TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.405 Palavras (14 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 GESTÃO ESTRATEGICA E PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL 4

2.2 DIFICULDADES 4

2.3 DESAFIOS E FORMAS UTILIZADAS 5

2.4 VISÃO E QUALIDADE DE VIDA 6

2.5 CAPACITAÇÃO E LIDERANÇAS 7

2.6 IMPORTÂNCIA PARA O SUCESSO E OBJETIVOS 8

2.7 AÇÕES FUTURAS 9

3 COMPORTAMENTO 10

3.1 CULTURA ORGANIZACIONAL 10

3.1.1 Função Organizacional 12

3.2 RELAÇÕES ENTRE CULTURA E CLIMA 12

3.2.1 O que é uma empresa de clima? 13

4 CONCLUSÃO 14

5 CONDIÇÕES FINAIS 15

REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

A psicologia do trabalho constitui hoje um campo de aplicações dos conhecimentos oriundos da ciência psicológica a questões relacionadas ao trabalho humano, com vista a promover qualidade, profissionalismo, experiências ao trabalhador e a satisfação em relação ao trabalho. Este ambicioso objetivo tem obrigado os especialistas em recursos humanos a buscarem a produção cientifica nas empresas das áreas publicas ou privadas de psicologia social e de outras áreas a fim de responderem com competência as devidas responsabilidades que são apresentadas no cotidiano, tendo como base a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.

O processo de gestão de pessoas do Restaurante Fellini abrange uma área muito grande de empreendimento ao cliente e a satisfação do grupo em que neles se integram, visando um ambiente de muito profissionalismo e harmonia.

Uma forte cultura organizacional oferece aos funcionários uma compreensão clara da maneira como as coisas são feitas. Ela oferece estabilidade à organização. Toda organização tem uma cultura e que, dependendo de sua força, pode ter uma influência significativa sobre o comportamento e as atitudes de seus membros.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 GESTÃO ESTRATEGICA E PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

As organizações empresariais passam pelas mesmas etapas dos seres humanos, ou seja, nascem, crescem, desenvolvem uma atividade e morrem. Se aceitarmos a similitude, veremos que a vida útil de uma organização depende, fundamentalmente, da forma como evoluem seus componentes. E neste aspecto, as pessoas são fundamentais, na execução correta do seu trabalho, na sua qualificação, criatividade, inovação e parceria efetiva na perenidade do negócio. É disso que as Empresas necessitam, com urgência, para permanecerem vivas, e é por isso que o investimento em Recursos Humanos neste século será vital para uma próspera e saudável condução dos negócios. É preciso entender e compreender que o resultado acontecerá somente através de PESSOAS. Elas serão sempre o grande diferencial entre o sucesso ou insucesso de uma Empresa.

O departamento de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal da transformação dentro de uma organização. Hoje, o cenário que se coloca exige um posicionamento diferente desta área nas organizações. Essa nova concepção e a exigência de um posicionamento diferenciado requerem discussões e reflexões relativas às diferenças entre as técnicas de gestão tidas como tradicionais e aquelas que atendem ao novo papel da área de GP e dos líderes das diversas áreas da organização para uma nova compreensão e atuação na condução mais adequada e equânime de seus colaboradores.

2.2 DIFICULDADES

O restaurante Fellini foi fundado depois de muito análise e estudo, o seu ante e o seu depois, ou seja hoje, amanha e o futuro permanente. Sabemos que todo comercio tem suas dificuldades e facilidades.

Para seu principal gestor e fundador não foi fácil, porem foi diretamente através de seus conhecimentos e muita pesquisa de mercado que chegou a colocar em prática todo seu conhecimento em gestão.

O restaurante não chegou por acaso, foi preciso trabalhar muito durante anos para chegar onde chegou, através de estudos e cursos foi analisando onde e qual lugar poderia ser colocado em pratica seus objetivos.o autor vindo ao Brasil fez varias tentativas de comercio vindo a analisar sua produtividade e qualificação de estudo em local não adequado. Porem ´´ Era o produto certo, no tempo certo, mas no lugar errado`` disse o autor. Decidiu tentar em outro local vindo ate a zona sul.

2.3 DESAFIOS E FORMAS UTILIZADAS

Foram muitos desafios que o restaurante teve que passar, mas alem de todos os obstáculos ele suportou as diferenças dos micos que ali estava conhecido e não se impressionou com as mudanças em que ele poderia fazer naquele momento.

Errando que se aprende foi o lema do autor, ficando assim com mais vontade de fazer acontecer o negócio que teve grandes ideias e formas a serem tomadas mediante ao restaurante em que visava no mercado.

Foram através de pontos fortes e fracos da sua concorrência que tornou o mais forte e persistente, uma grande diversidade em seu comercia teria que entrar em ação, com muita rapidez e qualificação.

Grandes mudanças foram feitas iniciando na distribuição de tarefas para a própria família que ali trabalhavam cada qual em seu setor, organizou a casa, mudou o sistema de servir e reformulou o cardápio, bons empregados e uma boa administração que preparava tudo na hora com qualidade e sofisticação.

Algumas destas características do restaurante tem marcado a trajetória dos que passam por eles, a caráter interdisciplinar que os configura permite que os que já passaram por ali retorne com mais satisfação e conforto.

A mudança feita tanto no conceito quanto na forma de organização do trabaho humano tem exigido da psicologia contribuições mais criticas objetivas para que se consiga atingir os seus objetivos e metas traçadas.

A psicologia aplicada ao trabalho constitui um ramo do conhecimento que esta se renovando, atendendo aos apelos da modernidade , buscando preencher as lacunas antes inexistentes.

A psicologia organizacional apresentada nesta empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com