TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento De Projeto Ambiental Para Empresa

Casos: Desenvolvimento De Projeto Ambiental Para Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  1.957 Palavras (8 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução.

¨ A ideia deste projeto consiste em reaproveitar as matérias que eram jogadas no meio ambiente e a reaproveitar as mesmas. Quando se fala em cigarro, geralmente as pessoas associam se aos riscos que a droga causa a saúde. Sabemos que o cigarro pode demorar de um a dois anos para se decompor.

Bituca de cigarro entope bueiros, poluí praias e fica anos na natureza até ser decomposta, imagine quantas bitucas de cigarros são jogadas nas ruas todos os dias, junto com outros lixos.

Para conter estes estragos, algumas empresas contam com projetos para a coleta de reciclagem deste material, transformando - o em um composto utilizado para recuperar os solos.

Nosso projeto atua com soluções voltadas para o meio ambiente, além de ajudar na reconstituição do solo o projeto pode auxiliar na despoluição de ruas, solos e rios.

Descrição do Cliente:

Centro de Formação de Condutores A VotranLtda ME.

Endereço: Avenida Reverendo Jose Manoel da Conceição, 745 salas 1, 4 e 5

Bairro: ProtestantesCidade: Votorantim SP.

A empresa citada trabalha no ramo de prestação de serviços. Trata-se de empresa prestadora de serviços ao DETRAN/SP, seguindo suas normas e exigências, seguindo a risca a Legislação de Transito Lei 9503/97 e suas Resoluções.

Contextualização:

A empresa que se trata esse estudo é de prestação de serviços, portanto as suas áreas funcionais se divide em: contato com as Auto Escolas (CFC B), recepção aos candidatos a habilitação, aulas teóricas e entrega do certificado de conclusão.

A empresa não possui uma política definida e voltada para o meio ambiente. Não têm conhecimento do comprometimento da alta direção com relação ao que pode ser desenvolvido na empresa para melhorar, economizar e preservar.

Vêm que a empresa necessita identificar as atividades que causam impactos ao meio ambiente, mas não têm conhecimento se todos os serviços considerados críticos foram levantados. Veem que os planejamentos realizados pela empresa contemplam em muito poucas realizações voltadas a preservação do meio ambiente. A empresa faz os controles apenas das rotinas diárias dos serviços.

Em primeira análise constatou que há necessidade de implantação de lixeiras para lixo específico, e uma melhor conscientização dos alunos e funcionários sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Fundamentação Teórica

• O que são serviços Ambientais?

De acordo com o Relatório de Avaliação Ecossistêmica do Milênio, serviços ambientais ou ecossistêmicos são definidos como “os benefícios que as pessoas obtêm dos ecossistemas”.

Eles podem ser divididos em quatro categorias:

1- Serviços de provisão, como comida, água, madeira etc.;

2- Serviços de regulação, tais como aqueles que afetam o clima, as enchentes, as doenças, a qualidade da água, entre outros;

3- Serviços culturais, ligados a benefícios recreacionais, estéticos e espirituais; e

4- Serviços de suporte, que incluem formação de solo, fotossíntese e reciclagem de nutrientes.

• Monóxido de Carbono

As aulas ministradas na empresa são feita com a conscientização dos alunos sobre a importância dos veículos automotores estarem bem regulados, para diminuir a emissão desse gás altamente tóxico.

De formula CO, é um gás inflamável, incolor e inodoro. Essa última característica faz com que este gás seja altamente perigoso, ele é produzido pela queima incompleta de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral, gasolina, querosene, óleo diesel, entre outros.

• Pneus

Em 1995, a imprensa brasileira começou a notificar o que foi batizado de a “guerra dos pneus”. A briga, no entanto, já vinha acontecendo sem holofotes desde 1991, quando o governo federal proibiu a importação de produtos usados no Brasil.

O processo de reutilização do pneu não é barato, além do mais, não há cultura de remoldagem e recauchutagem. Para as indústriasremoldadoras brasileira, a vantagem estava em receber contêineres com material barato, alias muito barato, já que as empresas europeias arcavam com o custo. Como o mercado de recauchutagem europeu é quase inexistente, muitos pneus meia-vida de boa qualidade vinham direto ou praticamente direto para o mercado consumidor. No entanto, ambientalistas e a Anip acharam isso ruim. Para os ambientalistas, o passivo ambiental dos pneus usados no Brasil é muito grande para deixar que mais pneus cheguem ao país, em vez de procurar soluções para os problemas de resgate dos usados no Brasil.

Hoje os pneus descartados são usados em vários ramos como, por exemplo, em pavimentos e pisos de borracha, misturam em asfalto, no concreto, mantas de impermeabilização, entre outros.

• Bitucas de Cigarro

Existe uma preocupação com relação ao descarte das bitucas de cigarros que são geralmente jogadas da na rua pelos alunos da empresa. O lançamento de bitucas é um dos atos mais praticados por fumantes no Brasil. No entanto, esse resíduo aparentemente pequeno pode causar grandes danos ambientais e deve ser destinado corretamente.

É obvio que o local correto para o descarte das bitucas, deveria ser as bituqueiras, não as ruas. Ao entrar em contato com a água, as substancias que compõem o cigarro, como o arsênio, por exemplo, podem atingir lençóis freáticos ou até mesmo permanecerem armazenadas nas superfícies de plantas e animais. Segundo o biólogo Aristides Almeida Rocha, duas bitucas já são suficientes para contaminar o equivalente a um litro de esgoto.

Essas pequenas pontas de cigarro podem permanecer por até cinco anos na natureza até se decompor. Assim, mesmo que não entrem em contato com os recursos hídricos, os contaminantes podem atingir o solo ou prejudicar animais, que acabam se alimentando do material. Existe também a questão estética, já que é comum ver paisagens maravilhosas sendo estragadas por conta de bitucas jogadas no chão.

Nesse fator a empresa já tomou providencia solicitando a prefeitura a instalação de bituqueira na entrada da mesma. “O programa municipal de coleta de bitucas de cigarro de cigarro de Votorantim atingiu a marca de um milhão de bitucas coletadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com