TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar VI para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  31/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.473 Palavras (10 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

AUTO ESCOLA ANDREA

PIM VI

GURUPI - TO

2020

[pic 2]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

AUTO ESCOLA ANDREA

PIM VI

Projeto Integrado Multidisciplinar VI para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista - UNIP

 

GURUPI - TO

2020

RESUMO

Esse Projeto Integrado Multidisciplinar VI, é um programa dos cursos Superiores em Tecnologia da UNIP – Universidade Paulista. o objetivo é desenvolver no aluno o gosto pela pesquisa de campo relacionando a prática com a teoria estudada e fazer com que o aluno adquira vivência com as práticas empresariais. Com isso, permitir criar a oportunidade de interação com práticas nas empresas que atuam mercado de trabalho. É, portanto, uma pesquisa bibliográfica ao mesmo tempo, pesquisa de campo feito na Auto Escola Andrea situada na cidade de Gurupi. Essa empresa é de pequeno porte e será observado e registrado os aspectos positivos e negativos da empresa com o intuito de comparar teoria e prática estudada e com isso elaborar uma proposta de estratégias e de ações para que possíveis problemas possam ser solucionados. As disciplinas que são analisadas nesse PIM são: Modelo de Liderança, Planos de Negócios e Ética e Legislação: trabalhista e empresarial. Todos esses conceitos estudados servirão de base para a pesquisa levando ao entendimento de que toda empresa precisa de conhecimento teórico para efetivar sua prática.

 

 

Palavras-chave: Empresa, Conflitos, Liderança, Negócios, Legislações.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        5

2. MODELO DE LIDERANÇA        6

2.1. LIDERANÇA DE FATO        7

3. PLANO DE NEGÓCIOS        8

4. ÉTICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL        10

5. CONSIDERAÇÕOES FINAIS        11

6. REFERÊNCIAS        13

1. INTRODUÇÃO

A empresa Auto Escola Andrea utiliza práticas de ensino voltada a formação de condutores dentro do município de Gurupi e Região. Sua fundação em 1999, possui pequeno porte com 17 funcionários sendo: 10 instrutores, 2 recepcionistas, 2 funcionários da limpeza e uma frota de 10 carros, 2 micro ônibus e 5 motos. Nesses 21 anos de trabalho já formou vários condutores. A empresa possui um amplo espaço interno para as aulas práticas de moto, bem como utiliza espaços cedidos pela prefeitura da qual tem um contrato de parceria. Vem atualmente planejando a ampliação de sua frota e abrir filiais.

O público que é atendido pela empresa é de diferentes idades e eles trabalham diferenciadamente com cada cliente.  A empresa busca aperfeiçoamento do seu quadro de funcionários atualizando-os de acordo com as normas vigentes nas leis do município, estado e no âmbito federal no que tange a área que os envolvem. A busca pelas informações foi feita na própria empresa e o conteúdo abordado teve base teórica e analise de dados coletados para que servisse como suporte para o conhecimento.

           Neste trabalho se busca conhecer na prática as teorias estudadas nas disciplinas: Modelos de Liderança, Planos de Negócios e Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial.

        

2. MODELO DE LIDERANÇA

O que é liderança? A partir desse questionamento podemos ter respostas e definir o tipo de líder que deseja ser diante de seus liderados. Sabemos que para conquistar uma posição tão firme devemos ter características que nos diferencie dos demais. Sabemos que há diferentes tipos de liderança, pois há diferentes tipos de pessoas, com diferentes filosofias e conceitos. Veremos agora como alguns teóricos definem Liderança.¨[pic 3]

Pensando nessa situação analisaremos agora alguns tipos de liderança. 

Liderança formal é definida como sendo aquela exercida por qualquer individuo dentro de uma empresa, suas funções são de grande responsabilidade sobre tarefas e autoridade sobre pessoas. É um individuo que ocupa um cargo de supervisão e foi atribuído por superiores a ele.

Liderança informal é um processo natural que poderá ocorrer em qualquer grupo com qualquer objetivo, nem sempre existe uma indicação para um líder. Sua liderança é independente, muitas vezes não está ligada à função de chefia. Esse líder possui características de liderança que se destaca dos demais. Se difere por sempre estar atento às necessidades dos demais, compreende as necessidades do seu grupo e trabalha para auxiliar a todos. Desta forma influência nas necessidades e objetivos da equipe.[pic 4]

2.1. LIDERANÇA DE FATO

A liderança de fato é feita de forma natural, o funcionário ou colaborador tem seu cargo de destaque no ambiente de trabalho, ele se torna um modelo de comportamento e ações independente de qual posição ocupa dentro da empresa.         Na autoescola essa liderança foi atribuída a um instrutor, ele trabalha na empresa desde a sua fundação, homem de responsabilidade nas tarefas e com os demais instrutores.

Ele possui esse destaque por ter a liderança informal desde quando entrou na empresa, sempre responsável com horários e afazeres acabou conquistando seu espaço na empresa. Carismático, se relaciona bem com todos. Ao chegar pela manhã faz uma breve reunião para pontuar o que será realizado no dia, motiva com uma reflexão e pontua o que precisa ser melhorado.

Nos dias de observação notamos um certo desconforto para alguns subordinados por não concordarem com os posicionamentos e organizações feita por ele. Porém, vimos que esse fato foi isolado, pois o Supervisor chamou o funcionário para uma conversa reservada.

Por ser uma empresa de pequeno porte e mesmo se fosse uma grande empresa, nenhuma organização fica livre dos conflitos, pois é gerenciada e manuseada por pessoas. “O conflito é fonte de ideias novas, podendo levar a discussões abertas sobre determinados assuntos, o que se revela positivo, pois permite a expressão e exploração de diferentes pontos de vista, interesse e valores.” (NASCIMENTO; EL SAYED, 2002) O Líder deve atuar como um facilitador para todos dentro da instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (242.2 Kb)   docx (263.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com