TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proteinas

Ensaio: Proteinas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Ensaio  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 4

Quais os tipos de vitaminas que são insolúveis em água? Elas podem ser ingeridas em excesso? Por quê?

As vitaminas que não são solúveis em água, porém solúveis em lipídios (Lipossolúveis) são: Vitamina A (retinol), Vitamina D(calciferol), Vitamina E (tocoferol) e Vitamina K.

Estas são encontradas nos alimentos ricos em gorduras. Uma vez absorvidas pelo organismo elas são armazenadas no tecido adiposo, permanecendo como reserva que pode ser continuamente mobilizada. Portanto, não devem ser ingeridas diariamente e em excessos.

Questão 5

Fale sobre a importância das vitaminas lipossolúveis A e K, quais suas fontes e as doenças causadas pela falta ou excesso dessas vitaminas.

Vitamina A: Importância da vitamina A

Vitamina A é um nutriente essencial aos seres humanos. A vitamina A não existe como um único composto, mas em várias formas. Em alimentos de origem animal a principal forma de vitamina A é o retinol. Precursores da vitamina A (protovitaminas) estão presentes em alimentos de origem vegetal como alguns membros da família de compostos carotenoide. Retinol, a forma animal da vitamina A, é uma vitamina solúvel em gordura que tem importância na visão e crescimento ósseo.

Sua fórmula molecular é C20H30O.

Vitamina K: Importância da vitamina K

Vitamina K denota um grupo de vitaminas que são necessárias para a modificação de certas proteínas e requeridas para a coagulação sanguínea. Vitamina K2 é normalmente produzida por bactérias nos intestinos e sua deficiência é extremamente rara, a menos que os intestinos estejam fortemente prejudicados ou incapazes de absorver a molécula. Novas pesquisas mostram a importância da vitamina K na coagulação.

Vitamina A (Antixeroftálmica)

Fontes: Vegetais ricos em caroteno: cenoura, tomate, mamão, alface, espinafre; gema de ovo; óleo de fígado de peixe; manteiga e derivados.

Carência: Xeroftalmia: secura da camada córnea do globo ocular, cegueira noturna: deficiência visual em ambiente de luz fraca.

Excesso: Descalcificação óssea, perda de hemoglobina, enfraquecimentos, irritabilidade, problemas de coagulação sanguínea.

Vitamina K(Anti-hemorrágica)

Fontes: Folhas verdes: espinafre, alface, repolho, couve; óleos vegetais.

Carência: Dificuldade de coagulação sanguínea. Tendência à hemorragia.

Excesso: Dispneia, rubor, dores no tórax (na injeção intravenosa de vitaminaK1). Hiperbilirrubinemia em recém-nascidos (cujas mães foram tratadas com vitamina K3).

Questão 6

Fale sobre a importância das vitaminas do complexo B e vitamina C, quais suas fontes e as doenças causadas pela falta ou excesso dessas vitaminas.

Vitamina B: Importância das vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B são oito vitaminas solúveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com