TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Av2 Civil

Monografias: Prova Av2 Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 3

Gabarito da prova de Direito Civil I - Estácio

Aos prezados alunos de Civil I, da Estácio, que fizeram a prova nesta quinta-feira. Segue, abaixo, o gabarito.

Questões

QUESTÃO 01 (1 ponto – Baseada no 37º Exame de Ordem – 2008) Com relação aos defeitos dos negócios jurídicos, assinale a opção correta.

(a) Configura-se vício da vontade de estado de perigo o fato de uma pessoa emitir declaração de vontade premida pela necessidade de salvar-se, ou a seu cônjuge, descendente, ascendente, ou mesmo alguém a ela ligada por laços de extrema afetividade, assumindo obrigação excessivamente onerosa, ciente a outra parte.

(b) A desconformidade da declaração de vontade do agente com o ordenamento jurídico ou com a vontade real produz negócio jurídico inexistente.

(c) A declaração da vontade eivada por erro substancial e determinante implica a nulidade do negócio jurídico.

(d) O dolus malus é punido com a nulidade do ato, enquanto que o dolus bonus é punido com a anulabilidadade.

Letra A: art. 156, CC.

QUESTÃO 02 (2 pontos) Assinale (F) para alternativas Falsas; (V) para alternativas Verdadeiras. Quando entender que a afirmativa estiver (F) Falsa, JUSTIFIQUE.

a. ( ) o testamento de uma pessoa ainda viva é exemplo de um ato jurídico completo nos planos da existência e validade, mas ainda não completo no plano da eficácia. Verdadeira.

b. ( ) a principal distinção entre “ato jurídico em sentido estrito” e “negócio jurídico”, quanto aos seus efeitos, está em que no ato jurídico em sentido estrito é a própria lei que determina seus efeitos, enquanto que no negócio jurídico é a vontade dos particulares que os determina. Verdadeira

c. ( ) Para que se configure o erro, como defeito do negócio jurídico, necessário que o desconhecimento seja a) provocado maliciosamente pela outra parte, b) substancial, c) escusável e d) perceptível pela outra parte. Falsa, porque o erro deve ser espontâneo, e nunca provocado maliciosamente pela outra parte, pois isso qualificaria o dolo.

d. ( ) Afirmar que alguém é “ladrão”, sem prova, acarreta ofensa ao direito à imagem. Falsa. Direito à imagem diz respeito aos aspectos físicos da pessoa (tais como a face, a voz e os atributos). O correto seria afirmar se tratar de uma ofensa à honra, uma vez que, com tal comportamento, a pessoa afeta a reputação de outrem perante a comunidade e perante si mesmo.

QUESTÃO 03 (2 pontos) Faça a distinção entre o instituto da lesão e os institutos do erro, dolo e estado de perigo. (Atenção: você deve conceituá-los e, além disso, apontar a diferença entre eles).

A lesão se diferencia:

a) do erro e do dolo, porque na lesão a parte lesada tem conhecimento da desproporção;

b) do estado de perigo, porque abrange situações além das caracterizadas pelo perigo de dano grave à própria pessoa ou a alguém de sua família.

QUESTÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com