TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proteinas

Projeto de pesquisa: Proteinas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

PROTEÍNAS

As proteínas são macromoléculas biológicas mais abundantes, formam-se a partir da ligação covalente de um grupo relativamente pequeno de aminoácidos alternando combinações e sequências deste, através da ligação peptídea. Medeiam praticamente qualquer processo que ocorra em uma célula, exibindo uma diversidade de funções.

Aminoácidos

Os aminoácidos constituem a principal base para formar as proteínas. No organismo humano existem 20 aminoácidos diferentes, sendo 8 essencias (obtido através dos alimentos) e 12 não-essenciais ( produzido pelo organismo). Os aminoácidos são formados por um grupo amina (NH3+), um grupo carboxila(COO-) e hidrogênio (H) que se diferem apenas pelo radical (R) ou cadeia lateral:

O radical é responsável pelo nome, carga, polaridade e capacidade tampão do aminoácido.

Ligação peptídica

Ocorre entre dois ou mais aminoácidos, sendo que haverá ligação do grupo carboxila de um grupo com o grupo amina de outro. Provocando a desidratação, ou seja, perda de uma molécula de água, assim o aminoácido passa a ser denominado resíduo de aminoácido. A ligação peptídica é muito forte e para ser quebrada é necessário que seja submetida a acidez (Ph menor que7 ) e aquecimento (90 -100°C).

Denomina-se peptídeo a união pelo menos dois aminoácidos, oligopeptídeo tem de 2 a 9 aminoácidos ligados e polipeptídeo é a união de 10 ou mais aminoácidos ligados por ligação peptídea.

Proteína

As proteínas são classificadas de acordo com suas formas proteicas, e relacionamse diretamento com a função que exercem.

- Proteínas globulares: são enoveladas, solúveis e têm difusão facilitada.

Possuem função:

Enzimática, nutritiva, defesa, reguladora e transportadora.

- Proteínas Fibrosas: constituem-se por um filamento comprido, elastico e insolúvel.

Possuem função:

Contração e motilidade e estrutura e proteção.

As proteínas possuem quatro níveis estruturais: primário, secundário, terciário e quaternário.

...

Baixar como  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »