TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Meio Ambiente

Ensaios: Projeto Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  2.511 Palavras (11 Páginas)  •  2.132 Visualizações

Página 1 de 11

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA SANTA LUZIA

PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

E COMBATE A DENGUE

No Bairro de Santa Luzia

PENEDO, 2011.

APRESENTAÇÃO

Escola Municipal de Educação Básica Santa Luzia

Parque Adail Freire Pereira, 127 Bairro Santa Luzia

Penedo-AL

Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído causado sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano, faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambiente. Tendo em vista a epidemia que assola o estado de Alagoas e a necessidade de esclarecimento da população como um todo, torna-se de alta relevância à execução deste projeto. Neste contexto o perigo da dengue ainda que bastante discutido a prevenção real da dengue não está sendo suficiente em nossa comunidade. Por este motivo a Escola Santa Luzia, decidiu atuar juntamente com a comunidade no combate a esta doença. A forma escolhida foi a conscientização dos alunos que por sua vez transmitirão os conhecimentos aos seus pais e familiares.

A Educação pressupõe não só a conscientização e o exame crítico da realidade, mas visa o desenvolvimento da cidadania. Neste ponto só ela permite ao educando a construção de valores sociais e o desenvolvimento de habilidades e de consciência. Já a informação apenas forma opinião, e, na modernidade, quem ocupa o espaço na imprensa tem o poder de fomentar o conhecimento e, no caso do meio ambiente, conscientizar parte da população que a natureza é a essência de nossa existência e a sobrevivência de novas gerações.

A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente e Dengue é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade, local e global.

Para atingimos esses objetivos, mais do que trabalhar com informações e conceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes. Nessa perspectiva, a escola elaborou seu projeto “Despertando uma consciência ecológica” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente e no combate a dengue, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto as suas famílias e comunidade.

A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência Crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica capacidade de capitar a gênese e a evolução de problemas ambientais.

O relacionamento da humanidade com a natureza, que teve início com um mínimo de interferência nos ecossistemas, tem hoje culminado numa forte pressão exercida sobre os recursos naturais.

Dentro deste contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover sob um modelo de

desenvolvimento sustentável (processo que assegura uma gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo atender as necessidades das gerações atuais), a compatibilização de práticas econômicas e conservacionistas, com reflexos positivos evidentes junto à.

qualidade de vida de todos.

Organizar uma excursão perto da escola, onde certamente houver árvores e arbustos. O objetivo pode ser o estudo de plantas, e para isso orientar os alunos para que não se torne um simples passeio.

O professor deve estar atento para estimular as observações e intervir, quando necessário, no comportamento de alunos, para não agredir a natureza. O professor deve aproveitar a oportunidade, chamando a atenção para a beleza da paisagem, o frescor das árvores, a variedade do verde, a diversidade da vegetação. Em geral o aluno não tem o hábito de observar, e os mínimos aspectos da natureza merecem admiração. A beleza atrai a criança.

Essa excussão trará enriquecimento para classe, sob todos os aspectos.

Nos seus cadernos os alunos poderão desenhar plantas, sementes, flores, trechos da paisagem, ou algum pequeno animal encontrado. De volta á classe, os alunos, de posse do material, vão aprofundar suas observações.

Discutir as ações da Lei 9.795/99 é Propor á sociedade em geral à reflexão sobre os seus próprios princípios, sua dialeticidade e a práxis na ação pedagógica que começa a ganhar corpo como eixo gerador das atividades educativas nas unidades escolares.

Neste sentido, buscamos discutir as grandes ações globais sobre o meio ambiente fazendo um breve histórico dos aspectos legais mundial, nacional e estadual, buscando contextualizar as ações locais, uma vez que a educação, no nosso entendimento, deve atuar diretamente na realidade das comunidades, sem perder de vista a sua dimensão planetária.

Em fim, esse é um processo de transformação cultural que objetiva a construção de uma consciência individual e coletiva baseada no respeito a todas as formas de vida, uma vez que o princípio da Lei 9.795/99 é viabilizar um relacionamento hormônico entre o homem e o ambiente, a fim de formar uma cidadania consciente de que a qualidade de vida das gerações futuras depende das escolhas que cada um fizer em sua própria vida, hoje.

OBJETIVO GERAL

Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da sua preservação, visando à importância de prevenir a dengue, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com