TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos Preliminar

Trabalho Universitário: Projetos Preliminar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETOS PRELIMINARES

INTRODUÇÃO

Dentro de um segmento tão importante e relevante para qualquer economia como é a construção civil, e tratando-se de uma atividade que envolve altíssimos investimentos e resulta na produção de bens de alto valor agregado, em um mercado altamente competitivo e dinâmico, não é difícil avaliar a importância de termos uma ferramenta prática, ágil e eficiente para auxiliar na tomada de decisões, possibilitando fazermos uma análise prévia da viabilidade e rentabilidade provável de um empreendimento, ainda nas fases iniciais do estudo, quando, normalmente, só dispusemos de um esboço do projeto arquitetônico. Dispor destas ferramentas já na fase de análise preliminar é fundamental por dois aspectos principais. Em primeiro lugar por se tratar da fase inicial onde há total margem para atuação, realizando ajustes e modificações ou até mesmo a adoção de um novo modelo completamente diferente. Em segundo lugar, porque todas as melhorias possíveis de serem obtidas no decorrer do processo, nas diversas fases seguintes, tais como concepção, coordenação e gerenciamento dos projetos complementares e gestão da obra, estão diretamente relacionadas, e principalmente, condicionadas pelo projeto arquitetônico.

DESENVOLVIMENTO

Sabemos que para se executar qualquer projeto devemos antes de mais nada, realizar uma entrevista com o interessado em executar qualquer tipo de construção. Devemos considerar que geralmente o cliente é praticamente leigo, cabendo então ao profissional orientar esta entrevista, para obter o maior número possível de dados. Nesta entrevista deve-se entender o que o cliente quer e como quer, ou seja, deve-se conversar sobre o projeto.

Após o projeto ser definido e aprovado pelo cliente, entra a parte chamada de estudos preliminares. É nesta etapa que será estudado o projeto conforme suas necessidades e possibilidades, afim de se confirmar se o projeto pode ou não ser executado ou se necessitara de alguma mudança para que o projeto para que o mesmo ocorra.

A primeira etapa do estudo preliminar é a escolha do terreno conforme o projeto e a sua negociação. Devem-se procurar terrenos que condizem com o projeto e as condições do cliente. Em outras palavras precisamos encontrar um terreno que seja adequado ao projeto e esteja dentro do orçamento do cliente.

Para a escolha do terreno devemos levar alguns critérios em consideração, são eles:

a) Deve-se identificar no local o verdadeiro lote adquirido segundo a escritura, colhendo-se todas as informações necessárias;

b) Verificar junto a Prefeitura da Municipalidade, se o loteamento onde se situa o terreno, foi devidamente aprovado e está liberado para construção;

c) Números das casa vizinhas ou mais próximas do lote;

d) Situação do lote dentro da quadra, medindo-se a distância da esquina ou construção mais próxima.

e) Com bússola de mão, confirmar a posição da linha N-S.

f) Verificar se existem benfeitorias.(água, esgoto, energia)

g) Sendo o terreno com inclinação acentuada, em declive, verificar se existe viela sanitária vizinha do lote, em uma das divisas laterais ou fundo;

h) Verificar se passa perto do lote, linha de alta tensão, posição de postes, bueiros, etc...

i) Verificar se existe faixa de não construção

j) Verificar a largura da rua e passeio.

Depois da escolha do terreno que condiz com o projeto é realizada a limpeza do terreno, o levantamento topográfico e o levantamento das medidas do terreno, para que se possa executar a planta do terreno e em seguida passar de esboço do projeto para o projeto.

A limpeza do terreno é feita afim de proporcionar um melhor levantamento tipográfico e levantamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com