TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Matematica Financeira

Exames: Prova Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/1/2015  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 4

1. Uma empresa possui uma nota promissória em “contas a receber” com vencimento programado para 60 dias e valor nominal igual a R$60.000,00. A empresa descontou “por dentro” este título a uma taxa de juros compostos de 3%a.m. e fez uma aplicação em um fundo de renda fixa que rendeu, respectivamente, 1,3%, 1,7% e 2,1% em 3 meses. Neste período, a taxa de inflação acumulada foi de 0,8%. Pergunta-se: (a) Qual o valor do resgate da aplicação ao final desses 3 meses. (b) qual a taxa acumulada no período?

2. Considere dois sistemas de amortização A e B. Se definirmos um sistema C, onde a parcela de C é a média aritmética das parcelas de A e B, podemos afirmar que C é um sistema de amortização?

3. Mostre que o S.A.C. realmente amortiza, e estabeleça comparações com o Sistema Price e o S.A.C.

4. Uma instituição financeira concedeu a um indivíduo um crédito no valor de R$ 18.000,00, para ser pago em 8 parcelas iguais, com vencimento da 1ª parcela em 30 dias e periodicidade mensal de amortização e juros de 1,50% a.m.. Pede-se:

a) O valor da parcela a ser paga mensalmente,

b) O valor de cada parcela de juros a ser paga e o valor a ser amortizado mensalmente.

5. A gasolina teve os eu preço reajustado em 8% em Janeiro, 10% em Fevereiro e 5% em Março. Então, qual foi o reajuste acumulado nesses três meses?

Nesse caso, r1 = 0,08, r2 = 0,1 e r3 = 0,05

racum = (1+0,08)(1+0,10)... (1+0,05)-1

racum = 0,2474 = 24,74%

item %

Aluguel 25

Transporte 20

Supermercado 30

Plano de Saúde 15

Vestuário 5

Outros 5

6. Um cidadão conseguia equilibrar o seu orçamento doméstico com um salário mensal R. Sabe-se que os seus gastos eram feitos principalmente com aluguel, supermercados, transportes, plano de saúde, vestuário e outros (cerveja, lazer, cinema,....etc.). A distribuição com os gastos no ano passado é apresentada na tabela ao lado. Pergunta-se:

a) Qual será a nova distribuição orçamentária, se os gastos necessários sofreram o seguinte reajuste: aluguel (10%), supermercado (5%), transporte (20%), plano de saúde (10%) e vestuário (15%). Suponha que a sua renda mensal seja a mesma, e que ele considera o aluguel, supermercado, plano de saúde e transporte como gastos indispensáveis.

b) Considerando os dados do item anterior, suponha que o seu salário sofra um reajuste de 9%, como ficarão os seus gastos?

c) Qual o reajuste mínimo para que possam ser garantidos todos os itens descritos em (a)?

7. O Colégio Subjetivo utiliza 80% das mensalidades escolares para pagar a folha de pagamento dos professores (Receita do colégio é composto pela soma das mensalidades). Pergunta-se:

a) Sabendo que o colégio pretende reajustar o salário dos professores em 20%, e que de agora em diante ele se vê obrigado a utilizar no máximo 60% de sua receita para a folha de pagamento dos professores, assim qual deveria ser a taxa de reajuste das mensalidades?

b) Qual seria ao reajuste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com