TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicomotricidade

Tese: Psicomotricidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Tese  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

A comunicação não-verbal tem suas mais primárias, porém importantíssimas, manifestações no tato. È através dele que o bebê obtém as primeiras informações, que aos poucos vão sendo substituídas por mensagens visuais e auditivas. Conhece-se que hoje a importância que tem a comunicação tátil na organização da personalidade da criança, na obtenção de seus padrões de percepção espacial e temporal e sabe-se que como sua ausência pode comprometer a futura compreensão de símbolos.

Há momentos em que a comunicação não-verbal supera as palavras em adequação, propriedade e compreensão, principalmente quando se trata de manifestações expressivas universais, como as lágrimas ou o conforto a quem está sofrendo. Grande número de expressões varia de acordo com a cultura do grupo e até com as características de cada indivíduo. Assim, há comunidades em que os gestos largos, os gritos e o choro em voz alta são somente aceitáveis como necessário em certas ocasiões. Em alguns povos, o beijo de cumprimento e amizade entre homens é comum: em outros, essa atitude pode ser motivo de caçoada. Certas pessoas conversam gesticulando muito, usando mesmo todo o corpo para se comunicarem.

Quando, porém as regras sociais condenam ou ridicularizam tais formas de expressão, as pessoas podem ser levadas a bloqueá-las de tal maneira que deixarão completamente de usar seu corpo na comunicação com os outros.

Portanto é inegável que, entre as formas que o homem possui para se comunicar com seus semelhantes, a expressão corporal é uma das mais importantes, embora pouco valorizada em nossa cultura. Na realidade o corpo “fala” mesmo sem que se perceba e, se houver atenção, podem-se “ouvir” muitas coisas que as pessoas dizem até sem querer, através de pequenos gestos.

Sendo esse um tipo de comunicação milenar e quase inconsciente, por que a preocupação em estimular a expressão corporal? Em primeiro lugar, porque é uma forma de levar as pessoas a olharem as outras com atenção e perceberem suas emoções para poder compreendê-las verdadeiramente. O trabalho com o corpo procura também ajudar cada um a perceber seus próprios sentimentos a fazer com que os outros os compreendam sem o auxílio da palavra. Ao transmitir sem palavras ou situações, a criança organiza seu pensamento lógico e busca compreender causas e conseqüências para melhor se expressar.

A expressão corporal está ligada a vários aspectos da motricidade. O conhecimento e o domínio do próprio corpo podem ser grandemente estimulados através de atividades prazenteiras e interessantes. Além disso, as atividades de expressão corporal levam a criança a realizar movimentos musculares de forma coordenada e tendo em vista determinados esquemas de espaço e tempo. Assim, tanto quanto a verbal ou a plástica, a livre expressão corporal é importantíssima no desenvolvimento afetivo-social, cognitivo e psicomotor das crianças.

Introdução

Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem, através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. È nos movimentos da criança que se articula toda a sua afetividade, desejos e suas possibilidades de comunicação. Ela existe nos menores gestos e em todas as atividades que desenvolve a motricidade da criança, visando ao conhecimento e ao domínio do seu próprio corpo. Por isso dizemos que a mesma é um fator essencial e indispensável ao desenvolvimento global e uniforme da criança.

Durante o processo de aprendizagem, os elementos básicos da psicomotricidade são utilizados com freqüência. O desenvolvimento do esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial, orientação temporal e pré-escrita são fundamentais na aprendizagem. O trabalho com a educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de bases indispensáveis em seu desenvolvimento: motor, afetivo e psicológico, dando oportunidades para que por meio de jogos e atividades lúdicas se conscientize sobre seu corpo.

A ludicidade é entendida como forma viva e ação sentida e vivida é a magia, a fantasia, a imaginação e os sonhos que se constroem com materiais simbólicos. Brincar acima de tudo é exercer o poder criativo do imaginário humano, construindo um universo através de simbologias originais, mesmo que inspiradas no universo real de quem brinca.

Desenvolvimento

A psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio de atividades, as crianças, alem de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Na educação infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com