TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pró Ativo

Exames: Pró Ativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

Proatividade. Ô palavrinha famosa essa! Com certeza você já a ouviu muito por aí. Seja nas empresas ou em entrevistas na TV. Você até sabe que proatividade é uma característica cada vez mais desejada pelas empresas em candidatos a todo tipo de cargo. E que tornou-se quase um pré-requisito na hora da seleção de colaboradores. Mas você sabe exatamente o que significa ser proativo? Não? Então vamos lá.

Uma pessoa considerada proativa é aquela que não espera os problemas acontecerem para tomar uma decisão ou atitude. Ao contrário das pessoas reativas, os proativos não reagem simplesmente, eles tomam a frente das situações e tentam resolvê-las da maneira mais eficiente possível. São pessoas que buscam conhecimento constantemente, em qualquer situação, uma vez que precisam estar muito bem preparadas para prevenir ou remediar problemas em diversas ocasiões.

As pessoas proativas tem iniciativa. Elas se destacam dos demais por esta capacidade de antecipação às situações. São pessoas que, dentro de uma empresa, por exemplo, não esperam os acidentes acontecerem para cobrarem a utilização de EPI pelos funcionários. Mas acima de tudo, elas têm uma visão sistêmica do que acontece a sua volta. Sabem que não adianta apenas ter iniciativa. É preciso também ter um planejamento anterior à ação.

E algumas atitudes simples do dia-a-dia tornam-se essenciais para se tornar uma pessoa proativa, veja alguma delas:

Tome a iniciativa. Assuma novas responsabilidades;

Questione! Gere novas idéias de valor;

Seja flexível. Esteja aberto a mudanças e melhorias;

Aperfeiçoe-se sempre. Inscreva-se em novos cursos e treinamentos;

Conheça sua equipe de trabalho. Explore o melhor dela.

Planeje! Prepare-se para agir em situações de risco. Acredite, elas aparecerão!

Enfim, ser proativo exige mudanças no pensar e no agir. Esteja sempre focado nos métodos e em como as coisas são feitas. O nosso mundo corporativo atual exige muita flexibilidade. Crie suas oportunidades de atuação e crescimento. Lembre que você está sendo observado o tempo todo. Suas atitudes é que vão dizer quem você é dentro da empresa em que atua.

E tenha certeza que as pessoas proativas sempre saem na frente quando o assunto é desempenho e alcance de resultados no trabalho. Por isso, esteja pronto! Faça e não espere alguém fazer por você.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com