TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades Dos Fenois

Artigo: Propriedades Dos Fenois. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  1.346 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Os fenóis são compostos orgânicos que possuem o grupo hidroxila - OH ligado de forma direta ao carbono do núcleo benzênico.

Os fenóis podem ser classificados de acordo com o número de hidroxilas em três tipos diferentes:

- monofenóis: compostos que possuem apenas uma hidroxila na molécula;

- difenóis: apresentam duas hidroxilas na estrutura molecular;

- trifenóis: esses já contam com três hidroxilas na molécula.

Propriedades físicas dos fenóis: Encontram-se na forma sólida e são incolores. A solubilidade dos fenóis em soluções alcalinas é muito grande, já na água é menor e em alguns casos chega a ser insolúvel.

Na natureza os fenóis são retirados do alcatrão da hulha, esse composto é usado para fabricar resinas, explosivos e corantes, entre outras aplicações. A propriedade antisséptica de fenóis é explicada pela ação bactericida, aliás, essa é uma importante característica dos fenóis que causou uma revolução no ano de 1870. O fenol foi usado como antisséptico naquele ano e permitiu salvar muitos pacientes com infecção pós-operatória, com isso se tornou o primeiro antisséptico a entrar no organismo.

A partir da descoberta antisséptica dos fenóis, a utilização para esse fim foi se disseminando e atualmente é usado como bactericida, compostos fenólicos como o espadol, creolina, e lisol são desinfetantes devido ao mecanismo que possuem de coagularem proteínas de microrganismos.

Características químicas: em relação à acidez de fenóis, podemos afirmar que são mais ácidos que os álcoois. Essa característica é em razão do caráter da hidroxila presente nos fenóis, essa molécula em meio aquoso se desintegra e dá origem à ionização que deixa a solução com acidez elevada.

METODOLOGIA APLICADA

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

• Solubilidade e Características Ácidas

1- Em um tubo de ensaio, foram colocados 2mL de fenol. Depois foi depositado no fenol duas fitas de papel de tornassol uma azul e outra rosa, onde, testamos a solução para saber se o meio era ácido ou básico.

O papel de tornassol azul, sofreu alteração em sua coloração ficando rosa, indicando que a substancia apresenta pH baixo, ou seja, ácido. Enquanto o rosa não sofreu nenhuma alteração.

2- No tubo 2 (dois), com o auxílio de uma pipeta, colocamos 2mL de solução de fenol a 1% em um tubo de ensaio, posteriormente, com um conta gotas, acrescentamos um gota da substancia de Fenolftaleína. Adicionamos também 3 (três) gotas de uma solução diluída de Hidróxido de Sódio (NaOH), com agitação.

Após a adição da solução diluída de NaOH, notamos a presença da coloração rosa claro no líquido. Isto ocorreu devido a uma reação de neutralização de um ácido fraco com uma base forte, formando um sal básico em solução aquosa.

3- Já no tubo de ensaio 3 (três), repetimos o experimento 2 acima, substituindo a solução fenólica por 2mL de álcool etílico (Etanol). Acrescentando uma gota de Fenolftaleína e mais 3 (três) gotas de solução de NaOH diluída.

Diferente do experimento 2, a coloração obtida tornou-se roxo ou púrpura, uma cor mais intensa que a anterior. Isto ocorreu pelo fato da substância estar muito alcalina.

4- No 4º (quarto) tubo de ensaio, colocamos 2mL de solução fenólica, sempre com o auxílio da proveta, acrescentamos mais 2ml, só que agora com uma solução de Bicarboneto de Sódio (NaHCO3), por fim, agitamos a solução.

Após a adição de NaHCO3 a 5%, a solução tornou-se gelatinosa, com o passar do tempo a solução foi perdendo a sua viscosidade, tornando-se mais liquida.

5- Neste experimento, substituímos a solução fenólica por 2mL de Ácido Acético (CH3COOH).

Diferentemente do experimento 4 (quatro), a solução apresentou sua consistência mais liquida quando comparada com a anterior. Isso ocorreu por que o Íon acetato e o íon sódio não reagem entre si, permanecendo da solução.

Questionário:

A) O fenol neutraliza a solução de hidróxido de sódio? Escreva a equação de reação entre o fenol e o hidróxido de sódio.

Devido o fenol ter caráter ácido, ele neutraliza o hidróxido de sódio, e isso foi demonstrado através da mudança de coloração da solução.

Equação demonstrada abaixo:

B) O álcool etílico neutraliza a solução de hidróxido de sódio? Por que?.

Não, pois ambos são compostos básicos e fortes, e a neutralização é usada somente para reações entre ácidos e bases de Arrhenius e de Brönsted-Lowry.

C)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com