TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicomotricidade

Ensaios: Psicomotricidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  2.995 Palavras (12 Páginas)  •  834 Visualizações

Página 1 de 12

Em relação ao desenvolvimento psicomotor, sabemos que o movimento é a primeira manifestação na vida do ser humano, pois, desde a vida intrauterina, realizamos movimentos com o nosso corpo, no qual vão se estruturando e exercendo enormes influências no comportamento, assim em relação às etapas psicomotoras normais, podemos afirmar que, em relação ao:

a.

Desenvolvimento neurológico – devemos considerar que o recém-nascido dorme a maior parte do tempo; estabelece o ciclo de sono-vigília. Todos os sentidos estão presentes no nascimento e se desenvolvem rapidamente.

b.

Desenvolvimento da linguagem – o bebê comunica-se pelo choro e reconhece sons que ouviu no útero.

c.

Desenvolvimento cognitivo – o choro sinaliza emoções negativas; emoções positivas são mais difíceis de detectar.

d.

Desenvolvimento emocional – nele se inicia o estágio sensório-motor, o bebê pode aprender por condicionamento ou habituação. O bebê presta mais atenção a estímulos novos do que aos que lhe são familiares.

e.

Desenvolvimento físico – podemos afirmar que o cérebro atinge cerca de um quarto do seu peso adulto e o comportamento é quase sempre reflexo, e se inicia pela mielinização dos tratos visuais.

0,5 pontos

Pergunta 2

A idade social relaciona-se à avaliação da capacidade de adequação de um indivíduo ao desempenho de papéis e comportamentos esperados para as pessoas de sua idade, num dado momento da história de cada sociedade. Com base nesta afirmativa, assinale a alternativa correta.

a.

A capacidade de mensurar o fenômeno do envelhecimento, que está intimamente vinculada à facilidade de definir a idade biológica, justifica a falta de segurança para adotar quaisquer das teorias existentes sobre o fenômeno.

b.

Às manifestações somáticas da velhice, que é a última fase do ciclo da vida, as quais são caracterizadas por aumento da capacidade funcional mais a redução da capacidade de trabalho e da resistência, entre outras, associam-se perdas dos papéis sociais, solidão e perdas psicológicas, motoras e afetivas.

c.

A grande heterogeneidade existente entre os idosos, nos aspectos morfológicos, funcionais, psicológicos e sociais decorrentes, entre outros fatores, da grande amplitude dessa faixa etária, que começa cronologicamente aos 60 anos e atinge 100 anos de idade ou mais, tem originado questionamentos sobre o conceito de normalidade, quando se faz referência à pessoa idosa.

d.

O envelhecimento normativo pode ser de três tipos: primário, secundário e terciário. O primeiro é universal, presente em todas as pessoas, geneticamente determinado ou pré-programado.

e.

Independência e dependência são conceitos ou estados que só podem existir em relação a alguma outra coisa. Na mesma pessoa não é possível identificar, por exemplo, independência financeira e dependência afetiva.

0,5 pontos

Pergunta 3

Atualmente políticas públicas têm sido adotadas visando à qualidade de vida da população, o programa academia ao ar livre, existentes em locais públicos, é uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de incentivar a prática física. Assim ao relacionarmos saúde e atividade física, é correto afirmar que:

a.

As atividades físicas devem ser praticadas por jovens, que desejam desenvolver o físico, tendo em vista a prática de esporte para competição.

b.

As academias ao ar livre foram instituídas, tendo como públicos-alvo jovens e adultos que possuam doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial.

c.

A prática da atividade física, por meio das academias ao ar livre, tem como público-alvo todos os cidadãos que desejam praticar atividade física, independente da idade com ou sem patologias. (Sem restrição médica)

d.

Idosos que desejam utilizar as academias devem possuir o cartão do idoso, no qual constam todas as informações sobre sua saúde.

e.

A população que deseja utilizar a academia ao ar livre, deve se inscrever nas Unidades de Saúde mais próxima de sua casa, e pagar uma pequena taxa de adesão.

0,5 pontos

Pergunta 4

A família exerce um papel muito importante no acompanhamento do processo de envelhecer, quanto à saúde do idoso, muitas preocupações são pertinentes, o que gera ansiedade nos familiares, o setor público preconiza o atendimento integral. Assim, podemos afirmar que, segundo o Ministério da Saúde:

a.

A identificação de situações de vulnerabilidade social; a realização de diagnóstico precoce de processos demências; a avaliação da capacidade funcional, um dos instrumentos disponíveis, é a caderneta de saúde da pessoa idosa.

b.

A implantação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com