TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Sala Do Educador

Ensaios: Projeto Sala Do Educador. Pesquise 787.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  2.878 Palavras (12 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 12

E5454e33rtdrte45wtrguESCOLA SÃO LUIZ (SALA ANEXA DA ESCOLA MUNICIPAL VIDA E ESPERANÇA).

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO

Projeto de Formação Continuada

apresentado à Secretária Municipal

de Educação.

Segmento : Professores e Funcionários do

Administrativo.

Coordenadora: Marly M° de U. Gonçalves.

UNIÃO DO NORTE - MT

2013.

INTRODUÇÃO

Este projeto tem como finalidade, a união da escola com a família.

A escola e a família compartilham funções sociais, políticas e educacionais, na medida em que contribuem e influenciam a formação do cidadão. Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento psicológico, de acordo com as expectativas de cada ambiente.

A família desempenha um papel importante na formação do individuo, pois permite e possibilita a constituição de sua essencialidade. É nela que o homem conceber suas raízes e torna – se um ser capaz de elaboração alargador de competências, próprias.

A família é, importante, a primeira instituição social formadora da criança. Dela depende em grande parte a personalidade do adulto que a criança virá a ser.

Se é na família que se constituem as alegrias, os objetivos do homem, é na escola que o individuo deve encontrar alicerce para sua formação elaborada. Porém, as coisas não acontecem como deveriam em contexto escolar. A escola tem sido em local de transmissão do saber e não de desenvolvimento de competências essas essências na inserção social. A escola deve ser um local de alegria e ampliação de vontades e desejo de aprender, pois na escola a criança recebe formação cultural tornando-se membro da sociedade.

Família e escola devem aliar-se no objetivo de formar um aluno capaz e “bem resolvido” afetivamente porque, é justamente neste fator, que estão as disposições em aprender e conhecer mais e mais, construindo e firmando o conhecimento em apoios realmente sólidos.

No contexto da educação, vem sendo discutida com maior ênfase, a necessidade de uma participação efetiva das famílias na instituição escolar.

A busca de conhecimento de como se relacionar com o aluno que possui dificuldade de aprendizagem escolar é de extrema importância para as famílias e educadores, pois adjetivando uma melhor interação com o referido aluno favorecerá seu desenvolvimento, superação ou minimização das dificuldades de aprendizagem.

Levar a família a participar da vida escolar do seu filho. Se a família passa a ter uma maior responsabilidade com a educação, é necessário, que as instituições família/ escola mantenham uma relação que possibilite a realização de uma educação de qualidade.

A escola tornou-se uma das mais importantes instituições sociais, na função de medir a relação entre individuo e sociedade. Essa função caracteriza – se pela transmissão cultural, de modelo sociais de comportamento, valores morais, socialização, enfim, a educação.

Metas

*Elaborar e executar subprojetos específicos em que a família tenha um papel importante na melhoria e no desempenho da aprendizagem dos educandos.

*Envolver a comunidade escolar através do trabalho cooperativo entre família e educadores.

*Organizar um dia da família na escola, onde educadores e educandos demonstrarão a importância de uma base educacional na família.

Referencial Teórico

Atualmente tem se buscado desenvolver uma discussão sobre a importância da participação da família na educação dos educandos.

O Ministério da Educação para conscientizar pais, educadores e toda a sociedade sobre esta questão, criar em 2011 o dia da família na escola.

A família é a primeira instituição social formadora da criança, assim sendo, torna-se óbvio que a instituição educacional escolar e familiar devem compartilhar e estabelecer uma relação direta, buscando juntos resolver problemas de aprendizagem e socialização, que os educandos apresentam.

É importante que a família e escola sejam parceiros comprometam-se com a educação das crianças e adolescentes, buscando trocas informações, traçar planejamentos, trabalhar numa mesma direção, e compreender o processo educacional como algo a ser compartilhado.

(DANIELA 2005 p.55.)

A importância da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com