TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquimica Proteínas

Por:   •  27/10/2016  •  Seminário  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 3

Proteínas

São com compostos orgânicos de alto peso molecular formada pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco da célula sendo, portanto, o composto orgânico mais abundante da matéria viva. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e funções celulares.

Nos animais corresponde à cerca de 80% do peso dos músculos desidratados, 70% da pele e 90% do sangue seco.

Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para uma função biológica.

A maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas. Todas possuem: carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênios e quase todas contêm enxofre. Algumas possuem elementos adicionais como fósforo, zinco e cobre.

Independente da função ou origem, são constituídas a partir de um conjunto básico de 20 aminoácidos, arranjados em uma sequência específica, que se repete, em média, cerca de 100 vezes.

Funções: as proteínas podem ser agrupadas em várias categorias de acordo  com sua função.

  1. Estrutural: participam da estrutura dos tecidos. Exemplo: colágeno (proteína de alta resistência, encontrada na pele, cartilagens, ossos e tendões e ligamentos; elastina (vasos sanguíneos); queratina (pele, cabelo e unhas).
  2. Enzimática: toda enzima é uma proteína, são fundamentais como moléculas reguladoras das reações biológicas, atuando como catalisadores biológicos.
    exemplo: lípases, lactase, sacarase entre outras.
  3. Hormonal: muitos hormônios são de natureza proteica (insulina) possuem função de reguladores de metabolismo.
  4. Antígeno/Anticorpo: neutralizam efeitos indesejáveis do antígeno
    Exemplo: vacinação
  5. Nutricional: ingeridas com os alimentos, sofrem ação das enzimas proteolíticas e seus aminoácidos são absorvidas.
  6. Anti-Coagulante: exemplo:globulina
  7. Transporte: Hb responsável pelo transporte de O2 dos alvéolos pulmonares para os tecidos e do CO2 dos tecidos para os pulmões

FUNÇÕES BIOLÓGICAS

Catalítica: as enzimas são as proteínas com função catalítica. Cada reação no organismo é catalisada por uma enzima. Ex: glucoquinase (fosforila glicose) Dna polimerase (replica e repara o Dna) desidrogenase grutâmica (oxida acido glutâmico)

Reserva e Nutrição: nas sementes dos vegetais há armazenamento de proteínas como a zeína do milho e a legumina da ervilha. Também no leite há a caseína e no ovo a albumina. As proteínas ao serem ingeridas pelos animais vão fornecer os aminoácidos essenciais.

Transporte: a hemoglobina (vertebrados) e homocianina (invertebrados) transportam oxigênio no sangue; a albunina no sangue transporta ácidos graxos e as lipoproteínas transportam colesterol.

Contração: as proteínas dos músculos são responsáveis pelas contrações musculares. Exemplos: actina e miosina.

Proteção: no sangue dos vertebrados existe as gama-globulinas com função de anti-corpos e o fibrinogênio e trombina responsáveis pela coagulação do sangue. Os peixes das regiões árticas apresentam uma proteína anti-coagulante para evitar o congelamento do sangue.

Hormônios: a insulina, o hormônio do crescimento e os adrenocorticotrópicos são proteínas com funções hormonais.

Estrutural: as membranas celulares são constituídas por proteínas. A pele, tecidos conjuntivos, cartilagens, ossos e tendões  contêm colágenos. Os pelos, cascos, chifres, e unhas, contêm queratina. Nos ligamentos e vasos sanguíneos existe uma proteína chamada elastina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com