TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proteinas. Bioquimica

Dissertações: Proteinas. Bioquimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 4

FUNÇÃO DAS PROTEÍNAS

Estas moléculas especiais realizam a mais variada função no nosso organismo, desde o transporte de nutrientes e metabólitos à catálise de reações biológicas. Apesar da complexidade de suas funções, as proteínas são relativamente simples repetições de 20 unidades básica, os aminoácidos.

Funções básicas:

Estrutural: colágeno e queratina.

Catalizadora: como exemplo temos as enzimas, onde ela vai acelerar a reação química pela diminuição de energia de ativação.

PROTEÍNAS

Somos seres proteicos:

A vida está intimamente ligada às proteínas.

Conhecendo melhor as proteínas

São macromoléculas complexas, compostas de aminoácidos, e necessárias para os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos.

São os constituintes básicos da vida.

Seu nome deriva da palavra grega “proteios”, que significa “em primeiro lugar”.

Nos animais as proteínas correspondem a cerca de 80% do peso dos músculos desidratados, 70% da pele e 90% do sangue seco.

Nos vegetais as proteínas também estão presentes.

Aspectos da proteína

Os diferentes níveis de descrição da estrutura proteica são conhecidos como estrutura primária, secundária, terciária e quaternária.

“Todas as proteínas são formadas exclusivamente por apenas 20 aminoácidos”.

ESTRUTURA PRIMÁRIA DAS PROTEÍNAS

A estrutura primária é a sequencia de aminoácidos que compõem a cadeia polipeptídica. A ordem exata dos aminoácidos em uma proteína especifica é a estrutura primária dessa proteína.

ESTRUTURA SECUNDÁRIA DAS PROTEÍNAS

A estrutura secundária diz respeito aos padrões regulares e repetitivos que localmente no enovelamento do esqueleto da proteína, os dois arranjos locais mais comuns nas proteínas são alfa-hélice e a folha-beta.

Alfa-hélice: o esqueleto polipeptídico se enrola em torno do eixo de uma hélice imaginária, no sentido horário.

ESTRUTURA SECUNDÁRIA DAS PROTEÍNAS

Folha-beta: na estrutura secundária denominada folha-beta, o esqueleto polipeptídico está completamente estendido.

Estrutura terciária das proteínas

A estrutura terciária diz respeito à forma tridimensional especifica assumida pela proteína como resultado do enovelamento global de toda a cadeia polipeptídica. A estrutura terciária das enzimas toma geralmente uma forma globular compacta.

Estrutura terciária das proteínas

A estrutura terciária relaciona-se com os loopings e dobraduras da cadeia proteica sobre ela mesma. É a conformação espacial da proteína, como um todo, e não de determinados segmentos particulares da cadeia proteica. A forma das proteínas está relacionada com sua estrutura terciária. Existem por exemplo, proteínas globulares (que tem forma especifica). O que determina a estrutura terciaria são as cadeias laterais dos aminiácidos; algumas cadeias são tão longas e hidrofóbicas que perturbam a estrutura secundária helicoidal, provocando a dobra ou looping da proteína.

Proteínas globulares do cotovelo.

Estrutura quaternária da proteína

Certas proteínas, tal como a hemoglobina, são compostas por mais de uma unidade polipeptídica (cadeia proteica). A conformação espacial destas cadeias, juntas, é que determina a estrutura quaternária. Esta estrutura é mantida pelas mesmas forças que determinam as estruturas secundárias e terciárias.

Estrutura quaternária da proteína

Muitas proteínas são constituídas por mais de uma cadeia polipeptídica. A estrutura quaternária descreve a forma com que as diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com