TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de prova Direito Civil

Por:   •  7/9/2015  •  Dissertação  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 2

Os elementos do negócio jurídico podem ser essenciais e acidentais. Os elementos essenciais são os requisitos de existência e validade. Se não houver os elementos essenciais que são existência e validade o negocio jurídico e inexistente ou invalido. Os elementos acidentais não são exigidos pela norma posta ( lei ). Mas sim inseridos no contrato por vontade das partes. Ex: prazo para pagamento e parcelamento.

Requisitos de existência

Os requisitos de existência são indispensáveis para que o negocio jurídico exista

Declaração de vontade. Que pode ser expressa ou tácita.

Declaração de vontade expressa é aquela falada, escrita, manifestada por gesto ou mímica.

Declaração de vontade tácita é aquela que não se esterioriza mas se assimila pela conduta da pessoa . A declaração de vontade tácita só é aplicável quando a lei não exige a declaração de vontade expressa.

Para o negocio existir também é necessário a finalidade negocial ( as partes devem pretender, criar, negociar ou extinguir direitos ) e a idoniedade do objeto. ( é necessário que o objeto, seja idôneo ou seja se preste ao fim que se destina )

Requisitos de validade

Capacidade do agente

Objeto licito ( aquele que não afronta a lei as normas e os bons costumes ), possível ( aquele fisicamente possivel e juridicamente possível, conforme as normas contidas no nosso ordenamento jurídico. Determinado ( aquele objeto especifico ) ou determinável ( por qualidade ou quantidade ).

Forma prescrita ou não defesa em lei. ( alguns negócios tem a forma especifica expressa na lei se caso o negocio não cumpra esse formato é declarado inválido.

Em virtude do principio da autonomia as partes são livres para celebrar contratos criando direitos e obrigações.

O principio d supremacia da ordem publica, pode interferir em um negocio jurídico afim de evitar que os mais fortes economicamente sejam previlegiados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com