica no quintal de sua casa, produzia, também, o licor de cacau, groselha, vinho quinado (vinho de baixa graduação alcoólica, no qual é adicionado quina) e anisete (licor sabor anis). Em 1966 a fábrica foi transferida para onde é hoje sua atual localização (ainda na cidade de ITU). Como mostra a imagem a seguir:

Ilustração 1 – Imagem da Empresa Brasil Kirin em Itú

Em 1977 iniciou-se a produção de refrigerantes em larga escala, e em 1989 foi lançada a primeira cerveja chamada Schincariol. Em 1993 foram lançados os refrigerantes Schin em embalagem PET. Em 1997 dois acontecimentos importantes, a inauguração da segunda unidade fabril, em Alagoinhas (BA) e o lançamento da linha de águas minerais.

Os negócios iam de vento em polpa, e em 2000 foi inaugurada a unidade fabril de Cachoeiras de Macacu (RJ). Em 2002 foram lançados no mercado a linha Skinka, bebida mista à base de suco de frutas, a cerveja Glacial e a Primus, ano em que também foi inaugurada mais uma fábrica, desta vez em Caxias (MA).

Em 2003 houve várias mudanças, o lançamento da Nova Schin, em substituição à Pilsen Schincariol. No mesmo ano, foram colocados no mercado os refrigerantes Schin Tônica e Schin Citrus. Enquanto isso, a expansão da empresa continuava: inauguração das unidades fabris de Alexânia (GO), Recife (PE) e Manaus (AM). Em 2005 lançamentos da linha de refrigerantes Mini Schin e inauguração das fábricas de Igrejinha (RS) e Benevides (PA).

Em 2007 os negócios alavancaram ainda mais, novas aquisições como a marca Devassa e a Unidade Baden Baden, de Campos de Jordão (SP), além da fábrica em Igarassu (PE). Inauguração da Unidade de Horizonte (CE) e lançamento do suco Fruthos. Tiveram também o início da parceria com a SOS Mata Atlântica.

Entre 2008 e 2010 aquisição da Eisenbahn, em Blumenau (SC), que amplia a presença da companhia no segmento de cervejas premium, aquisição da marca de cervejas Cintra e lançamentos de Itubaína Retrô e cerveja Devassa.

Já em 2011 as mudanças foram outras. A Kirin Holdings Company adquire o controle acionário pleno da Schincariol e em novembro de 2012, lançamento da nova marca da empresa. O nome Brasil Kirin é anunciado para o mercado. Lançamento dos produtos Schin No Grau e Devassa by Playboy.

Suas últimas mudanças, em 2013 foram o lançamento da Itubaína Retrô versão lata, Baden Baden Chocolate, refrigerante Fibz, e do energético ECCO.

1.2 Denominação e Forma de Constituição da Empresa

Denominação: Brasil Kirin Participações e Representações S.A

Setor: Bens de Consumo

Tipo: Privada

CNPJ: 50.221.019/0001-36

Site: www.brasilkirin.com.br

Endereço: Av. Primo Schincariol

Cidade: Itu-SP

Telefone: 11-2118-9500

A forma de Constituição adotada pela Empresa é S. A. Sociedades por Ações. As Sociedades Anônimas como são conhecidas, são as sociedades cujo Capital Social é representado por Ações, que podem ser Ordinárias ou Preferenciais. Regidas pela Lei nº 6.404/76, que recentemente teve parte do seu texto alterado e acrescentado através da Lei 10.303/01. A expressão S/A também pode ser substituída pela denominação COMPANHIA apresentado no início do nome da empresa.

A definição de nome, objeto, capital social, quantidade de ações, administração está definido no Estatuto Social, e sua gestão é confiada a Diretores, que não necessariamente devem ser acionistas, podendo ser uma pessoa estranha à Sociedade, ou mesmo funcionários, que no caso são levados ao cargo de Direção, através de deliberações votadas em Assembleias Gerais, que poderão ser Ordinárias ou Extraordinárias, havendo casos em que a Assembleia pauta assuntos Ordinários e Extraordinários.

A principal característica dessas sociedades é que o Capital Social é representado por Ações, a Responsabilidade dos Administradores é ilimitada, a Direção da empresa tem mandato definido em termos de tempo, de acordo com o Estatuto Social, podendo ainda constituir-se na mesma os Conselhos de Administração e Fiscal.

Todas as Empresas de Capital Aberto (ações em bolsa de valores) e Instituições Financeiras são obrigatoriamente Sociedades por Ações, existindo ainda aquelas denominadas Sociedades Anônimas de Capital Fechado (sem ações negociadas em bolsa de valores). Essas empresas obrigatoriamente devem publicar suas Demonstrações Financeiras e Contábeis Anualmente, devendo ainda aquelas de capital aberto divulgar informações trimestrais de seus resultados.

1.3 Reestruturação Societária

No ano de 2013, o Grupo Brasil Kirin passou por uma reestruturação societária, em continuidade com um plano iniciado em 2010, de redução da quantidade de sociedades controladas do Grupo visando simplificação operacional, redução dos custos incidentes sobre as operações entre as companhias envolvidas, maior controle de suas operações e melhor organização das estruturas societárias. A efetivação desta operação gerou, ainda, uma maior racionalização administrativa, condições mais adequadas e efetivas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com