TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto integrado multidisciplinar

Por:   •  1/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.905 Palavras (12 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA

BRUNNO PERESTELO SILVA – RA 1520857

EDUARDO GAVA ANTONELI – RA 1525509

GRUPO PROGRAMAR

PIM II

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

2015

UNIVERSIDADE PAULISTA

BRUNNO PERESTELO SILVA – RA 1520857

EDUARDO GAVA ANTONELI – RA 1525509

GRUPO PROGRAMAR

PIM II

Projeto Integrado Multidisciplinar II para a obtenção do título de Tecnologia em Gestão Ambiental apresentado a Universidade Paulista – UNIP

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

2015

RESUMO

A escolha do Grupo Programar foi devido a empresa estar sempre atenta ao mercado atual e buscando melhorias em diversos setores buscando a excelência em todos os sentidos. O PIM II possui por objetivo analisar três assuntos considerados importantes para boa dinâmica empresarial: Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Recursos Materiais e Patrimoniais. Pode-se afirmar que a área de Recursos Humanos busca alinhar os interesses da empresa e dos trabalhadores. E o objetivo deste estudo é verificar como o Grupo Programar – empresa que atua há mais de cinqüenta anos no setor de beneficiamento de Mármore e Granito na cidade de Cachoeiro de Itapemirim/ES – decorre em relação a estas questões. A metodologia aplicada, trata-se de qualitativa de caráter bibliográfico e pesquisa de campo.

Palavras-Chave: Mercado - Matemática Aplicada – Economia.

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2. ECONOMIA E MERCADO        

2.1 ECONOMIA DE MERCADO NO GRUPO PROGRAMAR        

2.        MATEMÁTICA APLICADA        

3.1 MATEMÁTICA APLICADA NO GRUPO PROGRAMAR        

4. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS        

4.1 TABELA DE EVOLUÇÃO DAS ATIVIDADES PRODUZIDAS        

4.2 RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS NO GRUPO PROGRAMAR        

5. CONCLUSÃO        

6. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        

  1. INTRODUÇÃO

O Projeto Integrado Multidisciplinar - PIM II é requisito obrigatório para conclusão do  semestre do curso superior tecnológico em Gestão Ambiental da Universidade Paulista – UNIP, nele será apresentado na prática todo conhecimento adquirido em disciplinas de Recursos Materiais e Patrimoniais, Matemática Aplicada e Economia e Mercado, apresentando onde pode ser melhorado a gestão de uma empresa independente do segmento que ela pertença.

Este trabalho possui a intenção fazer a inter-relação das disciplinas cursadas no PIM II com o Grupo Programar. Desta forma, foi realizado uma visita a empresa com intenção de conhecer melhor sua estrutura e funcionamento.

O Grupo Programar é uma empresa familiar, que já esta em sua terceira geração, localiza-se na Rodovia a Rodovia ES 164, Fazenda Cachoeira Alegre, município de Cachoeiro de Itapemirim, estado do Espírito Santo, possui mais de 50 anos de funcionamento. È totalmente voltada para o setor de mármores e granitos, desde a extração da matéria prima, até o ciclo completo de desdobramento e beneficiamento dos produtos, a empresa busca incessantemente, novas técnicas de extração e modernas instalações industriais para melhor atender seus clientes.

        O principal objetivo do PIM é relacionar as matérias estudadas com a realidade observada na empresa, apresentando dados e fatos importantes  no contexto atual da empresa diagnostica.

As disciplinas relacionadas a este PIM são: Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Recursos Materiais e Patrimoniais.

        Economia uma ciência que se atenta com aspectos sociais de pessoas e grupos no mundo das relações entre a demanda por recursos e a escassez dos mesmos. Deste modo a economia interage com o mercado levando em consideração: a demanda, a oferta e a escassez.

        A matemática aplicada é voltada para conceitos e aplicações matemáticas básicas e necessárias ao desenvolvimento-amadurecimento do raciocínio matemático, de forma contextualizada, capacitando e qualificando para continuidade de sua formação em disciplinas mais avançadas do programa.

        Recursos Materiais e Patrimoniais é definida como um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa que são destinadas a suprir as várias unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições.

2. ECONOMIA E MERCADO

A economia tem opiniões importantes e possuem por base: escolha, escassez, necessidades, recursos, produção e distribuição. É primordial para análise de problemas decorrentes, é o estudo dela que indica o rumo que a empresa deve seguir, com a finalidade de aumentar a produtividade, melhorando o desempenho da empresa, aplicando os recursos corretos.

O Dicionário Aurélio (2005) define o termo economia como: “S.f. Organização de uma casa, financeira e materialmente: economia doméstica. / Gestão onde a despesa é bem proporcionada: viver com economia. / Conjunto das atividades de uma coletividade humana, relativas à produção e ao consumo das riquezas. // Economia concertada, sistema econômico intermediário entre a economia liberal, que supõe ausência de qualquer intervenção estatal (salvo para velar pela livre concorrência), S.f.pop. Dinheiro economizado: viver de suas próprias economias.”

ROSSETTI (1995) define atividade econômica como sendo como conjunto das operações que consistem em utilizar os recursos disponíveis para a produção de bens econômicos, bens que são raros em relação às múltiplas e variadas necessidade dos consumidores.

Logo, economia é a Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos. (Bergo, 2011).

De acordo com NUNES (2006) o mercado é o “local” onde é possível encontrar o comprador e o vendedor, e através dessa compra e venda que potencializado poder a negociação que determinam o preço e a quantidade do bem a ser negociado/trocado entre ambos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (165.8 Kb)   docx (311.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com