TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas De Gestão Escola De Idiomas

Casos: Práticas De Gestão Escola De Idiomas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  2.029 Palavras (9 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 9

1 Perfil da Organização

1.1 Apresentação da empresa

A rede WIZARD IDIOMAS é uma organização pertencente ao GRUPO MULTI, empresa de grande porte e de capital aberto, que oferece serviços de implantação de escolas, material didático altamente qualificado e treinamentos específicos para os departamentos Pedagógico, Marketing, Administrativo e Comercial.

Foi inaugurada pelo empresário Carlos Wizard Martins, em 1987, na cidade de Campinas. Atualmente conta com 1.221 franquias espalhadas pelo Brasil e também possui escolas nos Estados Unidos, Japão, México, Irlanda, Colômbia, Guatemala, Paraguai, Costa Rica, China e Panamá.

Além do inglês, ensina os idiomas espanhol, italiano, alemão, francês, japonês, chinês e português para estrangeiros, sendo a única escola de idiomas do Brasil que dispõe do ensino de inglês em Braille.

A proposta pedagógica da empresa é desenvolver o aluno, por meio de cursos que acompanhem as suas características particulares e que os preparem para diversas situações, seja uma entrevista de emprego, intercambio ou uma oportunidade de estudar em outro país.

Procurando atender as expectativas de seus clientes a Wizard está sempre atenta as novidades do mercado, trazendo para seu público o que há de melhor em tecnologia e material didático para o desenvolvimento do aluno.

Unidades em São José dos Campos

Presente em São José dos Campos há 15 anos, a empresa conta com quatro unidades na cidade, sendo estas: Unidade Satélite, Unidade Aquárius, Unidade Jd. Paulista e Unidade Santana contemplando assim as regiões Norte, Sul, Centro e Leste respectivamente.

Unidade Satélite

A unidade do Jardim Satélite foi a primeira a ser inaugurada em São José dos Campos e possuem 10 salas de aula equipadas com ar-condicionado, 01 sala de multimídia, 01 sala exclusiva para a modalidade FLEX e 02 salas equipadas com IPADS, além de espaço para estudo com apostilas e revistas mais 06 computadores em rede, com internet gratuita para os alunos, além de 01 espaço com TV com programas do exclusivo canal Wizard.

Apresentação da Unidade Satélite

A franquia TVRG Idiomas e Comércio de Livros Ltda. – ME, fundada em 1998, no bairro Jardim Satélite em São José dos Campos, foi trazida por Eduardo Louzas, atual Diretor da Rede na cidade, por haver poucas escolas de ensino de idiomas na região sul. O principal negócio da instituição é a promoção do ensino de idiomas.

Sua missão é promover, desenvolver, capacitar e respeitar o potencial de cada aluno. Através de um processo de comunicação plena, a fala, escrita e leitura são priorizadas utilizando em sala de aula situações do dia a dia, como ferramentas especiais.

É uma empresa privada, pois sua fonte de renda vem dos cursos oferecidos e pela venda do material didático a seus alunos e de acordo com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) pode ser classificada como microempresa, pois seu faturamento anual pode chegar até R$450.000.

Fonte: Site Wizard – www.wizardsjc.com.br

Imagem 2: Fachada da Wizard unidade Jardim Satélite

1.2 Força de Trabalho

A força de trabalho da Wizard, Jardim Satélite, é constituída por 27 pessoas, conforme tabela:

CARGO QUANTIDADE

Diretor 1

Gerente 3

Coordenador Pedagógico 1

Auxiliar Pedagógico 1

Professores 13

Supervisor 1

Atendentes Comerciais 2

Atendente Cobrança 2

Auxiliar Limpeza 1

Zelador 1

Descrição dos Cargos

• Na gestão Escolar da Wizard a direção tem a visão geral do processo pedagógico e, oferece à compreensão dos envolvidos, é uma contribuição de inestimável valor. Cabe ao Diretor reunir as informações necessárias para facilitar a tomada de decisões.

• Na Coordenação Pedagógica da Wizard, os responsáveis (coordenadora e auxiliar) atuam como fiscais conferindo o que acontece em sala de aula, informando aos alunos as normas da instituição e também organizam eventos. É de responsabilidade de a coordenação fazer o planejamento pedagógico, fazer a manutenção de indicadores na área das ações técnico-pedagógicas, bem como propor medidas, visando à melhoria da qualidade e produtividade do setor de educação.

• O Gerente Comercial analisa a concorrência, faz pesquisas de mercado para conhecer o que o aluno realmente precisa, verifica a necessidade ou não de publicidade, preocupa-se com a qualidade e aperfeiçoam os serviços. Faz o controle e verificação de resultados do seu marketing, incluindo eventual mudança dos planos traçados.

• Gerente de operações trabalha em conjunto com os outros gerentes e lida diretamente com os fornecedores, acompanhando os pedidos e recebimento dos produtos (material didático).

• Gerente Administrativo/Financeiro têm como funções gerenciar os recursos financeiros de que a escola necessita no seu dia-a-dia: quanto manter em caixa e em conta bancária. Cuida da área de cobrança da Instituição (atendentes de cobrança), além de cuidar da contratação de funcionários.

• O Supervisor consiste em tomar decisões menores, ou seja, está ligado a controlar ou delegar funções em um determinado grupo de pessoas ou ambiente.

• Os Professores são “a mão de obra” da Organização, é por meio deles que o conteúdo é transmitido aos interessados em adquirir o serviço, ou seja, aquele que vai ensinar a arte de conhecer outra língua ou cultura.

• As atendentes recepcionam a entrada de visitantes e alunos. Cuidam do cadastro e matrícula do aluno e faz a divulgação da escola.

• As auxiliares de limpeza são responsáveis pela higiene da Wizard.

• O Zelador cuida da manutenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com