TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta Preliminar de Projeto: Tomada Inteligente

Por:   •  24/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Proposta Preliminar
de Projeto

Título do Projeto: 

Tomadas Inteligentes

Nome do grupo:

TechSave

Área de atuação:

Automação Residencial

Coordenador: JARDEL ARAUJO

Telefone: 

1234-5678

e-mail: 

jardelunit@gmail.com

Líder: Matheus Eusek

Telefone: 

9161-0246

e-mail: 

eusek2@hotmail.com

Vice-Líder: Rammyres Cezar

Telefone: 

9801-0560

e-mail: 

Pesquisador: Camila Rocha; Marcos Matheus.

Telefone: 

8868-1545

9633-1503

e-mail: 

zombie.milla@gmail.com
marcos_matheus16@hotmail.com

Relator: Caio Lucas.

Telefone: 

8807-9872

e-mail: 

caio.vish1@hotmail.com

Design: Bruno Andrade; Vinicius Gonçalves.

Telefone: 

9965-5047

9932-1396

e-mail: 

brunofelipe900@gmail.com
viticius_94@hotmail.com

Cronograma Físico-Financeiro: 

Objetivo Geral:

    Apresentar um dispositivo que auxilie no gerenciamento do consumo de energia em uma residência, com a finalidade de reduzir o consumo de energia elétrica e os riscos de acidentes causados pelo esquecimento de dispositivos ligados à tomada.

Objetivo Específico:

    O dispositivo deve ser de baixo custo, produção local e de larga escala, além de acessível a todas as classes sociais.

Revisão Bibliográfica:

    Em tempos de crise econômica, a inflação tem se tornado um grande inconveniente para os cidadãos brasileiros: segundo dados fornecidos pelo IBGE, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) somou 8,47% nos últimos 12 meses. A principal fonte desta inflação foi o aumento dos preços administrados pelo poder público: combustível, contas de água e energia. Esta última, causada pelo baixo nível de água nos reservatórios das usinas, é responsável por um aumento médio de 33% na conta de energia para clientes residenciais (1).

    Com essa perspectiva, a alternativa para o cidadão brasileiro é reduzir o consumo de energia e tentar reduzir o impacto da inflação no orçamento doméstico. Segundo um levantamento da ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia), mais de 10% da energia elétrica do país e desperdiçada, sendo os grandes responsáveis por esse desperdício o esquecimento de aparelhos ligados na tomada e o consumo em stand by (que pode corresponder a até 20% do valor de uma fatura) (2).

    Segundo um levantamento feito pela Proteste – Associação de Consumidores, no Rio de Janeiro e em São Paulo, com mais de 100 tipos de aparelhos, é revelado que deixar o micro-ondas ligado na tomada pode gastar, por ano, quatro vezes mais energia do que quando usado na potência máxima por 20 minutos ao dia. O teste prova que deixar os eletrodomésticos no modo de espera, na tomada ou com a luz vermelha acesa, aguardando o acionamento por controle remoto, gera mais despesa na conta de luz, além de impactar o planeta. Além do aumento desnecessário na conta de energia, aparelhos como ferro de passar ou chapinha esquecidos na tomada ou até mesmo celulares carregando também são a principal causa de princípios de incêndio em áreas residenciais (2).

    A plataforma Arduino é utilizada por muitos programas educacionais em todo o mundo, especialmente por designers e artistas que desejam criar facilmente protótipos, ela é bastante utilizada por não necessitar de compreensão profunda sobre os detalhes técnicos por trás de suas criações. (3).

    Em termos práticos, um Arduino é um pequeno computador que você pode programar para processar entradas e saídas entre o dispositivo e os componentes que estejam conectados a ele externamente (4).

Resumo/Justificativa:

    Tendo em vista os problemas acima apresentados, faz-se a necessidade de uma melhor administração do uso de aparelhos eletrônicos. Uma das soluções já existentes é a utilização de “tomadas inteligentes”: dispositivos que são conectados à tomada da residência onde são ligados os aparelhos eletrônicos, sendo possível configurá-las para ligar e desligar em horários programados, de acordo com uma demanda específica ou com detecção de presença, além de tornar possível o monitoramento do consumo através de um software no computador ou smartphone.

    Tais dispositivos já estão à venda no mercado, mas devido ao alto preço causado pela necessidade de embutir uma grande quantidade de recursos em um mecanismo portátil ele se torna inacessível para o cidadão com médio ou baixo poder aquisitivo, que são os mais afetados pelo cenário econômico atual. Diante desta questão, surge a necessidade da criação de um dispositivo semelhante, porém com custo reduzido e que possa ser vendido em larga escala para consumidores de todas as classes sociais. Tal objetivo pode ser alcançado através da remoção de recursos que podem ser considerados supérfluos (como detecção de presença, por exemplo) e na produção nacional dos dispositivos, o que representaria uma redução significativa dos gastos com materiais de produção e tarifas de importação.

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (150.9 Kb)   docx (761.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com