TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Salas Ambientes

Monografias: Projeto Salas Ambientes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  2.774 Palavras (12 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 12

Unidade: Anhanguera Educacional Campus Marte – SP

Curso: Licenciatura História

Disciplinas Norteadoras: Leitura e Produção de Texto, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Projeto Salas Ambientes

A meta do projeto é criar um ambiente confortável e prazeroso, para que os alunos tenham estímulo para o aprendizado, pois é nesse estado que o aluno consegue se concentrar mais e está mais apto a aprender

A interação professor-aluno-conhecimento é apoiada pelos Espaços Alternativos com recursos didáticos ao alcance de professores e alunos em tempo real, com ambiente próprio para o aprendizado do trabalho em equipe.

A prática da mediação pode apresentar-se por meio de objetos e da organização do ambiente. Esse é um aspecto que mostra a relevância do Projeto Salas Ambientes. Elas funcionam como facilitadores da mediação do professor. O desenvolvimento cognitivo é produzido pelo processo da interação social com materiais fornecidos pelo ambiente de aprendizagem. O professor apresenta-se como dinamizador do encontro de estímulos externos com o interesse de cada aluno, levando-o a uma aprendizagem significativa.

Ambiente / Sala Temática

Usuários: Alunos e Professores

Recursos

Tecnológicos Justificativa e estratégia de uso

Objetivos Aplicações de Tecnologia assistivas

Computadores Essencial para uso de software de aprendizado Aprendizado da linguagem de programação LOGO, para desenvolver um raciocínio matemático nas crianças

Impressoras Laser Impressão de trabalhos Imprimindo o trabalho a criança e professor pode visualizar melhor seu conteúdo

Impressoras Braile Impressão de trabalhos Essencial para portadores de deficiência visual

Data show Exibição de filmes e documentários Através de filmes e documentários podemos aprimorar o aprendizado

Tapete Alfabético numérico encaixável ajudar a aumentar essa consciência do seu filho e o seu reconhecimento das letras observando as brincadeiras dele e construindo essas noções através delas. Alfabetização de crianças através de brincadeiras

Software de comunicação alternativa Assitiva A Tecnologia Assistiva visa melhorar a funcionalidade de pessoas com deficiência. Proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade. 1. Funções e Estruturas do Corpo e Deficiências

2. Atividades e Participações / Limitações de Atividades e Restrições de Participação

Alfabeto em Braile O sistema de leitura tátil e escrita braille é o mais completo, perfeito, seguro e eficiente meio de acesso à educação e à informação para a pessoa cega. permite a todos os indivíduos sobretudo adquirir conhecimento e cultura, elementos estruturais do progresso de uma nação e de promoção da cidadania.

Jogo da memória Desenvolver nas crianças as capacidades e oportunidades de:

-Praticar, escolher, preservar, imitar, imaginar, dominar, adquirir competência e confiança e autonomia Desenvolver o raciocínio rápido, a noção espacial e a memória fotográfica.

Dominó de frases Através do dominó podemos classificar e estabelecer relações em diferentes circunstâncias do contexto educacional. Os jogos estabelecem uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de entreter e de aperfeiçoar ao mesmo tempo.

Projeto “Esperança com tecnologias para a educação.”

Quem trabalha com educação sabe que o ofício exige empenho constante por parte de todos os integrantes da comunidade escolar. Cabe aos professores, alunos, direção e funcionários pensarem coletivamente para fazer da escola um ambiente cada vez mais agradável a todos; sendo assim, a sala de aula deve ser entendida como um lugar que deve propiciar o aprendizado. Por vezes são testadas estratégias que visam tais melhorias. Algumas experiências dão certo, outras nem tanto, mas tudo se justifica quando pensamos a Educação como um processo contínuo de construção/adaptação, cujo foco principal esteja centrado na melhoria da qualidade do ensino para todos (alunos, professores, coordenadores etc.).

Dia desses houve uma troca de e-mails entre alguns professores de um colégio estadual de Ensino Médio do Rio de Janeiro que defendiam o sistema de rodízio de alunos, em que, em vez de os professores mudarem de uma sala de aula para outra, quem muda são os alunos. Tal assunto já foi tema do fórum Discutindo da revista Educação Pública em 2009, mas a discussão continua. A seguir apresentamos o relato de alguns dos professores favoráveis ao rodízio dos alunos, bem como os motivos que justificam sua implementação.

Pedro Zille, professor de física da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, conta um pouco de sua experiência.

“Há aproximadamente dois anos (2009), no colégio estadual onde leciono, com a chegada dos computadores do projeto Conexão Educação, houve uma reunião de equipe (professores, coordenação e direção) para decidirmos o que fazer com relação à segurança e à preservação dos equipamentos que seriam instalados nas salas de aula. Nessa reunião decidiu-se que, como uma provável solução para evitar vandalismo e furtos, os professores permaneceriam em sala de aula e os alunos deveriam fazer o rodízio, a exemplo do que já acontece em outras escolas de Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro.

Após algumas semanas de implantação do sistema de rodízio dos alunos, constatou-se redução na quantidade de lixo e pichações nas salas de aula, o que era de se esperar, afinal de contas sempre haveria um professor em sala e quando ele não estivesse presente as salas estariam trancadas.

Um dos problemas levantados durante a reunião foi de que ficaria uma ‘baderna’

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com