TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática Pedagógica Função Do 2º Grau

Monografias: Prática Pedagógica Função Do 2º Grau. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A Prática Pedagógica deste segundo semestre tem como objetivo despertar uma análise crítica em relação a livros que tratam do assunto Função. Neste trabalho está sendo descrita a análise de dois livros do 9º ano do Ensino Médio, na qual optamos pelo tema Função Quadrática.

1. Análise dos livros

Escolhemos trabalhar com o tema Função quadrática a partir dos seguintes livros:

• Matemática Realidade – 9º ano. Autores: Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce e Antonio Medeiros – 6ª edição – 2009.

• Matemática Ideias e Desafios – 9º ano. Autores: Iracema Mori e Dulce Satiko Onaga – 17ª edição – 2012

Desses dois livros apenas o segundo está no PNLD de 2014. Após analise pudemos verificar que o livro Matemática Realidade trabalha com os seguintes conceitos: Funções do 2º grau, fórmula e gráfico da função do 2º grau, função quadrática, o vértice da parábola, construção de uma parábola, interseções com os eixos coordenados, os zeros da função quadrática e os sinais da função quadrática. Esses conceitos estão bem distribuídos nas dezesseis páginas que tratam do assunto, entretanto é notório que “os sinais da função quadrática” recebe maior ênfase e isso é de extrema importância para que o aluno compreenda o conteúdo. O conceito que recebe menor ênfase é a “construção de uma parábola”, entretanto o assunto já é bem discutido no tema anterior. Já no livro Matemática Ideias e Desafios os conceitos estão divididos em: função quadrática, representação gráfica de uma função quadrática, estudando parábolas, estudos de sinais e inequações do segundo grau. Os conteúdos dos dois livros estão coerentes com o ano a que se destinam tendo como referências o PCN.

Se analisarmos o ano no qual os livros serão aplicados, podemos perceber que os assuntos discutidos em ambos estão adequados, pois os conteúdos estão dentro dos parâmetros do PCN. Mesmo os livros tendo diversos sub-temas (conceitos) referente ao tema principal (Função Quadrática), os mesmos possuem uma articulação entre eles; cada livro está abordando o assunto de uma maneira e uma sequencia diferente, entretanto ambos estão adequados ao 9º ano.

Analisamos também a metodologia dos livros, e verificamos que o livro Matemática Realidade introduz os conteúdos de uma maneira mais complexa. Percebemos que o professor além de dominar completamente o tema, deverá também buscar outros livros, onde o conteúdo seja abordado de maneira mais simples, para que o aluno consiga ler e entender. Este livro não apresenta nenhum conteúdo como retomada de conhecimento, acreditamos que os autores subentendem que os alunos já conhecem o conceito de função. Além dos conceitos já apresentados neste trabalho, o livro traz diversos exercícios de repetição e memorização, e em algumas partes trabalha com exercícios mais desafiadores onde o aluno terá que trabalhar ainda mais com o raciocínio lógico. No final do conteúdo são apresentados alguns exercícios de revisão, onde o professor poderá fazer uma avaliação prévia, verificando as dificuldades de cada aluno. Esses exercícios ajudam o professor a verificar se o aluno conseguiu compreender e assimilar o conteúdo. Analisando alguns exercícios deste livro, identificamos que alguns são muito complexos e que alguns alunos não conseguiriam compreende-los sozinhos e isso resulta em uma maior interação entre aluno-professor, pois devido a complexidade dos exercícios, muito deles o professor deverá trabalhar em sala de aula criando ambiente para discussões entre ele e seus alunos e até mesmo entre aluno – aluno. Em todos tema pudemos verificar que em nenhum momento é citado a utilização de outros recursos didáticos, sendo assim a utilização destes ficará a critério do professor. Após toda análise feita neste primeiro livro, não identificamos nenhum tipo de contextualização com práticas sócias, conseguimos apenas identificar que os exercícios trabalham muito com o cotidiano do aluno e isso facilita no aprendizado do mesmo.

Fizemos também uma análise no livro Matemática Ideias e Desafios e verificamos existem algumas diferenças entre este e o primeiro livro analisado. Enquanto o primeiro requer um domínio completo do professor, para explicar o conteúdo, este segundo trabalha com o tema de forma clara e objetiva, trazendo diversos exemplos simples que ajudam na explicação do professor. Conforme falado anteriormente, o primeiro livro não apresenta a retomada de conhecimentos prévios e isso também acontece neste livro, pois os autores acreditam que o conteúdo e conceitos necessários para alcançar o objetivo, já foram trabalhados de maneira correta, onde houve um entendimento por parte dos alunos, não sendo necessária a revisão. Analisando os exercícios desse segundo livros pudemos identificar que os mesmos são totalmente voltados ao dia-a-dia do aluno, ou seja, a partir desses exercícios o aluno conseguirá enxergar onde ele irá utilizar o que ele está aprendendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com