TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedade Dos Materiais

Monografias: Propriedade Dos Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

Os diferentes materiais que estão ao dispor do Homem possuem um conjunto de propriedades que os recomendam para uma determinada aplicação em particular. Os requisitos que essa aplicação exige condiciona, assim, a utilização de um ou de outro material. As propriedades dos materiais podem agrupar-se nas seguintes grandes famílias:

Propriedades Ambientais;

Propriedades Físicas;

Propriedades Químicas;

Propriedades Tribológicas.

Algumas das propriedades dos materiais dependem da quantidade de material, tais como a massa, a energia e a entropia; são designadas por propriedades extensivas. Outros tipos de propriedades não dependem da quantidade de material, tais como a plasticidade, a viscosidade e a tensão de rotura; este tipo de propriedades são designadas por intensivas. A divisão das propriedades dos materiais em extensivas e intensivas poderá considerar-se uma forma de classificação muito restrita.

Muitas propriedades dos materiais não são, de um modo geral, constantes. As diferentes propriedades são determinadas em ensaios, que podem ser realizados nas mais variadas condições, nomeadamente, de temperatura, humidade e tempo (velocidade de execução do ensaio), com provetes de diferentes tipos, utilizando diferentes métodos, etc. Estes serão factores alheios ao próprio material.

Independentemente dos factores externos, alguns tipos de materiais apresentam valores das propriedades constantes, qualquer que seja a direcção considerada; são os materiais designados por isotrópicos. Exemplos: o aço, o betão e alguns tipos de compostos de borracha e todos os tipos de sólidos amorfos.

Os materiais designados por monotrópicos são um caso particular dos materiais isotrópicos. Neste tipo de materiais, os valores das propriedades apresentam características de simetria relativamente a planos paralelos e a planos perpendiculares a um eixo, o qual constitui a direcção de monotropia. Exemplo: a madeira e alguns tipos de materiais compósitos.

Outros tipos de materiais apresentam propriedades que variam com a direcção considerada; são os chamados materiais anisotrópicos. Nalguns tipos de materiais, esta anisotropia não se observa em todas as direcções: é o caso dos materiais ortotrópicos. Neste tipo de materiais, as suas propriedades são diferentes em direcções perpendiculares entre si, isto é, existe simetria de propriedades em relação aos três planos perpendiculares aos chamados eixos de ortotropia. São exemplos de materiais ortotrópicos, alguns tipos de compósitos de matriz plástica reforçada com fibras de vidro ou de carbono.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com