TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades Dos Materiais

Casos: Propriedades Dos Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 6

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRN, Campus Apodi.

Curso técnico de Biocombustíveis.

Disciplina: Química Experimental.

Pratica nº 2

Propriedades Físicas

Aluna: Lourena Barbosa Cavalcante Paiva

Professora: Luciana Bertini.

Turma: 2.8422.1M.

Julho, 2010

Introdução

Transformação física ou fenômeno físico é toda mudança que ocorre em um sistema em observação, quando esta não transforma a matéria em sua identidade. Uma mesma substância, por exemplo, a água, pode apresentar-se em diferentes estados físicos, isto é: na forma sólida, líquida e gasosa. Esses estados são denominados estados físicosda matéria.

As propriedades físicas da matéria dividem-se em duas categorias principais: intensivas e extensivas. Tanto a massa como o volume são duas grandezas extensivas. Isto significa que seu valor depende do tamanho do corpo. Por exemplo, um litro de água irá ter a massa e o volume bem menores que toda a água de uma piscina olímpica. Contudo, a razão entre estas duas propriedades extensivas, massa e volume, resulta em uma propriedade intensiva, ou seja, que independe do tamanho da amostra. Considerando o mesmo exemplo da água, tanto a presente em um litro como a da piscina, nas mesmas condições de temperatura, terão densidades equivalentes. A massa é uma propriedade fundamental e intrínseca de qualquer amostra de matéria. Ela é uma medida direta de quanta matéria há na amostra. O volume de uma amostra de matéria é o seu tamanho ou extensão tridimensional, isto é o volume de uma amostra de matéria nada mais é do que quanto de espaço que ela ocupa. A determinação do volume de uma amostra de matéria nem sempre é simples. Se a amostra for sólida e possuir uma geometria bem definida, basta conhecer os parâmetros necessários para o cálculo do volume. O volume de uma amostra ao contrario de sua massa, varia com a temperatura. A maioria das medidas volumétricas é feita à temperatura ambiente; assim, a maioria dos equipamentos volumétricos é calibrada para a temperatura de 20°C. Portanto, sempre que se utiliza um equipamento volumétrico deve-se observar o valor da temperatura de calibração, que vem escrito no equipamento. Isto é necessário, pois, se a temperatura ambiente for diferente da temperatura na qual o equipamento foi calibrado, forçosamente haverá um erro adicional no volume medido.

A densidade é umas das propriedades que caracterizam uma substância, onde é uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade específica. A densidade é a razão da massa pelo volume de um corpo. Trata-se de uma propriedade física que permite a identificação de uma substância ou material.

Densidade =

m = massa da substância em gramas

V = volume da substância em cm3

d = densidade em g/cm3 ou g/mL

A densidade dos sólidos nem sempre é maior que a dos líquidos e também as dos gases. Ou seja, para a medição da densidade de um objeto qualquer precisamos saber a sua massa e volume, onde a massa pode ser medida por uma balança. Os sólidos contém consistência muito alta na qual vai resultar uma grande quantidade de massa num volume pequeno, pois suas moléculas se encontram muito unidas uma das outras. E se tivermos densidades diferentes com o mesmo nível de água a maior densidade desloca no menor volume, pois tem mais massa em um volume pequeno. A densidade dos líquidos é medida, diretamente, através de densímetros, como os existentes em postos de gasolina. De acordo com as densidades, os produtos do petróleo podem ser classificados em leves (baixa densidade ou menos densos) e pesados (alta densidade ou mais densos).

2. Objetivos

Determinar a densidade de amostras sólidas pelo método direto;

Determinar a densidade de amostras sólidas pelo método indireto;

Determinar a densidade de amostras líquidas.

3. Pré-Laboratório

Valores da literatura da densidade dos metais:

Densidade dos metais

Metais

Densidade (g/cm³)

Alumínio (Al)

2,7

Cobre (Cu)

08/09/10

Chumbo (Pb)

11.4

Ferro (Fe)

7.8

Ouro (Au)

19.3

4. Procedimentos experimentais

O procedimento experimental foi dividido em três partes: A, B e C.

Parte A: Determinação de densidade de sólidos por leitura indireta de volume.

No inicio da parte A foi pesado o frasco de vidro com tampa, limpo e seco em uma balança analítica, e logo após foi inserido no mesmo, água destilada de forma que ao tampá-lo a água transborde para garantir que não fiquem bolhas de ar entre a tampa e a superfície da água e enxugado bem a parte externa do frasco para que fosse pesado posteriormente, em seguida foi determinado o volume do frasco, considerando a densidade da água (1g/mL).Pesando uma amostra do metal, em um vidro relógio e depois transferido para o frasco de vidro que contém água destilada. Permanecendo o metal no frasco foi preenchido o recipiente com água até transbordar, colocando a tampa em seguida e enxugando por fora, para verificar o peso do frasco contendo o metal e a água. Foram observados e anotado os resultados.

Parte B: Determinação de densidade de sólidos por leitura direta de volume.

Foi pesado cuidadosamente uma amostra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com