TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protecção de estabilidade - recolha de resíduos sólidos industriais

Projeto de pesquisa: Protecção de estabilidade - recolha de resíduos sólidos industriais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 7

Protejo Sustentabilidade - Coleta de Resíduos Sólidos Industriais

Objetivo geral: Proporcionar ações para diminuir os impactos da poluição, realizadas pelas indústrias, visando a reciclagem, reutilização e redução do lixo jogado no ambiente em que vivemos para garantir melhores condições para o desenvolvimento dos aspectos econômicos, culturais e sociais e ambientais.

Objetivo Específico: Avaliar desenvolvimento sustentável no meio ambiente, identificando ações empreendidas para diminuir os impactos da poluição, realizadas pelas indústrias.

Público Alvo: Colaboradores diretamente e indiretamente ligados ao processo de produção de resíduos em indústrias. Empresários interessados em práticas sustentáveis, para gerar economia e melhorar a imagem da empresa no mercado.

Introdução

Os resíduos industriais constituem um problema ambiental e o seu gerenciamento deve ser conduzido de forma adequada, seja pela sua disposição final ou pela reciclagem, isto exige que seja implementado a conscientização ambiental, exigindo das empresas produtos e processos menos agressivos ao meio ambiente, ou seja, produzir de modo sustentável, aumentar a produtividade e diminuir custos tornou-se uma necessidade para as empresas sobreviverem e manterem-se competitivas no mercado, de forma que o desenvolvimento sustentável e a produção mais limpa aparecem como propostas para minimizar os impactos ambientais e contribuir para a satisfação destas necessidades na empresa. Neste projeto frisamos a importância em se investir em sustentabilidade, para não prejudicarmos ainda mais o meio ambiente em que vivemos as grandes empresas já tomaram consciência dessa responsabilidade e estão investidos nesta causa para a preservação do nosso planeta. Sendo que as empresas estão cada vez mais adotando as práticas sustentáveis, o que torna uma necessidade para se manterem ou conquistarem novos espaços, através do desempenho econômico e ambiental de seus produtos e serviços. No decorrer dos dias as questões relacionadas ao meio ambiente são de extrema importância, fazendo com que a busca por estratégias alternativas de redução de custos seja inserida na missão e política interna da empresa. Uma vez que a extração de matéria-prima destinada a produzir produtos, destrói ecossistemas, vegetação, desperdiça e polui os mananciais d’água e os resíduos que sobram da produção e do consumo, quando não é gerenciado adequadamente contamina os solos e as águas, gerando grandes prejuízos sociais e econômicos para a sociedade. Desta forma a implantação de práticas sustentáveis é a melhor forma de redução de custos, e ao mesmo tempo atende as necessidades e a preocupação com o meio ambiente. Assim, o desafio deste projeto é sugerir melhores práticas pautadas na sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Sustentabilidade na Indústria

A J&R – Indústria e Comércio de Artigos Domésticos J&R LTDA, tem uma grande variedade de produtos domésticos, utilizando como matéria-prima: alumínio, plástico, papelão, localizada em São José dos Campos, é uma empresa de grande porte, possui atualmente 1000 colaboradores. A empresa busca por um projeto sustentável, sendo que o desenvolvimento sustentável veio como uma solução, de forma que a mudança dos padrões de produção e consumo é um ponto chave para a sociedade caminhar rumo ao desenvolvimento sustentável para amenizar estes problemas, pois ele visa ao equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e o meio ambiente, como um pilar que sustenta o desenvolvimento econômico, científico e tecnológico e a preservação ambiental. A empresa por sua vez viu-se obrigada a buscar novas alternativas para dar continuidade em suas atividades e, preocupada com as questões ambientais implementa a aplicação dos 4 Rs:

- Redução do Consumo: Pensar antes de comprar e racionalizar o consumo, recusar embalagens desnecessárias, evitar o desperdício, gerar menos lixo, escolher produtos mais duráveis;

- Reutilização: Aumentar a vida útil dos materiais, adiando sua reciclagem ou disposição final;

- Reciclar: Ajudar a produzir um novo material a partir do material usado, permitindo que o lixo volte ao ciclo produtivo como matéria-prima e economizando recursos naturais.

- Reeducar: Se cada um se esforçar e mudar seus hábitos, estará fazendo a sua parte para preservar o planeta.

Justificativa

A necessidade e comprometimento com a conservação e preservação do meio ambiente e qualidade de vida da sociedade são incentivos para a inclusão das práticas sustentáveis na reflexão estratégica das empresas. Sendo que estas práticas constituem-se uma nova e diferenciada visão de operação empresarial, resultando em grandes retornos financeiros, sociais e ambientais.

De modo que, este projeto busca satisfazer as necessidades da empresa em desenvolver suas operações dentro do princípio da sustentabilidade, sendo que suas ações, tanto internas como externas, devem caminhar pelo princípio da economia, do atendimento das necessidades sociais, não apenas dos funcionários como da comunidade que está inserida, e do meio ambiente.

Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais

Os resíduos sólidos industriais de acordo com a norma técnica NBR – 10.004/ 2004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sólidos são definidos como quaisquer resíduos que se apresentam nos estados sólido e semi-sólido resultantes de atividades da industria, domiciliar, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos d’água, ou exijam para isso soluções técnica e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com