TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas De Responsabilidade Social Corporativa Na Net Serviços De Comunicação SA

Exames: Práticas De Responsabilidade Social Corporativa Na Net Serviços De Comunicação SA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

A responsabilidade social hoje, altamente exigida pelos stakeholders em meio às práticas empresariais engloba uma série de diretrizes, relacionados a questões ambientais, ética social, econômica e política, de forma que as sigam em questões relacionadas ao ambiente interno e externo da empresa. Dentro disso, temos as ações sociais, que grande maioria das empresas pratica hoje das mais diversas formas.

Podemos dizer que a pressão exercida pelo mercado globalizado junto às empresas aumenta a necessidade que ele tem de se alto analisar e rever seus padrões éticos continuamente. É uma questão de sobrevivência. Uma nova forma de fazer negócios em todo o mundo se desenvolve como a chamada responsabilidade social corporativa que tem como principais características: preocupação com atitudes éticas que envolvem todos os stakeholders; promoção de valores e comportamentos que respeitem os direitos humanos e cidadania; respeito ao meio ambiente; mais envolvimentos das questões sociais das comunidades com as quais as empresas se relacionam em suas atividades.

Esse trabalho dedica-se a conceituar Responsabilidade Social nos dias atuais e verificar a aplicação de seus princípios nas ações da empresa Net Soluções, voltadas às comunidades onde a empresa atua.

Conhecendo as ações adotadas pela empresa Net Serviços e que são voltadas para a sociedade, poderemos apontar quais são aquelas que verdadeiramente contribuem pra o desenvolvimento social das comunidades onde a empresa atua.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para que se possa entender o que é responsabilidade social é necessário entender os conceitos envolvidos e diferenciá-los do senso comum, a fim de não confundi-los com ações sociais e de filantropia.

A ação social são doações ou projetos sociais que beneficiam alguns grupos, como comunidades, famílias de empregados, escolas ou Organizações Não-Governamentais. A responsabilidade social das empresas envolve atitudes, ações e relações com um grupo maior de partes interessadas. (PUPPIM, 2005, p.66).

Podemos verificar que a NET também pratica ações sociais e de filantropia, mas não são essas as evidências que nos permitem afirmar a existência de Responsabilidade Social na empresa.

O objetivo central da prática de responsabilidade social é o compromisso com as partes envolvidas, os stakeholders, entendidos como os acionistas, funcionários, fornecedores, governo, comunidade, clientes governo e outros interessados no desenvolvimento do negócio da empresa.

De acordo com José Antônio Puppim de Oliveira (2005) Esse seria, então, um referencial para a responsabilidade social corporativa que responderia a um novo e mais abrangente papel das empresas dentro da sociedade.

Cada obra a tratar o tema de responsabilidade social nos últimos anos a define em bases muitos complexas para serem consideradas uniformes. Para fins desse trabalho e com o objetivo de embasamento das ações socialmente responsáveis na empresa NET dialogaremos com textos extraídos das seguintes obras: Empresas na Sociedade de José Antônio Puppim de Oliveira e Ética e Responsabilidade Social nos Negócios de Ashley e Patrícia Almeida.

Ashley e Patrícia Almeida afirmam que para o entendimento do conceito de responsabilidade social corporativa é necessário considerar que esse envolve três outros conceitos. Etica, valores morais e cultura, pois para elas esses princípios são indissociáveis da ideia e prática de responsabilidade social. De acordo com as autoras “(...) hoje em dia as empresas precisam estar atentas não apenas ás suas responsabilidades econômicas e legais, mas também às suas responsabilidades éticas morais e sociais”.

Atender a esses requisitos passa necessariamente por rever suas práticas empresariais em todas as áreas. Olhar para dentro e verificar se a empresa é ética no tratamento aos funcionários, se respeita a natureza em seu processo produtivo, e se cumpre com suas obrigações fiscais e trabalhistas.

Para José Antônio Puppim o conceito de responsabilidade social corporativa está e sempre estará em constante evolução, para continuar se adaptando às mudanças ocorridas na sociedade. O autor resume:

“(...) é difícil encontrar uma lista de requisitos bem definidas sobre o que uma empresa deve ser ou fazer para ser considerada socialmente responsável. Porém, mesmo não existindo consenso, (...) há uma série de pontos fundamentais para a busca da RSC. (...) a responsabilidade social pode ser vista pelas dimensões de atuação das empresas, como desempenho responsável na área ambiental, consideração às comunidades que são impactadas pelas atividades empresariais, respeito aos empregados e seus familiares e transparência nas ações.” ((PUPPIM, 2005, p.69).

Analisando essas dimensões encontramos destaque maior na atuação da NET em projetos voltado para a formação e educação da comunidade.

3. HISTÓRICO DA EMPRESA E SUAS AÇÕES

A NET é a maior empresa de multiserviços via cabo da América Latina e a que mais cresce no mercado brasileiro. E está presente em 99 cidades, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Manaus, Brasília e Goiânia. A empresa iniciou suas atividades em 1991 e expandiu sua atuação através de aquisições de pequenas operadoras de TV a cabo já existentes. A Primeira localizava-se em Campo Grande no Mato Grosso do Sul. Presente em quase todo o Brasil, a empresa tem preferência por utilizar mão de obra local, dessa maneira promove maior desenvolvimento econômico e social promovendo um aumento da empregabilidade em cada região onde atua. Oferece serviços de TV por assinatura, internet banda larga e telefonia fixa por meio de um único cabo, com uma única conta: o Triple Play. A empresa dispõe de tecnologia avançada e investe fortemente em pesquisas e desenvolvimento.

Conhecendo a importância e tendo a clareza de seu papel social, a empresa decidiu potencializar sua atuação e contribuir mais precisa e contundentemente com a geração de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional das comunidades onde atua. Assim nasceu o projeto de Responsabilidade Social da empresa.

Reposicionada em 2008, a Responsabilidade Social da NET alinhou sua maneira de atuar com o negócio da companhia. Assumiu a missão de conectar pessoas para um mundo melhor e a meta de levar o desenvolvimento sustentável e investimento social às cidades onde está presente.

A NET reconhece a existência de diferentes públicos dentro do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com