TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A proteína animal

Tese: A proteína animal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  Tese  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 3

Qualidade de vida é um conceito que vem transformando a maneira de pensar e agir da sociedade contemporânea. Essa questão tem se revelado, no dia-a-dia, em atitudes mais firmes e conscientes em relação ao próprio corpo. E foi nesse contexto que AdeS surgiu e conquistou posição de destaque no mercado de alimentos em vários países. No Brasil, a bebida à base de soja ampliou o leque de opções do consumidor interessado em manter uma dieta rica e equilibrada, compatível com o ideal de vida longa e saudável.

A história

A proteína animal (presente em carnes, leite e derivados e ovos) é considerada de elevado valor biológico, pois contém todos os aminoácidos necessários para o bom funcionamento do organismo. Entre os vegetais, porém, a soja é o único com essa propriedade. A planta já era cultivada pelos chineses antes da era cristã, sendo conhecida inclusive por suas propriedades medicinais. Baseado nisso, o advogado argentino Juan Martín Allende, lançou no mercado local em 1988 a bebida AdeS (pronuncia-se Adês), nome abreviado de Alimentos de Soya (Alimento de soja), resultado de uma avançada tecnologia para extração do leite de soja, criando uma categoria inédita na indústria de alimentos.

Em 1992, apenas quatro anos após a criação da AdeS, uma crise econômica na Argentina levou Allende a vender a empresa à americana Best Foods, que seria comprada pela Unilever poucos anos depois. Sucesso naquele país, o produto passou a ser exportado para outros mercados, como por exemplo, Uruguai, Paraguai, Bolívia, México e China, também alcançando desempenho positivo. Não era para menos. Os benefícios de AdeS o diferenciavam das bebidas concorrentes, por ser um alimento de origem vegetal – livre, portanto, de colesterol - e com pouca gordura saturada, mas com alto valor nutritivo. Excelente fonte de proteínas, AdeS configurou-se como um substituto do leite de vaca e ideal para pessoas com intolerância ou alergia à lactose, substância ausente no extrato de soja. Nesta década, apesar da indiscutível valorização dos alimentos saudáveis, restavam dúvidas sobre a reação dos consumidores brasileiros diante de uma bebida à base de soja, uma vez que o grão era associado ao gosto ruim. Foi realizada então, no ano de 1996, uma pesquisa de mercado na cidade de Curitiba, cuja estratégia foi mostrar às pessoas, por meio de degustações nos pontos-de-venda, que o sabor de AdeS, importado da Argentina, podia agradar aos paladares mais exigentes, tanto de adultos quanto de crianças.

O êxito do teste (68% dos consumidores que provaram a bebida decidiu pela compra) foi o incentivo que faltava para o lançamento do produto no país, onde passou a ser fabricado. Um ano após sua estreia em solo brasileiro, a marca já dominava 69% do mercado de bebidas à base de soja. A linha incluía os sabores Maçã, Maracujá e Laranja, além da versão original. A mãe oferece AdeS para o filho. Ele faz cara feia – afinal, prefere o bom e velho refrigerante. Ela insiste. Ele nega. Até que ela o convence a provar a bebida. Imediatamente o menino aprova o sabor. Esse foi o mote do primeiro comercial da marca veiculado em 1997 para divulgar seu lançamento nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com