TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto integrado multidisciplinar

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.226 Palavras (9 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 9

GF SPORT

PIM I

Projeto Integrado Multidisciplinar I para CURSO SUP DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA apresentado à Universidade Paulista – UNIP

SÃO PAULO - SP

2015

RESUMO

O presente projeto integrado multidisciplinar do CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA traz em seu contexto a análise da empresa GF Sport estruturada com base nas disciplinas cursadas nesse período: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática. As organizações devem atuar focadas nas metas e nos trabalhos a serem alcançados com vista a obter a geração de valor real a empresa. A empresa estudada GF Sport encerrou suas atividades por falta de uma administração correta. Este estudo tem por objetivo analisar tudo o que aconteceu com a GF Sport.

Palavra-chave: GF Sport, Comunicação, Empresa, Admnistração.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. A EMPRESA 6

3. FUNDAMENTOS DA ADMNISTRAÇÃO 6

3.1 PLANEJAMENTO 6

3.2 ORGANIZAÇÃO 7

3.3 CONTROLE 8

3.4 LIDERANÇA 9

4. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 9

4.1 COMUNICAÇÃO NA GF ESPORTES 10

5. TÉCNICAS DE INFORMATICA 10

5.1 IMPORTANCIA DA TECNOLOGIA 11

5.2 TECNOLOGIA ADQUIRIDA PELA EMPRESA 11

5.2.1 Gestão ambiental 12

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

7. REFERENCIAS 13

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) é de trazer em seu contexto a análise da empresa GF Sport estruturada com base nas disciplinas cursadas nesse período: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.

As informações foram obtidas através do estudo de caso disponível no manual deste PIM.

A GF Sport é uma empresa que atua no ramo x, atua de forma desalinhada, porém eficiente. Tem sua própria cultura e jeito de ser. A empresa não tinha uma hierarquia definida.

A mudança nos processos e falta de organização e admnistração acabou interferindo na cultura organizacional, o que interferiu na sobrevida da empresa.

Este projeto é de suma importância para o aprendizado profissional, pois é possível analisar e comparar a teoria ensinada em sala de aula com a realidade da organização. Trataremos de cada disciplina estudada em sala de aula ao decorrer deste projeto de forma concisa e clara para quem analisá-lo.

2. A EMPRESA

A GF Sport, era uma empresa que atuava no ramo de vestuários, fazendo vestidos e malhas de alta moda, qualidade e bom gosto, e encerrou suas atividades em 1960. Eram quatro sócios, sendo JC o principal sócio e o único que trabalhava com a parte administrativa.

A GF tinha cerca de 200 empregados e outro tanto de costureiras autônomas.

Fisicamente, a empresa ocupava dois prédios em um mesmo terreno. Um prédio ao fundo abrigava a fabricação de malhas. O outro prédio tinha quatro andares, sendo o andar térreo para toda a administração e almoxarifado e cada andar equivalia a uma fábrica de confecção de roupas completas. Cada um dos três andares tinha a equipe de modelistas, os seus programadores da produção e as diversas seções de confecção.

3. FUNDAMENTOS DA ADMNISTRAÇÃO

Administração é “o ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros”. Vimos, ainda, as funções do administrador.

As empresas podem se estruturar de acordo com o mercado em que atuam, por produto, processo, departamentos, clientes e formas mistas.

De acordo com Maximiano (1992, p. 56) organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seria inatingível para uma pessoa

3.1 PLANEJAMENTO

Toda responsabilidade pelo planejamento e pela organização do trabalho cabe ao gerente. Aos trabalhadores cabe a tarefa de implementar isso na prática.

Todo gerente realiza uma série de tarefas. Ele planeja, organiza, preenche vagas, coordena, motiva, controla e lidera. Entre estas atividades, a mais importante talvez seja o planejamento. Pois antes de planejar, o gerente precisa definir seu objetivo, montar a equipe ideal para atingi-lo, determinar as tarefas e os responsáveis por elas e os procedimentos esperados de cada um. Somente a partir destas ações poderá controlar e liderar o processo.

A GF Sport não tinha nenhum tipo de planejamento nem quanto a hierarquia, ninguém sabia quem “mandava em quem”.

3.2 ORGANIZAÇÃO

De acordo com Chiavenato (2002) a estrutura empresarial deve respeitar um modelo hierárquico para que cada um saiba o que e como fazer. Situação não observada na empresa, pois ela não apresenta organograma oficial.

Em sentido geral organização é o modo como se organiza um sistema. É a forma escolhida para arranjar, dispor ou classificar objetos, documentos e informações.

Em Administração organização tem dois sentidos:

• Grupo de indivíduos associados com um objetivo comum. Exemplo: empresas, associações, órgãos do governo, ou seja, qualquer entidade pública ou privada. As organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com