TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protecoes Colares

Trabalho Universitário: Protecoes Colares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.640 Palavras (7 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera

Conforto Ambiental:

Proteções Solares

Aline Deise Gomes Siqueira RA: 4658893659

Erinaldo Pereira Zuza RA:

Lucas RA:

Lucas Camargo RA: 4677895778

Raissa Menezes Biazi RA: 4200075513

Índice

• Introdução 3

• Proteções Solares 4

• Materiais empregados na construção das proteções solares 5

• Exemplos de Proteções Solares 6

• Conclusão 18

• Fonte 19

Introdução

Esse trabalho tem por objetivo proporcionar tanto para o leitor como aos alunos que realizaram o mesmo maior conhecimento sobre o tema abordado.

Uma breve explicação sobre o que são proteções solares, tipos de proteções e como elas funcionam nas edificações.

Proteções Solares

As proteções solares são componentes arquitetônicos também chamados de “dispositivos de proteção solar”, “protetores solares” ou “quebra-sóis”.

São usados quando a radiação direta não e desejada, elementos que sombreiam , reduzindo a incidência de insolação sobre construções e seus exteriores, proporcionando melhores condições de temperatura e incidência luminosa. Existem vários tipos de proteções solares a serem utilizadas, que varia de acordo com o estudo da geometria solar da região, obtendo assim o dispositivo que melhor se adapta a necessidade da edificação e local.

Materiais empregados na construção das proteções solares

Os materiais usados na construção das proteções solares podem variar de acordo com situações especificas de cada edificação.

O brise, por exemplo, pode ser feito de diversos materiais, como madeira, concreto, alumínio, zinco e até mesmo o vidro, com lâminas fixas ou móveis.

Para proteção contra radiação solar, os materiais devem ser avaliados quanto à refletividade e condutividade térmica. A refletividade de um material depende de sua cor e textura, cores claras e superfícies brilhantes refletem mais radiação do que as escuras e texturadas. Bons materiais de isolamento normalmente têm em sua composição espaços vazios com ar.

Materiais com massa elevada, como alvenaria, absorvem e armazenam melhor o calor, retardando a transmissão de calor.

Exemplos de Proteções Solares

Cobogó

O cobogó é uma criação brasileira, patenteada em 1929 por 3 engenheiros, recebeu esse nome pela junção das primeiras sílabas dos sobrenomes de seus criadores: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis.

Elemento vazado que pode ter variados formatos e tamanhos, inicialmente era feito com concreto, hoje em um tempo mais moderno com tecnologia avançada pode ser feito com outros materiais como, madeira, vidro, plástico, metal e etc.

Sua função e garantir a passagem de luz, sem tirar a privacidade de seus usuários, permitindo a ventilação sem grandes ventos. Pode ser utilizado na divisão de ambientes ou no fechamento, de maneira suave com jogo de sombra e luz. Tem economia de energia, pois filtra o sol e garante permanente ventilação.

Presente em obras de Lucio Costa:

Parque Guinle (1948-1954) no Rio de Janeiro projeto de Lucio Costa.

Muito usada por Oscar Niemeyer em suas obras, Brasília se destaca, por possuí-las em fachadas de vários prédios residenciais.

Usado também em obras contemporâneas:

Casa Cor Brasília 2010 - Domo Arquitetura

Marquises

Marquises são estruturas em balanço formadas por vigas e lajes ou por apenas uma laje, localizadas na parte externa da edificação, frequentemente sobre o pavimento térreo do edifício. Este dispositivo muito conhecido como proteção a pedestres e partes externas das edificações, também tem sua função em proteger a parte interna da construção quanto a chuva e insolação. Pode situar-se apenas na entrada principal do prédio ou se estender por toda a sua fachada ou laterais. O seu uso é mais comum em edifícios comerciais ou de serviço. Normalmente, são projetadas com a função arquitetônica de cobertura e proteção de “halls” de entrada das construções.

Deve se tomar grande cuidado na construção deste tipo de proteção, pois como se trata de uma estrutura em balanço, quando não projetada corretamente pode acarretar o desabamento da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com